Novo Polo 2023 perde potência no turbo e tem preço menor
Volkswagen apresenta novo Polo com motor TSI 170 no lugar do TSI 200, ajustes no design e mais equipamentos; veja os preços
O novo Volkswagen Polo 2023 foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (19) e começa a ser vendido na primeira semana de outubro. O carro tem uma grande novidade técnica, que é a troca do motor TSI 200 pelo motor TSI 170, o mesmo que equipava o Volkswagen Up.
Com a troca de motor, o Polo passa a ter três versões turbinadas: TSI, Comfortline e Highline. Além da perda de 35 Nm de torque, que passou a ser de 165 Nm (TSI 200 pelo TSI 170), o carro perdeu potência. Com etanol, passou de 128 para 116 cv. Com gasolina, foi de 116 para 109 cv.
Com o novo motor, a potência máxima é atingida a 5.000 rpm e o torque máximo está disponível entre 1.750 e 4.250 rpm. Pela primeira vez o Polo passa a ter uma versão turbo com câmbio manual (TSI). As duas automáticas continuam sendo a Comfortline e a Highline. O Polo GTS de 150 cv (motor 1.4 250 TSI) deixa de ser produzido.
A versão MPI permanece com o motor 1.0 aspirado flex de 77/74 cv de potência a 6.450 rpm (g/e) e 94/104 Nm a 4.000/3.000 rpm (g/e). A Volkswagen não informou os dados de consumo e emissão de CO2 do novo Polo com o motor 1.0 TSI 170. Os dados ainda não estão disponíveis no Inmetro para consulta pública. Segundo a Volkswagen, o TSI 170 é o “melhor motor turbo em termos de consumo entre seus principais concorrentes”.
O novo Polo 2023 teve queda de preço nas duas versões superiores. O Polo Comfortline caiu de R$ 108.890 para R$ 102.990, enquanto o Polo Highline passou de R$ 116.990 para R$ 109.990. Veja abaixo os preços das novas versões.
Preços do novo Polo 2023
Polo MPI 1.0 aspirado MT5 - R$ 82.990
Polo TSI 1.0 turbo MT5 - R$ 92.990
Polo Comfortline 1.0 turbo AT6 - R$ 102.990
Polo Highline 1.0 turbo AT6 - R$ 109.990
Este é o primeiro facelift da sexta geração do Volkswagen Polo, lançada em 2017. As gerações anteriores foram de 1975, 1981, 1994, 2002 (primeira no Brasil) e 2009. Na linha 2023, o VW Polo recebeu alguns ajustes pontuais de design.
A parte frontal traz novo para-choque, grade superior mais fina e novos faróis, que agora são de led em todas as versões. Os novos faróis do Polo iluminam 130 m a mais do que os anteriores.
O logotipo também é novo. Na traseira também houve mudanças na assinatura das lanternas, o nome do carro passou para o centro da tampa do porta-malas, o para-choque é novo e o difusor foi redesenhado.
No interior, o carro ganhou tecido nas portas dianteiras, bancos redesenhados (com apoio de cabeça integrado), painel digital em todas as versões (de 8” e de 10,25”), carregador de celular por indução (sem cabos) e ar-condicionado Climatronic digital 100% tátil. As entradas USB (duas) são do tipo C.
O Volkswagen Polo agora também é o que se costuma chamar de “carro conectado”. Pelo aplicativo Meu VW Connect, a partir do lançamento do hatch, será possível receber informações atualizadas do veículo, como quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e informações de viagens. A novidade estará disponível para todos os modelos da marca alemã com VW Play.
Kit Black
Junto com o novo Polo 2023 a Volkswagen apresentou uma unidade equipada com o Kit Black, que consiste de rodas de liga leve, spoiler traseiro e cobertura do espelho retrovisor pintados na cor preto brilhante. Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.