Pulse Abarth é revelado no BBB 22 como nova marca da Fiat
Inédito SUV esportivo, Pulse Abarth será o prêmio do Big Brother Brasil 2022 e chega no último trimestre lançando uma nova marca da Fiat
O inédito Pulse Abarth foi revelado no programa BBB 22, da Rede Globo, na noite deste domingo (13). Foi a primeira aparição oficial do novo carro da Fiat, um SUV esportivo, que inaugura uma nova marca no Brasil. O carro tem uma proposta aspiracional e chega não apenas como uma nova versão do Fiat Pulse, mas sim como o primeiro da família Abarth.
Tecnicamente, o Pulse Abarth é um Fiat, mas nem sequer o logotipo da marca ele leva. Na grade frontal, o emblema que aparece é o da Abarth, que mostra um escorpião sobre as cores amarelo e vermelho. Inaugurando a nova marca de carros esportivos da Fiat, o Pulse Abarth será o único desta carroceria a usar o motor 1.3 turbo de 185 cv com câmbio automático de 6 marchas (mesmo conjunto da picape Toro).
Para dar uma ideia, o Pulse Abarth deve baixar a relação peso/potência do SUV da Fiat de 9,5 para menos de 7 kg/cv. Portanto, espera-se um desempenho campeão na categoria e vários aprimoramentos técnicos na suspensão, direção e freios, além de um design esportivo exclusivo. No segundo e terceiro trimestres, a Fiat vai promover o lançamento do Pulse Abarth por meio de ações especiais na internet, mas não fará pré-venda antes do quarto trimestre.
A marca Abarth surgiu na Itália, em 1958, com o modelo Fiat Abarth 750 Coupé Zagato. Foi uma criação do preparador Carlo Abarth, que obteve várias vitórias em competições com seus modelos de baixa relação peso/potência. Por isso, ele declarou: “Há uma certa satisfação em humilhar carros maiores e mais caros com um hatchback”.
O espírito permanece o mesmo. A Abarth é fornecedora de motores da Fórmula 4 Brasil (campeonato FIA) e pretende ter estreita relação com as competições. A Fiat já teve dois modelos Abarth vendidos no Brasil: o Fiat Stilo Abarth 2.4 20V (2002) e o Fiat 500 Abarth 1.4 Turbo (2014). Porém, as aspirações agora são muito maiores. A estreia no BBB 22 foi só o primeiro passo.
“É a introdução de uma marca e não de um produto”, disse Herlander Zola, vice-presidente da Fiat. Além do Pulse Abarth, pelo menos mais dois carros virão na sequência, mas ainda não foram revelados. Os modelos Abarth serão vendidos em espaços especiais dentro da própria rede Fiat – haverá entre 25 e 50 lojas credenciadas para um atendimento especializado aos clientes Abarth. Nessas concessionárias, os logotipos da Fiat e da Abarth aparecerão lado a lado na fachada da loja.
Além das características técnicas, o Pulse Abarth pretende se impor pelo design. O carro revelado no BBB 22 tinha uma faixa vermelha na grade, os retrovisores externos pintados de vermelho e uma faixa na lateral. A traseira também traz detalhes especiais de design e escapamentos esportivos. Um dos itens que mais chamou a atenção no carro que será entregue ao campeão do BBB 22 foi o logotipo com o escorpião da Abarth.
A marca tem o escorpião como símbolo porque este é o signo de Carlo Abarth, seu fundador, que nasceu no dia 15 de novembro de 1908. Como ainda faltam mais de seis meses para o lançamento do Pulse Abarth, a Fiat não revelou o preço do carro durante sua exposição no programa Big Brother Brasil 2022.