Nova Nissan Frontier melhora e mantém o preço; já dirigimos
Com novidades no design e nos equipamentos, nova Nissan Frontier mantém preço antigo para esquentar de vez a briga entre as picapes médias
A nova Nissan Frontier quer aquecer de vez a briga entre as picapes médias. Com novidades no visual e na lista de equipamentos, a nova picape foi revelada oficialmente pela Nissan na última terça-feira (5). A picape, que manteve os preços do modelo antigo, já está disponível para encomenda nas concessionárias da Nissan em todo o Brasil. Já dirigimos a nova Nissan Frontier 2023 entre as cidades de Puerto Iguazú e Puerto Libertad, na Argentina.
Começando pelo design, a nova Nissan Frontier segue a atual identidade da marca japonesa, batizado de Nissan Emotional Geometry Design. Visualmente, a picape ficou mais robusta. Na dianteira – onde se concentram a maior parte das novidades estéticas – a nova Nissan Frontier ganhou novos faróis de led com design mais afilado e com assinatura visual em “C”. Eles também são mais integrados à grade dianteira, que também é nova.
A grade, por sua vez, ficou maior e ganhou acabamento na cor preta na inédita versão Pro-4X, que conta com apelo visual esportivo e detalhes nas cores preta e vermelha. Dependendo da versão, ela também pode contar com acabamento cromado ou prateado fosco. Outras novidades são as novas entradas de ar do para-choque e o capô, que ficou mais alto e reto do que o modelo anterior.
Na lateral, a nova Frontier ganhou novas rodas de liga-leve de até 18’’. O destaque, no entanto, fica para a caçamba, que ficou mais alta. De acordo com a Nissan, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 2,5 cm, perto da cabine, e até 5 cm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade é de 1.043 kg, a mesma da Frontier anterior.
Nas versões Attack e Pro-4X, ainda há adesivos exclusivos nas laterais. Já na traseira, as lanternas de led também ganharam novos elementos internos. Outra mudança é a tampa da caçamba, que agora traz um novo vinco e o nome Frontier em baixo relevo. O pára-choque ganhou um degrau para acessar a caçamba. Visualmente, o conjunto agrada bastante, e realmente passa a impressão de robustez. Ao todo, a picape tem sete opções de cores, com destaque para a nova tonalidade Cinza Shark, da versão Pro-4X.
Por dentro, a Nissan Frontier ganhou o mesmo volante multifuncional do Kicks. Ele oferece boa empunhadura e é revestido em couro. Outra novidade é o painel de instrumentos com tela central de 7’’ TFT, que oferece boa visualização das informações. A central multimídia é de 8’’ e conta com as funções Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda os modos de direção Standard, Sport, Off Road e Tow, este último ideal para ser usado com carga máxima ou ao se puxar um reboque.
Seguindo as demais concorrentes do segmento, o acabamento da nova Nissan Frontier traz bastante plástico rígido, e alguns detalhes na cor prata ou em black piano, dependendo da versão. Os encaixes são bons, mas pelo preço cobrado, a picape poderia oferecer alguns materiais um pouco mais requintados. Por outro lado, os bancos de couro são bem confortáveis, e contam com a tecnologia Zero Gravity, que foi desenvolvida pela Nasa.
Sob o capô, nada muda. A Nissan Frontier manteve os motores 2.3 turbo diesel de 160 cv e 402 Nm — nas versões com câmbio manual de 6 marchas — e o biturbo de 190 cv e 450 Nm nas opções com câmbio automático de 7 marchas. A tração é integral e conta com as funções 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida com acionamento por botão. A versão Pro-4X conta ainda com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.
Ao dirigir, a picape agrada bastante. Em terrenos asfaltados, o comportamento da picape se assemelha ao de um carro de passeio, ainda que a posição de dirigir seja mais alta. A direção com assistência hidráulica oferece respostas rápidas e a suspensão multilink filtra bem as imperfeições da pista. Em terrenos off-road, a picape se sai muito bem, graças aos 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre.
Nesse caso, a suspensão também filtra bem as características do terreno e ainda mantém a picape estável. Outra função interessante em terrenos fora-de-estrada é o sistema de visão 360º inteligente integrado com o sistema de detecção de objetos em movimento. Ele é formado por quatro câmeras que permitem a visibilidade de obstáculos no entorno, em baixas velocidades, quando a tração nas quatro rodas está acionada.
Dentre os equipamentos, a nova Nissan Frontier passa a oferecer o pacote de segurança Intelligent Safety Shield na versão Pro-4X. Ele conta com alerta avançado de colisão frontal, assistente inteligente de frenagem, alerta inteligente de mudança de faixa, assistente de prevenção de mudança de faixa, alerta inteligente de atenção do motorista, alerta de ponto cego, assistente inteligente de ponto cego, visão 360º, detector de objetos em movimento, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de altura e intensidade dos faróis.
Além disso, todas as versões da nova Nissan Frontier passam a ser equipadas de série com seis airbags. Dependendo da versão, também há teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas e saídas de ar para o banco traseiro, itens que só a Frontier oferece no segmento de picapes médias. Há ainda 33 novos acessórios oferecidos para a picape nas concessionárias, com destaque para o santantônio na versão Pro-4X.
Outra novidade é a estreia das versões SE, Platinum e Pro-4X. A primeira chega como uma opção acima da versão de entrada S, com alguns equipamentos a mais e câmbio automático. Já as versões Platinum e Pro-4X chegam como as novas configurações topo de linha da picape. A primeira com apelo luxuoso e a segunda com visual mais esportivo e off-road. Confira os preços da nova Nissan Frontier, que manteve os valores antigos nas versões S, Attack e XE:
Frontier S 4x4 MT – R$ 230.190
Frontier SE 4x4 AT – R$ 258.990
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Frontier XE 4x4 AT – R$ 278.990
Frontier Platinum 4x4 AT – R$ 314.590
Frontier PRO4X 4x4 AT – R$ 314.590
De modo geral, a nova Nissan Frontier agrada bastante, tanto para o uso em terrenos asfaltados ou off-road. Além disso, a picape também melhorou e ficou mais recheada em equipamentos ao mesmo tempo em que manteve os preços da picape anterior. Com planos de se tornar uma das principais marcas em cada segmento que atua no Brasil, a Nissan quer conquistar compradores na categoria de picapes médias. E tem produto certo para isso.
Ficha técnica Nissan Frontier Pro-4X
- Preço: R$ 314.590
- Motor: 2.3 16V, biturbo diesel c/intercooler e injeção direta
- Potência: 190 cv a 3.750 rpm
- Torque: 450 Nm entre 1.500 e 2.500 rpm
- Câmbio: 7 marchas AT
- Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
- Comprimento: 5,260 m
- Largura: 1,850 m
- Altura: 1,860 m
- Entre-eixos: 3,150 m
- Vão livre: 251,7 mm
- Ângulo de ataque: 31,6º
- Ângulo de saída: 25,7°
- Ângulo de rampa: 22,3°
- Peso em ordem de marcha: 2.220 kg
- Capacidade de carga: 1.043 kg
- Capacidade de reboque (com freio): 2.750 kg
- Caçamba: 1.054 litros
- Medidas da caçamba: 1,509 m (c), 1,560 m (l) e 47,3 cm (profundidade)
- Tanque: 73 litros
- Pneus: 255/65 R17 All Terrain
- 0-100 km/h: n/d
- Velocidade máxima: n/d
- Autonomia cidade: 9,1 km/l
- Autonomia estrada: 11,0 km/l
- Emissão de CO2: n/d