Catalisador com defeito aumenta consumo de combustível
O catalisador é o principal componente do carro responsável pela redução de poluentes ao meio ambiente. Além de ser obrigatório por lei, ele é fundamental para o bom funcionamento do motor. Em casos de defeito, o veículo sofrerá com aumento de consumo de combustível.
A melhor forma de conservar o catalisador é fazer corretamente a manutenção preventiva. Motor desregulado, velas sujas e injetores de combustíveis com defeito estão entre os principais vilões do catalisador. O uso de combustível batizado também pode prejudicar a peça.
Defeito na sonda lambda também pode danificar o catalisador. A sonda lambda é a responsável por fazer a medição no sistema de exaustão se a mistura de ar e combustível está no nível correto. Ela indica se a proporção desses dois componentes está adequada para a exigência de aceleração. Se ela está com problema, a mistura tende a ficar mais rica em combustível e a gasolina chegará ao sistema de exaustão sem ser queimada corretamente.
Efeitos
Caso o catalisador esteja com defeito, o motorista pode perceber os efeitos, além do consumo excessivo. Os principais são: aceleração com lentidão, arranque difícil e perda de potência em velocidades próximas aos 80 km/h.