Nova Renault Oroch 2023 brilha com motor de 170 cv
Já dirigimos a nova picape Renault Oroch, que ganhou design atraente, interior sofisticado e motor turbo com câmbio CVT; veja os preços
A nova Renault Oroch passou por modificações importantes e se candidata a um lugar de prestígio no mercado de picapes monobloco intermediárias. Maior do que a Fiat Strada e menor do que a Fiat Toro, a nova Oroch passa a explorar com mais competência seu nicho de mercado. Já dirigimos a picape Renault Oroch 2023, que ganhou um novo motor turbo de 170 cv.
As modificações foram muito interessantes e deixaram a Renault Oroch mais competitiva. O motor turbo TC3 1.3 flex tem 170 cv de potência e 270 Nm de torque. Ele trabalha acoplado a uma nova caixa de câmbio automática CVT de 8 marchas. A Oroch foi pioneira ao introduzir no mercado o conceito de picape cabine dupla intermediária com carroceria monobloco, posicionando-se entre as picapes pequenas e as médias.
A nova Renault Oroch 2023 traz mudanças visuais que a deixaram mais charmosa. O ângulo de entrada é maior, há soluções estéticas interessantes por dentro e por fora e uma cor inédita, Cinza Lune. Por dentro, a nova Oroch 2023 ficou mais sofisticada, com acabamento mais refinado no painel, nos bancos e nas laterais de porta.
O display multimídia de 8” foi reposicionado para cima e agora ficou facilmente visível, um pouco acima da linha horizontal do quadro de instrumentos. A nova central multimídia tem Wi-Fi a bordo, Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado é digital.
A nova Renault Oroch 2023 – que abandonou oficialmente o nome Duster Oroch – também ganhou itens eletrônicos de segurança importantes. Controle de estabilidade, controle de tração, sistema anticapotamento e assistente de partida em rampas são itens de série em todas as versões. A suspensão, que já era boa, manteve o funcionamento independente nas quatro rodas.
A picape Oroch 2023 tem três versões: Pro (R$ 105.800), Intense (R$ 111.300) e Outsider (R$ 137.100). Mas atenção porque somente a versão Outsider, topo de linha com proposta aventureira, ganhou o motor 1.3 turbo flex de 170 cv. Trata-se do mesmo motor que equipa o Captur e o Duster topo de linha. As versões Pro e Intense continuam com o motor 1.6 de 120 cv e câmbio manual de 6 marchas.
Primeiras impressões ao volante
Já dirigimos a nova Renault Oroch 1.3 Turbo em estradas do interior de São Paulo. Seu comportamento foi bastante adequado nesse nosso primeiro contato. O novo motor deixou a picape mais rápida e mais eficiente. Ela ganhou 2 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h equipada com gasolina ou etanol.
Com gasolina, a Oroch Turbo tem 162 cv de potência. Segundo a Renault, a aceleração é a mesma com gasolina ou etanol: 9,8 segundos. Já a velocidade máxima com etanol é um pouco maior (189 km/h contra 187 km/h). Na prática, não faz diferença rodar com etanol ou gasolina porque o torque é o mesmo com os dois combustíveis: 270 Nm de 1.300 a 3.750 rpm. A injeção é direta e a potência máxima surge entre 5.500 e 6.000 rpm.
Gostamos da desenvoltura da nova Oroch 1.3 Turbo nas acelerações, nas subidas e nas ultrapassagens. Ela também dispõe de uma boa posição de dirigir, apesar de não oferecer ajuste de profundidade no volante (só de altura). As trocas de marcha são automáticas e costumam ser feitas a 5.500 giros, mas é possível antecipar a troca (para baixo ou para cima) pela alavanca do console.
Como dispõe de 8 velocidades, o câmbio CVT Xtronic aproveita melhor a curva de potência e torque. Mas, por ser bastante potente, o consumo é um pouco decepcionante. Com gasolina, ela faz 10,5 km /l na cidade e 11,0 na estrada. Com etanol, a autonomia é de 7,4 km/l na cidade e de 7,8 na estrada. São números um pouco piores do que os da Oroch 1.6. Como o consumo de gasolina e etanol é próximo, vale a pena usar o etanol, que é mais barato e entrega mais desempenho.
A nova Oroch 2023 melhorou demais a sensação de bem-estar a bordo. Trata-se de uma picape ágil e prática, de porte superior ao da Fiat Strada e menor do que a Fiat Toro. Isso faz da Oroch uma opção muito interessante para compra. A Renault reduziu de forma competente a distância que separava a Oroch da Strada e da Toro. Esse porte mais compacto da Oroch é tão interessante que a nova Chevrolet Montana deve chegar exatamente assim.
Caçamba de 683 litros
Com 4,700 m de comprimento, 1,821 m de largura, 1,631 m de altura e 2,829 m de distância entre eixos, a Renault Oroch é fácil de manobrar, mas não é apertada por dentro, com espaço justo para pernas e cabeça, mas sem apertos. Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto.
A caçamba tem 683 litros de capacidade, com 1,175 m de largura e 1,350 m de profundidade. O espaço traz oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.
As versões equipadas com o motor 1.6 aspirado flex de 118/120 cv de potência (gasolina/etanol) e 159 Nm de torque a 4.000 rpm também tiveram alterações mecânicas. Além do visual, do acabamento e da multimídia, a Oroch 1.6 ganhou uma nova transmissão manual de 6 marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h passou de 12,5 para 11,8 segundos.
Com uma relação mais curta na primeira marcha (9%), para privilegiar as arrancadas com carga e a adoção da sexta marcha (com uma relação 22% mais longa do que a antiga quinta marcha), houve uma redução de 18% nos giros do motor a 120 km/h. A picape também conta com o sistema Star&Stop em todas as versões, para ajudar na economia de combustível.
De uma forma geral, gostamos muito da nova Renault Oroch 2023 no primeiro contato. A picape já era boa, mas seu design era pobre e o acabamento era inferior ao da concorrência. Agora, não. A nova Oroch realmente subiu de patamar, e com isso a Renault aumentou o preço. Poderia ser ainda melhor se não fosse a lamentável ausência de airbags laterais, que não estão disponíveis sequer como opcionais em nenhuma versão.
Versões, preços e equipamentos
Renault Oroch Pro (R$ 105.800)
Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).
Renault Oroch Intense (R$ 111.300)
Principais equipamentos: todos da versão Pro, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.
Renault Oroch Outsider (R$ 137.100)
Principais equipamentos: todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de paralama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT Xtronic de 8 velocidades.