Novo Volkswagen Tiguan tem versão eHybrid e chega só em 2024
Conheça o verdadeiro Novo Tiguan, o europeu, que é totalmente diferente do SUV que vem do México e a VW está lançando como "novo" no Brasil
O Volkswagen Tiguan apresentado recentemente no Brasil chegou com a alcunha de "novo", embora, na prática, não seja. O que se entende como novidade está na Europa desde setembro e chegará às concessionárias do Velho Continente no primeiro trimestre de 2024.
E o primeiro argumento que torna o VW Tiguan europeu novo de fato está na versão híbrida do SUV. Os novos desenvolvimentos tecnológicos realizados com a plataforma MQB Evo resultaram em novas unidades híbridas com autonomia elétrica de cerca de 100 km.
Além disso, o carregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid, e o carregamento rápido DC também será possível como padrão pela primeira vez. O Volkswagen Tiguan europeu tem um Digital Cockpit baseado na central multimídia MIB4, de quarta geração.
Além disso, novos sistemas, como a função de massagem pneumática para os bancos dianteiros ou os faróis matriciais IQ.Light HD – utilizados pela primeira vez no Tiguan – são derivados do Touareg.
O Tiguan terá novo controle adaptativo do chassi DCC Pro e a última geração do Park Assist automatiza a entrada e saída de vagas de estacionamento.
O SUV compacto vem com um design completamente novo. Na frente, recebe faróis LED planos e faixa horizontal coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador estão agora localizadas nas laterais exteriores do para-choques.
O coeficiente de arrasto foi reduzido de 0,33 para 0,28. Esta silhueta é caracterizada por ombros sobre as caixas das rodas (de até 20”) e há uma nova faixa horizontal. A capacidade do porta-malas aumentou 37 litros e agora é de 652.
Por dentro, o Tiguan europeu apresenta um conceito e design completamente novos. Há um novo painel digital antirreflexo em formato tablet, tela de multimídia de 15”, novo head-up display e novo interruptor multifuncional de experiência de direção, para controlar o perfil de condução, o volume do rádio e a iluminação de fundo.
O Tiguan tem, na Europa, motores turbo diesel (TDI), turbo a gasolina (TSI), turbo híbridos a gasolina (eTSI) e sistema híbrido plug-in (eHybrid), que serão oferecidos em conjunto com a transmissão automática.
A Volkswagen não divulgou valores de potência e torque do novo Tiguan. As posições de marcha se dão por meio de um interruptor na coluna de direção à direita do volante, como nos carros elétricos ID.
O interruptor é girado para frente em “D” para avançar e, para a ré, em “R”, enquanto o freio de estacionamento é ativado pressionando a lateral do interruptor. Todas as versões têm paddle shifts atrás do volante.
Os novos bancos ergoActive Plus com ajuste lombar pneumático têm quatro direções e função de massagem de pressão pneumática de 10 câmaras. Há ativação automática do aquecimento ou ventilação dos bancos em determinadas temperaturas exteriores.
O Tiguan está equipado de série com sistema de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, sistema de manutenção de faixa e câmara de visão traseira.