Nova Saveiro tira o sono da Volkswagen (e a culpa é do Gol)
Com apenas 19 vendas em abril, a picapinha VW Saveiro perde mercado enquanto a nova geração não vem, pois o substituto do Gol está na frente
O funil está se estreitando e a Volkswagen tem pressa para concluir o projeto da nova Saveiro. Na primeira quinzena de abril, a picapinha da Volks vendeu apenas 19 unidades. Em março, a VW Saveiro havia emplacado 98 unidades; em fevereiro, 250. São três meses de perda de mercado num segmento importante para a Volkswagen.
Somente em janeiro a VW Saveiro teve uma venda razoável, de 1.180 unidades. Um número baixo para uma picape que vendeu, em média, mais de 2.200 unidades no ano passado. As vendas estão baixas este ano porque a Volkswagen deu férias coletivas e reduziu o ritmo de produção. Recentemente, a Volkswagen negou os rumores de que a Saveiro ganhará um facelift em breve.
Mas o problema da Saveiro é outro. Ele se chama nova geração. E a "culpa" é do Gol. Dentro da Volkswagen do Brasil, qualquer coisa que se refere ao Gol é prioridade. O Gol dá adeus este ano e seu substituto é o número 1 da lista de novidades. Por isso, a nova geração da picapinha Saveiro – que já foi líder de mercado, muitos anos atrás – ainda vai demorar para chegar, pois a fila de novos projetos na Volks é grande. Está prevista para 2024, na melhor das hipóteses. Enquanto a Volkswagen tem o projeto do substituto do Gol (prioridade) retardando a chegada da nova Saveiro, a concorrência voa.
As picapes Fiat Strada e Fiat Toro vendem como água. A nova Renault Oroch estreou muito bem posicionada: com 4,700 m (mais do que os 4,480 m da Strada e menos do que os 4,945 m da Toro), a nova Oroch 1.6 aspirada compete com a Strada enquanto na nova Oroch 1.3 turbo ataca a Toro. A Saveiro, que mede 4,497 m, está praticamente fora da briga, enquanto não volta com volume e opções de versões às lojas.
Com 1.547 vendas, a Volkswagen Saveiro está em 12º lugar no ranking anual de picapes. Só ganha das caríssimas Ford Maverick, Ram 1500 e Ram 2500. Isso num segmento que bomba em vendas. Mas, estrategicamente, a Volkswagen precisa recuperar o atraso nos segmentos SUV e hatch. O atual projeto da Saveiro é de 2008 (plataforma PQ24, que estreou em 2001 com o antigo Polo).
A nova Chevrolet Montana também está atrasada, mas não tanto quanto a nova VW Saveiro. A nova Montana já foi fotografada em testes algumas vezes. A última revelação mostra uma picape do porte da Renault Oroch e bem simples no visual. Mas por certo a GM não abrirá mão de ter uma Montana aspiracional no topo de linha, seguindo a lógica do SUV Tracker.
E a nova Saveiro? Teoricamente, a nova Saveiro (projeto VW247) será fabricada na nova linha de montagem de Taubaté (SP), que fabricará carros com a nova plataforma MQB. O atraso da Saveiro, entretanto, talvez não seja tão grande se a Volkswagen estiver planejando uma transferência do local de produção. Ainda é uma incógnita o futuro do projeto Tarok, que seria uma picape do porte da Renault Oroch fabricada na Argentina.
E se a nova Saveiro for, na verdade, o projeto Tarok? Se essa hipótese (raramente aventada) for colocada em prática, a Volkswagen teria na Argentina a produção das picapes Amarok e Saveiro (Tarok). Mas o mais provável é que a Volkswagen ataque em três frentes: a nova Saveiro nacional disputando mercado com Strada, Montana e Oroch 1.6, a inédita Tarok argentina (nome de projeto) com porte maior, disputando com Renault Oroch Turbo, Fiat Toro e Ford Maverick, e a nova Amarok em sua tradicional briga com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200, além da prometida Peugeot Landtrek.
Mercado espetacular
Uma coisa é certa: a Volkswagen não vai abandonar a Saveiro. Trata-se de um de seus modelos de maior prestígio e que atua num segmento que se tornou um mercado espetacular. Tão bom que a Fiat Strada foi campeã nacional de vendas em 2021 com 109 mil vendas (4x mais do que a Saveiro) e lidera este ano com 26 mil vendas (17x mais do que a Saveiro).
O atraso no cronograma da nova Saveiro preocupa alguns setores da Volkswagen porque só tradição não garante nada na atual dinâmica do mercado. Os consumidores estão muito voláteis, são cada vez menos fiéis e trocam de marca sem grande cerimônia. A Ford abriu mão da tradição que tinha no segmento de picapes ao encerrar a produção da Courier e nunca mais voltou a vender uma picapinha.
Mesmo em outros segmentos, como o de hatchbacks, isso acontece. O Chevrolet Onix ficou quase cinco meses sem produzir no ano passado e nunca mais conseguiu retomar sua liderança. Chegou a liderar pontualmente alguns meses ou quinzenas, mas os entraves na produção também atrapalham a recuperação.
Atualmente, a Saveiro tem apenas uma versão (Cross Cabine Dupla) à disposição dos consumidores em seu site, mas o configurador não está operante. O ano-modelo descrito ainda é 2021/22. A Saveiro está tão abandonada pela Volkswagen que no site de imprensa só existem três notícias sobre o modelo nos últimos cinco anos. O último é de 2019.
Este ano, num comunicado sobre a redução de emissões e consumo nos modelos 2022, a Saveiro é citada com a promessa de continuidade: “A picape compacta oferecida com duas opções de carroceria (simples e dupla) chega às concessionárias do País agora equipada com renomado motor EA211 em todas as versões”.