Porsche 911 Carrera T é a versão “de passeio” do esportivo
Porsche 911 Carrera T tem suspensão mais baixa e acomoda apenas dois ocupantes; modelo está em pré-venda por R$ 815 mil
A Porsche anunciou a chegada de mais um integrante da gama 911 ao Brasil, o 911 Carrera T. Posicionado entre os modelos 911 Carrera e 911 Carrera S, o novo Carrera T conta com o mesmo motor dos demais integrantes, ou seja, o conhecido boxer de seis cilindros e 3.0 litros biturbo, capaz de entregar 385 cv e 450 Nm.
De acordo com os dados da Porsche, o novo 911 Carrera T consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e pode alcançar 291 km/h. Para melhor dirigibilidade, o 911 Carrera T traz também o sistema PTV Plus (Porsche Torque Vectoring Plus) com bloqueio do diferencial traseiro.
A fabricante explica ainda que a letra T na identificação do novo Porsche 911 Carrera significa touring (passeio) e foi usada pela primeira vez na homologação do 911 T como carro de passeio em 1968.
O primeiro 911 T foi oferecido até 1973, e em 2017 a Porsche reviveu a versão mais “purista” do 911 com o 911 Carrera T da linha 991. Desde então, o conceito de configuração minimalista e ainda mais esportiva foi levado com êxito para outras linhas, com o 718 Cayman T, o 718 Boxster T e o Macan T.
Reforçando o seu caráter esportivo, o novo 911 Carrera T acomoda apenas dois ocupantes, pois não possui banco traseiro – o que proporcionou redução de peso. O modelo também é equipado com a suspensão esportiva PASM (Porsche Active Suspension Management) rebaixada em 10 mm e isolamento acústico reduzido, fazendo com que o som do motor boxer de seis cilindros tenha presença ainda mais marcante na cabine.
O câmbio, de série, é manual de sete marchas – como manda o manual do apaixonado por desempenho “purista”. No mercado brasileiro, contudo, é provável que o 911 Carrera T venha com a caixa PDK robotizada de oito marchas.
O 911 Carrera T oferece como itens de série o pacote Sport Chrono e a suspensão esportiva PASM – recursos que apenas o Carrera T oferece combinado com o motor de 385 cv. O Carrera T também pode ser solicitado, sob encomenda, com eixo traseiro direcional, o qual costuma ser reservado para modelos a partir do Carrera S.
Volante esportivo GT, sistema de escapamento esportivo e bancos esportivos plus (ajuste elétrico de quatro vias) são outros itens de série que merecem destaque. Outras medidas colaboram para a redução de peso: além da remoção dos bancos traseiros e a redução dos elementos de isolamento acústico, o vidro e a bateria leves aliviam ainda mais o peso.
O Porsche 911 Carrera T já está em pré-vendas no Brasil. O preço público sugerido é de R$ 815 mil e as primeiras entregas vão ocorrer no primeiro semestre de 2023.