Onix Premier custa menos do que os rivais. Mas vale a pena?
Chevrolet Onix Premier 1.0 turbo automático é bem mais em conta do que as versões topo de linha do Hyundai HB20 e do Volkswagen Polo
O Chevrolet Onix tem apenas três versões disponíveis neste final de ano: uma turbinada e duas com motor aspirado. O Onix turbo é o topo de linha Premier, que custa R$ 106.100. Também é possível encontrar o Onix LTZ manual (R$ 93.400) e o Onix LT manual (R$ 89.700), ambos com motor 1.0 aspirado.
O Onix Premier, equipado com motor 1.0 turbo flex de 116 cv custa R$ 780 a menos do que o Hyundai HB20 Platinum, que também é 1.0 turbo flex, mas com 120 cv. Aqui tem briga. Mas, em números frios, não há razão para o Volkswagen Polo Highline, 1.0 turbo de 109/116 cv (g/e), custar R$ 3.880 a mais do que o Onix Hatch topo de linha.
Além de ser mais potente, o Onix Premier é mais econômico do que o Novo Polo Highline. Bem, verdade seja dita, o Polo Highline é mais sofisticado do que o Onix Premier, inclusive tem bancos de couro e câmbio borboleta. Mas, ao contrário do Onix Premier, não tem 6 airbags (só 4).
Quanto ao Hyundai HB20 Platinum Plus, ele custa incríveis R$ 9.780 a mais do que o Onix Premier. Isso porque o HB20 topo de linha vem recheado com sistemas de segurança, condução semiautônoma e itens que o colocam na categoria de “carro inteligente”. Talvez seja coisa demais para um hatch compacto, daí seu preço salgado: R$ 115.890.
O que nós gostamos – Mas falemos do Onix Premier 1.0 turbo automático. Este é o carro que avaliamos durante oito dias e que reforça o caráter popular da Chevrolet perante o posicionamento mais sofisticado da Volkswagen e da Hyundai. O Chevrolet Onix foi pensado para os mercados ditos emergentes (caso do Brasil) e, portanto, tem seus segredos de produção mais barata.
Para quem busca um hatchback para rodar sem luxo, mas com os principais itens de modernidade, como 6 airbags, Wi-Fi a bordo, boa conectividade, câmbio automático, ar- condicionado digital, boa potência e baixo consumo, o Chevrolet Onix Premier é uma compra segura.
Mecanicamente, o Onix Premier está bem acertado para rodar no Brasil e tem um porte imponente (é o maior dos três carros citados). Os pneus 195/55 R16 estão perfeitos para este carro.
O que pode melhorar – A multimídia do Chevrolet Onix Premier aceita diferentes conexões, mas notamos instabilidade durante o uso (fato que não ocorreu com outros carros).
O acabamento do Onix, mesmo na versão topo de linha, explica o seu preço competitivo. Há plásticos de diferentes texturas, mas o interior não passa a sensação de sofisticação que já observamos em alguns carros da concorrência.
O porta-malas de 275 litros é um dos menores da categoria. São litros a menos do que o bagageiro dos rivais (300 litros).
Potência e KML – O motor 1.0 turbo entrega 116 cv com gasolina ou etanol. Já o torque é de 160 Nm com gasolina e de 165 Nm com etanol. Com esse motor, o Onix Premier vai de 0 a 100 em 10,1 segundos e, portanto, é um pouco mais rápido do que seus rivais.
Durante nossa avaliação, conseguimos médias superiores a 20 km/l de gasolina com o Onix Premier. Os números oficiais do Inmetro são de 15,1 km/l na estrada e 11,9 km/l na cidade. Ele mata os rivais na estrada e perde para o HB20 na cidade (12,7 km/l). Com etanol, faz 10,4 km/l na estrada e 8,4 km/l na cidade; números quase idênticos aos de seus concorrentes
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,163 m
Largura: 1,730 m
Altura: 1,476 m
Entre-eixos: 2,551 m
Porta-malas: 275 litros
Tanque: 44 litros
Veredicto – Vale a pena comprar o Chevrolet Onix Premier. Três anos depois de seu lançamento, o Onix Hatch continua bastante competitivo. A versão topo de linha, embora não tenha todos os equipamentos e a sofisticação disponíveis nos rivais que se renovaram, custa menos. E o carro tem ótima presença no mercado de seminovos.
Preços do Chevrolet Onix 2023
Onix LT 1.0 MT - R$ 89.700
Onix LTZ 1.0 MT - R$ 93.400
Onix Premier 1.0T AT - R$ 106.110