Novo Macan é o primeiro SUV elétrico da Porsche; veja galeria
Nova geração do Porsche Macan, lançada oficialmente em Singapura, tem até 639 cv de potência e alcance de até 748 km
O Novo Macan foi apresentado oficialmente em Singapura nesta quinta-feira, 25. Trata-se do primeiro SUV elétrico da Porsche, que já tem o Taycan elétrico como pioneiro. O novo Porsche Macan tem até 470 kW de potência (639 cv) e alcance de até 748 km na cidade (ciclo WLTP).
A nova geração do Porsche Macan tem um consumo de energia elétrica combinado de 17,9 a 21,1 kWh/100 km, zero emissão de CO2, autonomia elétrica combinada de 516 a 613 km e alcance na cidade de 665 a 784 km(ciclo WLTP).
Os números de desempenho são iguais ao de um carro esportivo e são acompanhados por um carregamento rápido de alto desempenho de até 270 kW. A segunda geração surge 10 anos após o lançamento do Porsche Macan, agora totalmente elétrico.
A Porsche se preocupou com o prazer ao dirigir. O SUV elétrico tem motores na frente e atrás. Os números por si só indicam E-Performance de primeira classe: em combinação com o Launch Control, o Macan 4 entrega até 300 kW de potência (408 cv) e o Macan Turbo possui até 470 kW (639 cv).
O torque máximo é 650 Nm e 1.130 Nm, respectivamente. Isto garante um excelente desempenho de condução. O Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva apenas 3,3 segundos. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respectivamente.
A bateria de 100 kWh tem 95 kWh utilizáveis. A bateria de alta voltagem (800 volts) é um componente central da recém-desenvolvida Premium Platform Electric (PPE), usada pela Porsche pela primeira vez no novo Macan. A saída de carregamento DC é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada de 10% a 80% em aproximadamente 21 minutos.
No design, a inclinação rasa do capô e as asas fortemente pronunciadas conferem aparência dinâmica ao SUV básico, que tem 4,784 m de comprimento, 1,938 m de largura e 1,622 m de altura, uma aparência dinâmica mesmo quando parado. O novo Macan está equipado com rodas de até 22” com pneus escalonados. O entre-eixos tem 2,893 m.
Por dentro, o novo Porsche tem um painel digital curvo de 12,6” e tela multimídia de 10,9”. O Macan está equipado com display e conceito operacional de última geração com até três telas, incluindo o painel de instrumentos independente de 12,6 polegadas com design curvo e o display central de 10,9 polegadas, com possibilidade envio de vídeos enquanto o motorista dirige.
Pela primeira vez, o Porsche Driver Experience também inclui um head-up display com tecnologia de realidade aumentada. Elementos virtuais, como setas de navegação, são integrados visualmente ao mundo real. A imagem aparece ao motorista a uma distância de 10 m e corresponde ao tamanho de um display de 87”.
Desde 2014, a Porsche já vendeu mais de 800 mil unidades do Macan. O preço parte de 82 mil euros na Europa (R$ 437 mil). O carro chega ao mercado no segundo semestre deste ano. A Porsche não divulgou quando iniciará sua importação para o Brasil.