Ram 1200, baseada na Fiat Toro, será uma anti-Maverick
Inédita picape da Ram usará a plataforma da Fiat Toro, porém será maior e terá a missão de impedir o crescimento da Ford Maverick
Dentro de dois ou três anos a Ram terá uma picape nacional rodando no Brasil. Trata-se da Ram 1200, uma picape de porte intermediário entre duas jóias da Ford, a Maverick e a Ranger. Baseada na Fiat Toro, da qual herdará a plataforma Small Wide 4x4 e a carroceria monobloco, a inédita Ram 1200 será uma anti-Maverick.
Tudo é uma questão de tática da Stellantis para o mercado brasileiro e sul-americano de picapes. A supermontadora tem como estratégia liderar o segmento de picapes no continente. Por enquanto, ela já é líder com a dupla Strada e Toro, duas picapes compactas que dominam amplamente o mercado. Porém mais duas picapes estão a caminho.
Para brigar no segmento de picapes médias, a Stellantis terá a novíssima Peugeot Landtrek, que será produzida no Uruguai. Mas um futuro filão pode estar exatamente onde a Ford Maverick, de 5,07 m, se instalou: entre a Toro (4,945 m) e a Ranger (5,35 m). A inédita Ram 1200 terá no mínimo o mesmo tamanho da Ford Maverick, possivelmente um pouco mais, porém não será tão grande quanto a Ford Ranger.
O nome foi escolhido a dedo. A Ram já faz sucesso no nicho de superpicapes americanas importadas, com os modelos 1500 e 2500. Em outros mercados, como o México, a Stellantis vendeu a Ram 750 (que na verdade é a nossa Fiat Strada). O nome 1200 é para marcar um veículo um pouco inferior à Ram 1500, mas poderosa a ponto de superar a Fiat Toro e barrar o avanço da Ford Maverick.
O lançamento da Ram 1200 deve acontecer entre 2024 e 2025, pois leva tempo para o desenvolvimento de uma picape desse porte. O veículo será feito na fábrica da Stellantis em Goiana (PE), de onde saem a Fiat Toro e três modelos SUV da Jeep: Renegade, Compass e Commander. Dentro da fábrica, a Ram 1200 recebeu o apelido de “Torona”, por ser uma Toro maior. Oficialmente, é o Projeto 291.
Segundo o site Autos Segredos, a Ram 1200 será testada com os motores 2.0 Tiger Shark turbo flex. O mesmo motor será usado pelo Fiat Toro SUV. Espera-se uma potência superior a 200 cv e torque entre 380 e 400 Nm. O câmbio será automático de 9 marchas e a tração será 4x4, como a da Maverick. Outra semelhança será na suspensão traseira, multibraço independente.
Também haverá versões a diesel na Ram 1200, o que será um diferencial em relação á Maverick. O motor será o 2.2 Multijet II turbo diesel de 203 cv e 440 Nm de torque. O câmbio será o mesmo, automático de 9 marchas, assim como a tração 4x4.
Uma dificuldade da Stellantis será combinar o grande espaço interno, que é característica das picapes Ram, com a capacidade da caçamba. É possível que ela mantenha os 937 litros da Fiat Toro (um pouco menos do que os 943 litros da Ford Maverick) para garantir o espaço generoso na cabine. Quanto à capacidade de carga, a Maverick carrega 617 kg e isso é o mínimo que o consumidor vai esperar da Ram 1200.
Como ainda faltam mais de 24 meses para o lançamento, a Stellantis ainda tem a opção de adotar um motor a diesel de 3 cilindros, de 1,5 litro, e também de estudar possibilidades de um modelo híbrido. Este é um nicho que tende a ser ocupado pela Maverick, a menos que a Ford demore para se decidir. Como a Maverick híbrida plug-in está "bombando" nos Estados Unidos, espera-se que essa configuração chegue ao Brasil a partir de 2023 ou, no mais tardar, em 2024.
Ainda é muito cedo para especular sobre preços, mas o mercado espera que a Ram 1200 custe bem menos do que os modelos importados 1500 e tenha um preço similar ao da Ford Maverick, que hoje custa R$ 235.190.