Novo Omoda 5 chega em 2024 mais barato que GWM Haval H6
Com operação separada da Caoa, montadoras do grupo Chery chegam ao Brasil em 2024 com SUVs híbridos e elétricos para brigar com GWM e BYD
O mercado automotivo brasileiro acaba de ganhar mais duas novas marcas. Na última quinta-feira, 21, a Omoda e Jaecoo anunciaram a chegada ao Brasil a partir de 2024. As duas empresas do grupo Chery International virão com operação própria, sem ligação com a Caoa Chery no país. O primeiro lançamento no país será o Omoda 5 em versões híbridas e elétricas.
Lançado na China em 2021, o Omoda 5 é chamado no exterior de C5 (versões a combustão) ou E5 (elétricas). No Brasil, a opção pelo nome ajuda a fortalecer a marca e também a evitar possíveis problemas com a Citroën. Com porte médio, o Omoda 5 deve desembarcar no país ainda no segundo trimestre do ano que vem.
Inaugurando a linguagem de design "Art in Motion" da Chery, o Omoda 5 mede 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,59 m de altura. O entre-eixos é de 2,63 m. Dentre os itens de série, ele traz painel digital de 10,25" e central multimídia do mesmo tamanho, rodas de 18", luzes de LED dinâmicas, 6 airbags, ar digital dual zone, entre outros.
Inicialmente, o modelo será oferecido apenas na versão elétrica, que oferece 224 cv e 350 Nm de torque na China. O alcance é de cerca de 450 km no ciclo WLTP. Posteriormente, o SUV terá no Brasil outras duas versões com motor híbrido-leve 1.5 turbo de 160 cv. O seu preço inicial será abaixo do GWM Haval H6 de entrada (R$ 214.000).
“Sabemos que nos últimos anos o mercado consumidor de elétricos no Brasil tem crescido, mas ainda está em um estágio inicial de transição se compararmos com o número de vendas de veículos a combustão. Por isso, ofereceremos diferentes opções de motorização ao consumidor brasileiro, permitindo que ele possa adquirir a versão que melhor atende às suas necessidades”, afirma Mr. Shawn XU, CEO global da Omoda | Jaecoo.
Além do Omoda 5, a marca também pretende oferecer os SUVs Jaecoo J7 e J8 no Brasil a partir de meados do ano que vem, em versões híbridas e a combustão. Enquanto o J7 tem capacidade para 5 passageiros, o J8 é um pouco maior, e leva até 7 pessoas. A expectativa é que a dupla concorra diretamente com os Jeep Compass e Commander.
E os planos não param por aí. A Omoda | Jaecoo também pretende iniciar as operações no país com ao menos 40 concessionários. Além disso, a marca chinesa ainda quer retomar a produção local na fábrica de Jacareí (SP), atualmente sob controle da Caoa Chery. Para isso, as duas empresas estão em fase de negociações no momento.