Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova Kombi elétrica é revelada com espaço para 5 pessoas

Inédito VW ID. Buzz é apresentado em duas versões (Minibus e Cargo) e será lançado na Europa em setembro; haverá versões de 6 e 7 lugares

9 mar 2022 - 16h04
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz
Foto: VW / Divulgação

A Volkswagen finalmente fez a apresentação mundial de seu novo modelo, o ID. Buzz, já chamado pela Volks do Brasil de “nova Kombi elétrica”. A adoção deste nome popular em seus comunicados é um indicativo de que a Volkswagen pretende importar o modelo para o Brasil. O lançamento na Europa está previsto para setembro e serão dois modelos: ID Buzz e ID. Buzz Cargo.

Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz
Foto: VW / Divulgação

Totalmente elétricos, os dois modelos têm aplicações diferentes. O ID. Buzz é um Minibus para 5 pessoas e um amplo espaço para bagagem e será o modelo aspiracional. Este carro será comercializado pela divisão de carros de passageiros. Já o ID. Buzz Cargo é uma aposta no segmento B2B (empresa para empresa) e será comercializado pela divisão de Veículos Comerciais. Configurações com 6 e 7 lugares e distância entre-eixos maior virão em médio prazo, segundo a Volks.

Tecnicamente, a nova Kombi elétrica (seja para uso pessoal, transporte de pessoas ou transporte de cargas) foi baseada na primeira geração da VW Kombi, a T1. A ideia é resgatar um dos maiores ícones de design da indústria automobilística mundial. Durante a apresentação, os executivos da Volkswagen disseram que o ID. Buzz traz o "feeling dos anos 60, de liberdade e amor livre”. Os Estados Unidos – especialmente a Califórnia – são um grande alvo comercial da Kombi elétrica.

Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz
Foto: VW / Divulgação

Além de ser um veículo zero emissão de carbono, os VW ID. Buzz e ID. Buzz Cargo utilizam alto percentual de materiais reciclados, como a reutilização de garrafas pet ao invés de couro. As vendas antecipadas devem começar em maio. As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 150 kW (204 cv), com tração traseira (como a Kombi original). A potência de carga AC é de 11 kW.

Numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. A Kombi elétrica utiliza a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.

Porte e design

"O ID. Buzz tem uma grande dose de charme e traz a afinidade com as pessoas de volta à estrada", diz Jozef Kaba, Head de Design da Volkswagen. O time de design criou uma conexão direta com o veículo clássico original: "Na Kombi T1 (primeira geração), você fica sentado praticamente em cima do eixo dianteiro, pois não há um balanço dianteiro. O ID. Buzz tem balanços incrivelmente curtos, garantindo tudo o que é importante para a segurança e tecnologia."

Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz
Foto: VW / Divulgação

A inédita Kombi elétrica tem 4,71 m de comprimento e 2,98 m de distância entre-eixos. No caso da T1, a primeira Kombi, o design sempre seguiu a função. Segundo a Volkswagen, a forma segue a função também no ID. Buzz. Porém, agora as formas icônicas e limpas são acompanhadas por uma aerodinâmica excepcional: o ID. Buzz tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,285 e o ID. Buzz Cargo, de 0,29. Isso reduz o consumo de energia e amplia a autonomia.

Passageiros têm “sala de estar”

Os usuários do ID. Buzz experimentam a sensação da nova Kombi num interior concebido como um espaço aberto. Os dois veículos ID. Buzz oferecem um espaço interno digno de uma sala de estar: cinco pessoas dispõem de amplo espaço para viajar e para levar suas bagagens (com até 1.121 litros de capacidade).

Se a segunda fileira de bancos for rebatida, a capacidade de carga sobe para 2.205 litros. Enquanto as versões de 6 e 7 lugares não vêm, três bancos na dianteira (alternativamente dois) e uma divisória fixa separando o espaço de carga são itens diferenciados da configuração do ID. Buzz Cargo. A van com emissão zero pode levar dois pallets de tamanho padrão na parte traseira.

Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz
Foto: VW / Divulgação

Fabricação na Alemanha

Os novos modelos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo estão sendo produzidos pela Volkswagen Commercial Vehicles em Hannover, na Alemanha. Desde 2022, essa fábrica tem sido uma das instalações de alta tecnologia do grupo para a produção de veículos totalmente elétricos. Nela, a produção do ID. Buzz atinge, em algumas partes, um nível de automação de até 90%.

O motor elétrico, o sistema de bateria e os eixos estão sendo produzidos nas fábricas de componentes em Kassel, Braunschweig, Salzgitter e Hannover. No longo prazo, Hannover também produzirá o sistema de bateria para o ID. Buzz. 

Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz
Foto: VW / Divulgação

Uma Kombi elétrica 50 anos atrás

Coincidentemente, o ID. Buzz não é a primeira versão da Kombi com sistema de propulsão elétrica. Há 50 anos, a Volkswagen já mostrava, na Hannover Trade Fair de 1972, uma Kombi T2 (segunda geração) impulsionada por um motor elétrico montado na parte traseira. O alcance máximo de 85 km, porém, mostrava que a tecnologia de baterias desse projeto de curta duração ainda estava muito longe de ser adequada para o uso prático.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade