Nova Saveiro 2024 estreia com versão inédita na Cabine Dupla
Volkswagen lança a Nova Saveiro 2024, que tem uma nova versão topo de linha, a Extreme, para ficar alinhada com a picape Amarok
A Nova Saveiro 2024 finalmente foi apresentada oficialmente pela Volkswagen. Depois de muita especulação, segredos e análises, a picape Saveiro começa a ser vendida em quatro versões. A maior novidade é a chegada da inédita versão Extreme na Cabine Dupla, para ficar alinhada com a nomenclatura da picape Amarok.
Ainda não se trata de uma nova geração, mas sim de uma nova atualização para durar mais três ou quatro anos. O design foi modificado no capô (que ficou mais alto), na grade frontal com friso cromado, nos faróis, no para-choque, nas caixas de rodas, no desenho das rodas, nas lanternas traseiras e na tampa da caçamba.
Também houve modificações no interior, no conteúdo de todas as versões, no grafismo, na suspensão dianteira (que ficou 10 mm mais alta) e no ângulo de ataque (que ficou 2,8 graus maior). Não houve mudanças na estrutura da picape. O motor continua sendo o 1.6 aspirado flex de 116 cv e o câmbio é manual de 5 marchas em todas as versões.
Já dirigimos a Nova Saveiro 2024 num longo percurso de estrada que partiu da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, e foi até o Pico das Cabras, em Campinas. Veja aqui nossas impressões sobre o comportamento dinâmico da picape.
Mudanças técnicas e visuais
O objetivo da Volkswagen com as mudanças visuais foi demonstrar maior robustez, que é o ponto alto da picape. Por isso o capô ficou mais alto, a “boca” ficou maior e os faróis auxiliares ficaram redondos. As lanternas traseiras ficaram escurecidas, as rodas ganharam elementos retos e uma faixa escurecida foi aplicada na tampa da caçamba das versões Trendline e Extreme.
Com a elevação da suspensão dianteira e a mudança no parachoque, a Saveiro agora tem 23,8 graus de ângulo de ataque. O ângulo de saída é de 27,6 graus com a picape vazia e de 22,5 graus com a picape carregada. Para isso, os amortecedores e as molas foram modificados.
A Saveiro 2024 traz itens exclusivos em seu segmento em todas as versões: sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas.
O pacote eletrônico ficou mais abrangente e traz itens como controle de descida (inclusive na marcha-à-ré), ABS com modo off-road, bloqueio eletrônico do diferencial, indicador de perda de pressão dos pneus, câmera de ré e assistente de freio hidráulico.
Nas laterais, os para-lamas contam com detalhes em relevo no arco de roda (assim a picape parece ser mais larga e ganha proteção extra em situações de off-road). As versões de entrada receberam novas rodas de aço de 15” com calotas escurecidas.
Por dentro, na versão Extreme, há um novo friso escovado no painel, o quadro de instrumentos analógico ganhou detalhes em laranja, assim como os bancos e as portas (que têm couro sintético).
Versões e preços
A Saveiro Cross saiu de linha e foi substituída pela Saveiro Extreme, que é a nova versão topo de linha. A linha 2024 do Volkswagen Saveiro tem apenas quatro versões, sendo duas de trabalho, uma intermediária e uma aspiracional.
As duas versões de trabalho têm o mesmo nome: Robust. A Saveiro Robust Cabine Simples custa R$ 95.770 e a Saveiro Robust Cabine Dupla sai por R$ 109.710.
Curiosamente, a Robust CD é mais cara do que a Saveiro Trendline Cabine Simples, que custa R$ 101.490 e tem foco no visual, tanto que ganhou faixas laterais pretas. Não há versão CD da Trendline. E a nova Saveiro Extreme Cabine Dupla, aspiracional, também é unica, com o preço de R$ 114.580.
Os preços subiram em relação à Saveiro 2023, mas, segundo a Volkswagen, a picape ganhou equipamentos que antes eram opcionais e bastante utilizados pelos clientes. Eles agora têm um valor um pouco menor se forem somados o preço antigo e o custo dos novos equipamentos.
Com duas novas cores, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, a picape chega à rede de concessionárias nesta segunda, 28 de agosto. As outras cores são: Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.
Motor, câmbio e desempenho
O motor EA211 é 1.6 aspirado flex 16V. Ele tem 116 cv com etanol e 106 cv com gasolina a 5.750 rpm. Entrega 158 Nm de torque com etanol e 151 Nm com gasolina, a 4.000 rpm. O câmbio é o MQ200 manual de 5 marchas.
Com esse conjunto, o Volkswagen Saveiro tem uma boa relação peso/potência de 9,3 kg/cv. A picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atingte 181 km/h de velocidade máxima. A frenagem de 100 a 0 km/k é feita em 38,7 m.
O tanque de 55 litros proporciona um alcance de 719 km à Saveiro. Com gasolina, a Saveiro Cabine Simples faz 11,5 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, enquanto a Cabine Dupla faz 11,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada. A média com gasolina é de 12,1 km/l na Cabine Simples e 11,9 km/l na Cabine Dupla.
Com etanol, a Saveiro Cabine Simples faz 7,9 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada. A Cabine Dupla faz 7,8 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. A média com etanol é de 8,4 km/l na Cabine Simples e 8,3 km/l na Cabine Dupla.
A Saveiro 2024 tem 4,493 m de comprimento, 1,721 m de largura, 1,560 m de altura e 2,752 m de distância entre-eixos. O vão livre sob o eixo é de 25 mm. Segundo a Volkswagen, há 1,009 m de espaço para a cabeça e 1,048 m de espaço para as pernas.
A caçamba da Saveiro Cabine Simples tem 924 litros de volume (VDA) e 1.024 litros de volume teórico. A carga máxima é de 664 kg.
A caçamba da Saveiro Cabine Dupla tem 580 litros de capacidade (VDA) e 645 litros de volume teórico (se for enchida de água, por exemplo). A carga máxima da Cabine Simples é de 638 kg.
O que é novo em cada versão
- Saveiro Robust CS / CD (R$ 95.770 / R$ 109.710) - régua do painel texturizada, indicador de direção nos retrovisores, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em subida, luzes de circulação diurna, de cinto de segurança.
- Saveiro Trendline CS (R$ 101.490) - faixas laterais gradientes, brake-light, iluminação do compartimento de carga, acabamento de tecido nas portas.
- Pacote Interatividade Saveiro Trendline (R$ 5.255) - multimídia, alto-falantes e volante multifuncional.
- Pacote Conforto Saveiro Trendline (R$ 2.180) - rodas de liga leve de 15”, faróis de neblina, capota marítima, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, ganchos para amarração de carga e câmera de ré.
- Saveiro Extreme CD (R$ 114.580) - Acrescenta: itens exclusivos da Robust Cabine Dupla, rodas de liga leve de 15” diamantadas, capas dos retrovisores externos na cor Preto Ninja, santantônio, capota marítima, faróis de neblina, bancos revestidos de couro sintético, acabamento de couro sintético nas portas, câmera de ré, multimídia Composition Touch com App-Connect, volante multifunções em couro, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e indicador de controle da pressão dos pneus.
- Pacote Tech Saveiro Extreme (R$ 2.160) - piloto automático, controle de descida, sensor crepuscular, sensor de chuva e retrovisor interno eletrrocrômico.
- Cor da carroceria - especial: R$ 1.230; metálica: R$ 1.650.