Nissan estima aumento no lucro, mas com margens ainda fracas
Segunda maior montadora do Japão prevê alta de 4,1% no lucro líquido
A Nissan Motor espera que o lucro deste ano cresça em um ritmo mais lento que o previsto por analistas e estima uma margem operacional que deve ser a mais baixa entre compatriotas, afetada pelos custos de sua agressiva expansão.
Confira o guia completo dos carros 0Km vendidos no Brasil
A segunda maior montadora do Japão prevê um aumento de 4,1% no lucro líquido do ano fiscal encerrado em março do ano que vem, impulsionado pelas vendas de carros populares Datsun nos mercados emergentes e pelo crescimento na China, o maior mercado de automóveis do mundo.
A Nissan também estimou uma margem de lucro operacional de 5,0% para este ano fiscal, um aumento de 0,2 ponto percentual sobre o ano passado, mas ainda bem abaixo da previsão de 8,9% da Toyota Motor e dos 6,0% projetados pela Honda Motor. A Nissan previu um lucro líquido de 405 bilhões de ienes (3,98 bilhões de dólares) para o ano fiscal encerrado em março de 2015, ante 425,4 bilhões de ienes estimados por 21 analistas em pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.
Como suas rivais japonesas, a Nissan disse que movimentos cambiais serão um fator negativo para o lucro deste ano depois de ter dado grande impulso aos resultados do ano passado, quando o enfraquecimento do iene aumentou substancialmente o valor dos lucros no exterior. Movimentos cambiais devem reduzir o lucro operacional da Nissan em 55 bilhões de ienes no exercício de 2014/15, depois de impactarem positivamente o resultado do ano anterior em 247,6 bilhões de ienes.
