Próximo Fiat Strada pode ter inédita versão 100% elétrica
Ainda em fase de desenvolvimento, nova geração da picape Strada terá a plataforma modular CMP e também deve ter porte de Chevrolet Montana
Os próximos anos prometem ser eletrizantes para o Fiat Strada. Ainda em fase de desenvolvimento, a terceira geração da picape deve contar com uma inédita versão 100% elétrica. Líder de vendas no Brasil desde 2021, a Strada pode ser um dos primeiros carros eletrificados da montadora italiana produzidos no país.
Com o código de projeto XBP, a próxima geração do Fiat Strada deve ser feito sobre a plataforma modular CMP do grupo Stellantis. Vale lembrar que essa base prevê a fabricação de carros elétricos e já é utilizada há alguns anos na Europa e no próprio Brasil, em modelos como os Peugeot 208 e Citroën C3 e C3 Aircross.
Apesar disso, a nova Strada deve manter as conhecidas opções a combustão, ao menos nas configurações de entrada, com os atuais 1.3 Firefly e o 1.0 turbo em versões atualizadas e mais eficientes. No caso do 1.0 turbo, é previsto que a picape conte inclusive com um sistema híbrido-leve.
Batizado de Bio-Hybrid, o novo sistema associa um pequeno motor elétrico ao motor a combustão interna, substituindo o alternador e o motor de partida, gerando torque adicional e energia para recarregar a bateria. Tudo isso enquanto ainda contribui para a economia de combustível.
Já no caso das versões elétricas, o provável é que a futura Strada seja equipada com o mesmo conjunto elétrico do Peugeot e-208 GT, que oferece 136 cv ou 156 cv, dependendo do mercado. Esse motor deve equipar as duas versões mais caras da picape, que ficará mais tecnológica e segura.
Junto com a eletrificação, o novo Fiat Strada também deve crescer em dimensões. No entanto, a nova geração do modelo ainda será menor do que a Toro, e mais próxima do Chevrolet Montana e da futura picape da Volkswagen.
Produzida desde 2020, a segunda geração do modelo líder de vendas vem recebendo novidades nos últimos anos, como o câmbio automático do tipo CVT e a opção de motor turbo com um leve facelift. Como o projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento, é provável que a próxima geração do Fiat Strada faça sua estreia apenas daqui a cerca de dois ou três anos.
Fonte: Automais