Peugeot 408 é revelado com design que une sedã, SUV e cupê
Irmão gêmeo do Citroën C5 X, novíssimo Peugeot 408 2023 surpreende pelo design e terá versões híbridas plug-in de até 225 cv
Depois de muita expectativa, a Peugeot revelou oficialmente nesta quarta-feira (22) a nova geração do 408 na Europa. Com design ousado que une elementos das carrocerias sedã, SUV e cupê, o novo Peugeot 408 também terá versões híbridas plug-in com até 225 cv de potência. O novo SUV cupê chegará ao mercado no início de 2023, e será produzido na Europa e na China.
O grande destaque do novo Peugeot 408 é o design. Por fora, o SUV cupê conta com linhas que seguem a atual identidade visual da montadora francesa. Na dianteira, o novo Peugeot 408 traz faróis finos de LED, luzes diurnas no formato “garra de leão” e uma grade frontal bem larga, que traz o novo logotipo da Peugeot e elementos pontilhados na cor da carroceria.
Na lateral, a carroceria traz vincos marcantes e linha de cintura alta. O teto tem caimento suave como num cupê. Já as rodas são de até 20’’. Medindo 4,69 m de comprimento, 2,06 m de largura e 1,48 m de altura – com entre-eixos de 2,79 m – o novo Peugeot 408 tem porte semelhante ao do Citroën C5 X, modelo com o qual compartilha a plataforma modular EMP2. O porta-malas tem capacidade para 536 litros.
Já na traseira, o Peugeot 408 tem lanternas de LED de formato horizontal e fino. Elas são interligadas por uma barra preta que traz o logotipo da marca francesa. A tampa do porta-malas abriga a placa, enquanto o para-choque traz um aplique de plástico preto na parte inferior. O novo Peugeot 408 estará disponível em seis opções de cores: Obsession Blue, Titanium Grey, Cumulus Grey, Elixir Red, Pearl White e Nera Black.
Por dentro, o Peugeot 408 conta com o já conhecido painel digital i-Cockpit, em layout semelhante ao encontrado no hatch 308. A tela de 10” é posicionada acima do volante e tem um design 3D em algumas versões. A central multimídia é de 10’’ e traz botões configuráveis para acessar as funções de áudio, navegação e telefone. Por fim, o console central traz botão seletor de marcha e freio de estacionamento com acionamento eletrônico.
Sob o capô, o novo Peugeot 408 terá três opções de motorização, sendo duas delas híbridas plug-in. As versões de entrada do modelo serão equipadas com um motor 1.2 turbo de 130 cv, enquanto as híbridas plug-in terão o motor 1.6 turbo associado a um propulsor elétrico em configurações de 180 cv e 225 cv. O câmbio será sempre um automático de 8 marchas, e apenas tração dianteira.
Com as primeiras entregas previstas apenas para o início de 2023, o novo Peugeot 408 será produzido em Mulhouse (França) e Chengdu (China). De acordo com a montadora francesa, o modelo será vendido em mercados globais. No entanto, o novo Peugeot 408 ainda não tem data para chegar ao Brasil.