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Computador especial ajuda a identificar problemas do carro

16 dez 2013 - 07h13
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Com tanta tecnologia embarcada nos carros atuais, a manutenção realizada entre eles também precisou passar por um avanço tecnológico para acompanhar os equipamentos e solucionar os problemas sem a necessidade de trocar muitas peças para descobrir o defeito.

Com objetivo de agilizar o diagnóstico, a Volkswagen tem em sua manutenção especializada o auxilio do computador VAS, um equipamento usado pela empresa desde 2002 e que está em constante evolução. Quando o automóvel chega a uma concessionária, o VAS se comunica com o veículo por um dispositivo conectado a um plug (geralmente embaixo do painel) com comunicação via bluetooth. Ele faz um diagnóstico e aponta exatamente para o técnico, na tela do computador, onde está a falha. Mostra também como corrigi-la, indicando testes a serem feitos e peças a serem trocadas. A diferença dos scanners comuns usados nas oficinas é que o VAS identifica os problemas e aponta a correção, enquanto os scanners só indicam os códigos de erros.

Com o sistema de diagnósticos mais preciso, o motorista evita trocar peças que não são a causa do problema e, como consequência, economiza dinheiro. No Novo Gol, por exemplo, um sensor na parte traseira indica no rádio a silhueta do carro para ajudar o motorista estacionar. O sistema aciona o limpador do para-brisa traseiro, ajusta retrovisor direito e baixa o som além, claro, de ligar a luz de ré. Caso haja uma avaria no limpador, como saber onde foi o defeito, já que são vários sistemas de comando diferentes e integrados? O VAS aponta o problema e facilita o trabalho do mecânico.

Equipamento é usado em toda eletrônica

O VAS é usado no diagnóstico de todas as peças que são eletrônicas, desde o funcionamento da injeção eletrônica aos vidros elétricos. Com uma tecnologia que vem evoluindo, o VAS é usado nas cerca de 600 concessionárias da VW no Brasil que tem oficina mecânica. Ele é utilizado nos carros quando há falhas e durante as revisões periódicas, mesmo quando o motorista não reclama de nada. Permite ainda o acesso remoto pelos engenheiros da fábrica ao equipamento de diagnóstico ligado ao veículo na concessionária, possibilitando uma análise mais detalhada da situação do veículo.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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