Mercedes EQS SUV: já dirigimos o novo elétrico alemão no México
Primeiras impressões: com 7 lugares, novo Mercedes EQS SUV é a vitrine tecnológica da marca alemã e chega ao Brasil até outubro deste ano
Depois de mais de um ano de espera, a Mercedes finalmente confirmou a chegada do novo EQS SUV ao Brasil para meados de setembro ou outubro. Revelado na Europa em abril do ano passado, o modelo é o maior carro elétrico da montadora alemã. Já tivemos um breve contato com o EQS SUV durante um evento da marca na Cidade do México (México).
Por fora, o visual do novo Mercedes EQS SUV se parece bastante com o sedã elétrico EQS, modelo do qual ele deriva. Chamando a atenção pelo tamanho, o SUV mede 5,12 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,71 m de altura. O entre-eixos tem impressionantes 3,21 m. Na dianteira, o Mercedes EQS SUV traz visual bem moderno, com faróis de LED integrados à grade, que conta com design fechado e pintura na cor black piano.
Na lateral, as maçanetas são embutidas, justamente para não prejudicarem a aerodinâmica. Na versão que será vendida no Brasil, a EQS 450+ SUV, as rodas serão de 21", e o modelo terá pacote visual AMG Line com detalhes esportivos no exterior e interior. Na parte de trás, o Mercedes EQS SUV traz lanternas de LED interligadas, como nos demais modelos da linha de elétricos EQ.
No entanto, o principal destaque do EQS SUV fica no interior. Batizado de MBUX Hyperscreen, o sistema multimídia do modelo reúne três enormes telas: o painel de instrumentos de 12,3", uma central de 17,7" e uma terceira tela de 12,3" para o passageiro. No mais, o sistema possui comandos de voz inteligentes, funcionamento intuitivo e respostas rápidas.
Uma pena que o sistema de conectividade Mercedes Me – que oferece funções extras de localização, serviços e informações – ainda não esteja disponível no Brasil, apesar da promessa da Mercedes de oferecê-lo em breve no país. Por outro lado, o acabamento é bastante refinado, com materiais nobres, bons encaixes e revestimentos emborrachados por toda parte.
Outro ponto positivo do EQS SUV é o espaço interno. Com capacidade para até sete ocupantes em três fileiras, ele ainda tem um enorme porta-malas que varia entre 645 e 2.100 litros. Dentre os equipamentos já confirmados para o modelo vendido no Brasil, estão os faróis Digital Light, rodas de 21", sistema de som 3D Burmester e eixo traseiro esterçante em até 10 graus para facilitar em manobras e o controle do carro em curvas.
Tivemos contato com o novo Mercedes EQS SUV em um pequeno trecho em um circuito fechado na capital mexicana. A versão que dirigimos é a topo de linha 580 4Matic, que tem dois motores elétricos totalizando 400 kW (544 cv) e 844 Nm, e tração integral. A que virá ao Brasil é a 450+, que tem apenas um motor elétrico traseiro de 265 kW (360 cv) e 568 Nm, sempre com tração traseira.
Ao dirigir, a versão mais potente do EQS SUV mostra vigor na hora de acelerar, apesar de pesar 2.805 kg. Ainda assim, ela acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, chegando a 210 km/h de velocidade máxima. A direção é bem direta, e o eixo traseiro esterçante auxilia em manobras mais curtas.
A suspensão filtra muito bem as imperfeições do piso, ainda que o pequeno trecho em que guiamos o EQS SUV não tenha sido o suficiente para testar mais a fundo o modelo em um primeiro momento. Mesmo assim, é fácil de dizer que o EQS SUV é um carro bastante confortável para os ocupantes. O alcance é de até 411 km no ciclo PBEV do Inmetro.
Embora o preço do novo Mercedes EQS SUV ainda não tenha sido revelado para o Brasil, é possível afirmar que ele será um carro para poucos. Para efeito de comparação, os valores devem ficar próximos – ou um pouco abaixo do EQS sedã, que parte de R$ 1.399.900 na versão única AMG 53 4Matic+.