Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O segredo mais bem guardado da Volkswagen

Crescem os rumores de que a Volkswagen lançará o ID.Beetle, que seria a releitura do clássico modelo Fusca com motor elétrico

5 abr 2022 - 10h19
Compartilhar
Exibir comentários
Projeção do VW ID.Beetle do Saharudin Design.
Projeção do VW ID.Beetle do Saharudin Design.
Foto: Saharudin Design / Reprodução

A Volkswagen tem um segredo e ele é o seu segredo mais bem guardado. Trata-se do ID.Beetle, carro seria uma releitura do famoso Volkswagen Fusca, porém utilizando a nova plataforma de carros elétricos – a mesma que deu origem ao ID.Buzz (nova Kombi elétrica).

Durante muito tempo se especulou sobre a volta do Fusca, depois que a Volkswagen parou de fabricar o New Beetle. O carro foi produzido de 1997 a 2010, depois de ter causado furor em 1994, ao ser apresentado como Concept One. O New Beetle fez relativo sucesso, mas não conseguiu a mesma mística do velho Fusca.

Agora, a ideia de um ID.Beetle – que no Brasil poderia ser chamado de ID.Fusca – começa a sair discretamente pelas grossas paredes da sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha. E quem disse isso foi ninguém menos do que Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, numa recente visita à China, ao lançar um dos modelos ID. 

“Estou muito empolgado com outro produto que não é tão famoso na China, que é o ID.Buzz”, afirmou Diess. “E depois de lançar isso, temos uma experiência melhor de como podemos trazer nosso mundo emocional e tradicional da Volkswagen para o setor de veículos elétricos. E aí seria fácil também fazer outros modelos emocionais.” 

Projeção do VW ID.Beetle do Saharudin Design.
Projeção do VW ID.Beetle do Saharudin Design.
Foto: Saharudin Design / Reprodução

Que carro emocional seria este? “Temos pensado em Beetle, sim”, confessou o CEO da Volkswagen. “Estivemos pensando em buggies de Duna, ou alguns outros carros emocionais em nossa história. Isso seria possível, e aguardo sugestões da China sobre o que devemos fazer. Você sabe, isso pode ser feito. Se tivermos seguidores grandes o suficiente, também estaríamos preparados para fazer algo especial para a China.”

Diess se referiu à China, mas um ID.Beetle (ou ID.Fusca) seria sucesso também nos Estados Unidos (especialmente Califórnia e Nova York), na Europa, no México e no Brasil. Por isso, é bastante provável que a Volkswagen não deixe barato o atrevimento da chinesa  GWM (Great Wall Motors) na criação de um “Fusca chinês”, que pode até ser fabricado no Brasil, futuramente.

A indústria automobilística decidiu apostar nos carros emocionais do passado para incrementar as vendas dos carros elétricos, que ainda são muito caros de produzir. Por isso, o apelo emocional facilita um posicionamento de preço superior. No caso específico da Volkswagen, um futuro ID.Beetle (ou ID.Fusca) já teria uma vantagem sobre o New Beetle da virada dos século XX e XXI: teria motor traseiro.

Todos os carros da linha ID da Volkswagen têm tração traseira (ou tração 4x4). Uma das grandes características do Fusca original (Volkswagen Sedan ou VW Beetle) era o motor traseiro e a tração traseira. No mundo dos carros com motor a combustão, essa era a melhor configuração possível, tanto que a Fórmula 1 nunca abriu mão de carros com motor traseiro e tração traseira.

Projeção do Volkswagen ID.Beetle feita pela revista Autocar.
Projeção do Volkswagen ID.Beetle feita pela revista Autocar.
Foto: Autocar / Reprodução

Segundo a mídia americana, ao participar do evento Reddit AMA, em fevereiro de 2022, Herbert Diess encontrou várias pessoas pedindo por um ID.Beetle. A Volkswagen considera a Kombi o carro mais emocional de sua história, por isso deu prioridade a ela – e também pela usabilidade, visto que pode ser usada como veículo comercial. Mas Diess deu esperanças: “Muitos outros carros emocionais são possíveis na plataforma modular MEB”.

Antes do lançamento do Volkswagen ID.Buzz e dos outros carros da linha, como ID.3 e ID.4, o chefe de design da VW, Klaus Bischoff, disse que a empresa deveria se concentrar na produção dos carros elétricos mais vendidos antes de tomar uma decisão sobre um Beetle EV e outros modelos: “Nosso dever é colocar os modelos de volume [ID] em andamento. Esses carros têm tecnologia supercomplicada e se você fizer muito, é uma sobrecarga. Então podemos mudar para carros mais exóticos e para o campo da emoção.”

Volkswagen ID. Buzz e ID. Buzz Cargo
Volkswagen ID. Buzz e ID. Buzz Cargo
Foto: VW / Divulgação

Agora que os carros ID “de volume” da Volks já estão nas ruas, resta saber se Bischoff foi convencido da viabilidade de um Fusca totalmente elétrico, que ofereceria mais espaço, porém manteria seu formato icônico. “O Fusca de hoje é um modelo muito atraente. cupê ou conversível de duas portas, mas é limitado na quantidade de carros que pode vender porque é um nicho”, disse Bischoff.

Se vai ou não fazer um ID.Beetle, este é o segredo mais bem guardado da Volkswagen atualmente. Não por outro motivo, os chineses da Great Wall se anteciparam em apresentar uma cópia do Fusca, que é o Ora Punk Cat. Já existem projeções de como seria o Volkswagen ID.Beetle (publicados aqui) feitos pela revista inglesa Autocar e pelo Saharudin Design.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade