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Manutenção pode render até 15% de economia com combustível

Especialista do Ibape/SP indica quais são os erros mais comuns que fazem o consumo aumentar e dá dicas de como economizar combustível

24 mar 2022 - 14h32
(atualizado às 14h33)
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Manutenção preventiva pode gerar economia de até 15% no consumo de combustível
Manutenção preventiva pode gerar economia de até 15% no consumo de combustível
Foto: IbapeSP/Divulgação

O último reajuste feito pela Petrobras nos combustíveis elevou o preço da gasolina em 18,7%, e do diesel em 24,9%. No entanto, com a realização de manutenção preventiva do veículo e mudança de alguns erros na condução é possível economizar na hora de abastecer. É o que indicam os especialistas do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP). 

“A manutenção preventiva veicular, desde a mais básica, como calibrar os pneus, alinhar a direção, balancear as rodas, troca de óleo e outras, influenciam diretamente no consumo de combustível por preservar as características originais dos veículos”, afirma o engenheiro Hélio da Fonseca Cardoso, membro e ex-diretor do Ibape/SP. Em alguns casos, a economia pode chegar a até 15% no final do mês.

De acordo com o engenheiro mecânico, os erros mais comuns cometidos pela maioria das pessoas e que podem aumentar o consumo de combustível em até 10% são: deixar de calibrar os pneus conforme recomendação do fabricante em todas as vezes que for abastecer, acelerar o veículo desnecessariamente e deixar para frear em cima do obstáculo.

Deixar de calibrar os pneus pode gerar um aumento de até 10% no consumo
Deixar de calibrar os pneus pode gerar um aumento de até 10% no consumo
Foto: Divulgação

O profissional afirma que fazer a correta calibragem dos pneus, não acelerar sem necessidade, trocar as marchas no tempo correto e utilizar combustível de boa qualidade são cuidados básicos com a manutenção e que podem fazer a diferença no bolso do motorista. 

Para o motorista comprovar a diferença que as medidas representarão no bolso, o especialista ensina uma fórmula: “Calcule o consumo atual, quilometragem percorrida pela quantidade de litros gastos. Ao mudar sua conduta ao dirigir e manter a manutenção do seu veículo, faça a mesma conta e verá o quanto economizou”, explica.

Combustível caro: nova realidade brasileira
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Foto: Petrobras

Já para quem planeja comprar um carro mesmo em meio à alta dos preços dos combustíveis, o profissional orienta que é preciso se atentar a alguns fatores. “Em primeiro lugar, verificar qual é o consumo do veículo, se é flex (muitos importados ainda não são), qual é a potência, para qual finalidade utilizará o veículo, qual é o coeficiente aerodinâmico (menor resistência ao atrito do ar) e depois disso, cuidar bem da manutenção”.

Combustíveis alternativos

Na tentativa de economizar, alguns motoristas também acabam optando por instalar sistemas alternativos como o GNV (gás natural veicular), contudo, conforme explica o engenheiro, ao converter um veículo para GNV deve-se levar em conta outros fatores, além do custo do combustível.

“É preciso avaliar quanto gastará a mais com a conversão, nas inspeções anuais e manutenção e avaliar o perigo que correrá se não for bem feita a transformação. Além disso, levar em conta a depreciação que o carro terá na revenda e o custo do seguro (se é que a seguradora o aceitará). Ao final das contas, a economia não é tudo aquilo que parece. Cuidado. Ponha todos os gastos no papel”, alerta.

Gasolina ficou 18,7% no último aumento da Petrobras
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Foto: Busakorn Pongparnit/Getty Images

Motoristas de aplicativos

O reajuste no preço dos combustíveis também impactou diretamente a vida de quem utiliza o carro como ferramenta de trabalho. O combustível representa de 40% a 50% dos custos fixos dos motoristas de aplicativos. Para estes profissionais, o engenheiro insiste em todas as orientações e dá mais algumas dicas valiosas que podem fazer a diferença no final do mês.

“Ao motorista de aplicativo, recomendo que faça o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, utilize combustível de boa qualidade, troque o óleo lubrificante na quilometragem e pelo tipo recomendado pelos fabricantes, troque o líquido refrigerante do radiador na quilometragem, especificação e proporção recomendados”, finaliza Hélio.

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