Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Onix Premier custa menos do que os rivais. Mas vale a pena?

Chevrolet Onix Premier 1.0 turbo automático é bem mais em conta do que as versões topo de linha do Hyundai HB20 e do Volkswagen Polo

14 dez 2022 - 06h00
(atualizado às 21h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Chevrolet Onix Premier 2023
Chevrolet Onix Premier 2023
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Chevrolet Onix tem apenas três versões disponíveis neste final de ano: uma turbinada e duas com motor aspirado. O Onix turbo é o topo de linha Premier, que custa R$ 106.100. Também é possível encontrar o Onix LTZ manual (R$ 93.400) e o Onix LT manual (R$ 89.700), ambos com motor 1.0 aspirado.

O Onix Premier, equipado com motor 1.0 turbo flex de 116 cv custa R$ 780 a menos do que o Hyundai HB20 Platinum, que também é 1.0 turbo flex, mas com 120 cv. Aqui tem briga. Mas, em números frios, não há razão para o Volkswagen Polo Highline, 1.0 turbo de 109/116 cv (g/e), custar R$ 3.880 a mais do que o Onix Hatch topo de linha. 

Além de ser mais potente, o Onix Premier é mais econômico do que o Novo Polo Highline. Bem, verdade seja dita, o Polo Highline é mais sofisticado do que o Onix Premier, inclusive tem bancos de couro e câmbio borboleta. Mas, ao contrário do Onix Premier, não tem 6 airbags (só 4).

Chevrolet Onix Premier 2023
Chevrolet Onix Premier 2023
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Quanto ao Hyundai HB20 Platinum Plus, ele custa incríveis R$ 9.780 a mais do que o Onix Premier. Isso porque o HB20 topo de linha vem recheado com sistemas de segurança, condução semiautônoma e itens que o colocam na categoria de “carro inteligente”. Talvez seja coisa demais para um hatch compacto, daí seu preço salgado: R$ 115.890.

O que nós gostamos – Mas falemos do Onix Premier 1.0 turbo automático. Este é o carro que avaliamos durante oito dias e que reforça o caráter popular da Chevrolet perante o posicionamento mais sofisticado da Volkswagen e da Hyundai. O Chevrolet Onix foi pensado para os mercados ditos emergentes (caso do Brasil) e, portanto, tem seus segredos de produção mais barata.

Chevrolet Onix Premier
Chevrolet Onix Premier
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Para quem busca um hatchback para rodar sem luxo, mas com os principais itens de modernidade, como 6 airbags, Wi-Fi a bordo, boa conectividade, câmbio automático, ar- condicionado digital, boa potência e baixo consumo, o Chevrolet Onix Premier é uma compra segura.

Mecanicamente, o Onix Premier está bem acertado para rodar no Brasil e tem um porte imponente (é o maior dos três carros citados). Os pneus 195/55 R16 estão perfeitos para este carro.

Chevrolet Onix Premier
Chevrolet Onix Premier
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O que pode melhorar – A multimídia do Chevrolet Onix Premier aceita diferentes conexões, mas notamos instabilidade durante o uso (fato que não ocorreu com outros carros).

O acabamento do Onix, mesmo na versão topo de linha, explica o seu preço competitivo. Há plásticos de diferentes texturas, mas o interior não passa a sensação de sofisticação que já observamos em alguns carros da concorrência.

O porta-malas de 275 litros é um dos menores da categoria. São litros a menos do que o bagageiro dos rivais (300 litros). 

Chevrolet Onix Premier
Chevrolet Onix Premier
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Potência e KML – O motor 1.0 turbo entrega 116 cv com gasolina ou etanol. Já o torque é de 160 Nm com gasolina e de 165 Nm com etanol. Com esse motor, o Onix Premier vai de 0 a 100 em 10,1 segundos e, portanto, é um pouco mais rápido do que seus rivais.

Durante nossa avaliação, conseguimos médias superiores a 20 km/l de gasolina com o Onix Premier. Os números oficiais do Inmetro são de 15,1 km/l na estrada e 11,9 km/l na cidade. Ele mata os rivais na estrada e perde para o HB20 na cidade (12,7 km/l). Com etanol, faz 10,4 km/l na estrada e 8,4 km/l na cidade; números quase idênticos aos de seus concorrentes 

Chevrolet Onix Premier
Chevrolet Onix Premier
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,163 m

Largura: 1,730 m

Altura: 1,476 m

Entre-eixos: 2,551 m

Porta-malas: 275 litros

Tanque: 44 litros

Veredicto – Vale a pena comprar o Chevrolet Onix Premier. Três anos depois de seu lançamento, o Onix Hatch continua bastante competitivo. A versão topo de linha, embora não tenha todos os equipamentos e a sofisticação disponíveis nos rivais que se renovaram, custa menos. E o carro tem ótima presença no mercado de seminovos.

Chevrolet Onix Premier
Chevrolet Onix Premier
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Preços do Chevrolet Onix 2023

Onix LT 1.0 MT - R$ 89.700

Onix LTZ 1.0 MT - R$ 93.400

Onix Premier 1.0T AT - R$ 106.110

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade