Script = https://s1.trrsf.com/update-1727184466/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Nissan Sentra cumpre o que promete em sua primeira avaliação

O novo Nissan Sentra mostrou, em sua primeira avaliação, qualidades para enfrentar os rivais, mas ainda existem aspectos a melhorar

16 mar 2023 - 10h05
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Nissan Sentra agradou na primeira avaliação.
Novo Nissan Sentra agradou na primeira avaliação.
Foto: Nissan / Guia do Carro

É mais comum do que se imagina haver alguns exageros das montadoras com relação aos seus produtos. São números impressionantes, ênfase em alguns pontos e a criação de uma vasta perspectiva em torno de um modelo superestimado.

O que se pode concluir na relação entre Nissan e o novo Sentra é que a marca tinha razão nos pontos que destacou em relação ao seu produto. O sedã - cuja apresentação você confere aqui - corresponde ao que dele se espera.

Pelo menos foi isso que o novo Nissan Sentra mostrou em um test drive promovido pela montadora entre a zona oeste da capital paulista e a cidade de Nova Odessa. O percurso, com pouco mais de 120 km em cada trecho, reservou tráfego urbano e em rodovias como Bandeirantes e Anhanguera, as quais contam com asfalto de boa qualidade e largura que permite desenvolver boa velocidade.

Novo Nissan Sentra agradou na primeira avaliação.
Novo Nissan Sentra agradou na primeira avaliação.
Foto: Nissan / Guia do Carro

O resultado foi que o novo Nissan Sentra entregou a potência e o torque prometidos em sua ficha técnica. Colocado na estrada, o sedã trafegou tranquilamente entre 110 e 120 km/h com o motor trabalhando na faixa de 2 mil rpm. A rotação até diminuiu em alguns trechos, sem que houvesse perda de velocidade. A sensação a 120 km/h era de estar andando devagar.

Para levar o motor a “gritar” havia apenas duas possibilidades: uma era acionar o câmbio manual por meio das borboletas posicionadas atrás do volante e a outra estava na escolha do modo Sport e, mesmo assim, depois de uma aceleração forte.

Tanto o ruído a bordo quanto o consumo de combustível mostraram depender do modo de condução. Em resumo: quem tiver o pé mais leve vai poder trafegar bem, em silêncio e vendo pouquíssima movimentação do ponteiro indicador de combustível. Já quem afunda o pé viverá a experiência contrária.

Na estabilidade o Sentra também foi muito bem avaliado. O sedã apresenta equilíbrio e conta com Controle Inteligente de Trajetória que, em curvas fechadas, prioriza as rodas que estão do lado de fora para um melhor traçado.

Novo Nissan Sentra agradou na primeira avaliação.
Novo Nissan Sentra agradou na primeira avaliação.
Foto: Nissan / Guia do Carro

O espaço interno é bastante satisfatório, mesmo para que viaja no banco de trás. Como o Sentra balança pouco, quem ocupar os assentos traseiros poderá trafegar sem chacoalhar o tempo todo.

Por fim, é necessário atentar para alguns pontos que deixam a desejar em um modelo dessa categoria e faixa de preço. O primeiro é o freio de estacionamento, posicionado na lateral do piso. É é com o pé esquerdo que se solta ou se trava o sedã. O segundo é o teto solar, que não é panorâmico em nenhuma versão. O terceiro é que o alerta de saída de faixa não atua como corretor, ou seja, caso o condutor esteja “comendo faixa”, o Sentra limita-se a provocar uma vibração no volante, para servir de alerta. Há outra questão: somente o banco do motorista conta com ajustes elétricos.

Se adotasse um freio de estacionamento com acionamento elétrico, teto panorâmico e assistente de manutenção em faixa, o novo Nissan Sentra ficaria mais atraente e com condições de até superar os rivais com mais facilidade.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade