Ram Classic estreia e declara guerra ao Toyota Hilux GR-S
Picape produzida no México chega sem imposto de importação e é de uma geração anterior à Ram 1500 Rebel, mas é enorme e tem ambições
Ram Classic é o nome da nova picape da Stellantis para o mercado brasileiro. O modelo é fabricado no México e ainda faz parte da quarta geração das picapes Ram, ou seja, uma anterior ao Ram 1500 Rebel. O Ram Classic V8 (nome adotado no Brasil), sem o número “1500”, pretende disputar espaço numa categoria inferior.
Isso não significa que o Ram Classic não tenha os melhores atributos das picapes da marca americana. Mas significa que o seu posicionamento é diferente – e até mais ousado do que os dos modelos 1500, 2500 e 3500, todos comercializados no Brasil.
Com uma meta ousada de vender 1.700 unidades somente este ano, o Ram Classic V8 mira diretamente na categoria C-Pick-up (médias), mais exatamente onde está o Toyota Hilux GR-S, que custa R$ 354.790. A guerra contra a picape líder está declarada pela Ram.
A ideia é oferecer a mesma pegada esportiva da picape japonesa, porém com um porte muito maior e um design muito mais ousado, mas outras versões das picapes topo de linha também serão afetadas. O preço do Ram Classic será anunciado somente no dia 15 de setembro, quando a picape chegar às lojas da marca. A expectativa é que custe entre R$ 350 mil e R$ 370 mil.
O Ram Classic tem quase 6 m de comprimento e uma distância entre-eixos impressionante, de 3,570 m, onde quase caberia um Fiat Mobi (3,596 m). Portanto, estamos falando de uma picape que é meio metro maior do que sua suposta rival, a Hilux GR-S. A caçamba tem capacidade para 1.424 litros (é a maior do Brasil).
Além do porte, o Ram Classic pretende se impor pelo motor 5.7 V8 de 400 cv de potência e 556 Nm de torque. A transmissão é automática de 8 velocidades e a tração é 4x4. Já rodamos com o Ram Classic V8 na pista de asfalto da Pirelli, no Circuito Panamericano, e deu para sentir que o modelo responde razoavelmente bem em curvas feitas em velocidade e nas frenagens.
O motor tem duas válvulas por cilindro e responde rápido às solicitações no acelerador. A picape é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, apesar de seus 2.553 kg.
A Ram fez questão de colocar a picape Classic numa pista de asfalto para enfatizar sua proposta, que é estradeira mesmo. Os pneus são "borrachudos", com muita área de contato no solo para ajudar na estabilidade. Segundo a Ram, os clientes da marca sonhavam com uma picape que tivesse rodas aro 20. Desejo atendido com rodas exclusivas. As medidas dos pneus são 275/60 R20.
Visualmente, a equipe brasileira da Stellantis tratou de criar um novo capô para a picape produzida no México. A peça ficou mais robusta e ganhou duas "entradas" de ar para o motor (na verdade, são dois enfeites de plástico preto, sem função técnica). A traseira tem duas saídas de escapamento e o nome RAM enorme na tampa da caçamba. Os faróis com projetor têm bifunção.
A caçamba tem revestimento e a iluminação é em led. A picape Ram Classic V8 tem capacidade para rebocar 3,5 toneladas e vem com preparação para gancho de série. O veículo conta com 6 airbags de série, controle eletrônico de tração e estabilidade, trailer way control e mitigação de desvio da carroceria.
Com 11 cm a mais do que o Ram 1500 Rebel, o Ram Classic oferece 1,1 m de distância para pernas no banco traseiro. O banco, aliás, pode se transformar numa plataforma para que o usuário faça ali uma cama, por exemplo, ou um espaço extra de carga. Embaixo do banco traseiro há espaço para guardar pequenos objetos.
No interior, o Ram Classic V8 tem quadro de instrumentos com computador de bordo colorido de 7”, multimídia Uconnect de 8,4”, navegador por GPS e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Há uma câmera de ré com linhas ativas (o que é bom para um veículo de quase 6 m) e o sistema de som é Alpine com 9 alto falantes e 506 watts.
O volante de couro não tem ajuste de profundidade, mas é possível ajustar a distância dos pedais, o que permite que pessoas de várias estaturas dirijam em boa posição. Conforto tem de sobra, com bancos aquecidos e ventilados. O câmbio não tem alavanca nem aletas, mas sim um botão giratório que a Ram chama de Rotary Shifter. Há ainda limitador de marchas no volante e a chave é presencial com partida remota.
O Ram Classic V8 tem duas versões para o Brasil. A primeira é a Laramie, que pode ser identificada pelo cromado no para-choque, nas rodas, nos retrovisores e nos logotipos. As cores disponíveis são preta, branca, vermelha e azul.
A versão matadora, porém, deve ser a Laramie Night Edition, que tem grade preta, rodas pretas, retrovisores pretos, logotipos pretos e para-choques na cor da carroceria. As cores disponíveis são preta, branca, vermelha e cinza.
Junto com a nova picape Classic, a Ram passa a oferecer aos seus clientes um cartão de crédito Mastercard Black com benefícios para os usuários. Haverá ainda um programa de três anos de revisões já incluído no preço da picape. A estratégia de lançamento prevê a presença de 30 clientes selecionados em cada uma das 60 lojas da marca. Assim, a previsão é de muitas vendas já após as primeiras horas do lançamento.
Ficha técnica
Modelo: Ram Classic V8
Versões: Laramie e Laramie Night Edition
Motor: 5.7 V8 a gasolina
Cilindrada: 5654 cm3
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 556 Nm a 3.950 rpm
Câmbio: 8 marchas AT
Tração: 4x2, 4x4 High e 4x4 Low
Freios: disco ventilados (d) e disco sólido (t)
Suspensão: duplo A (d) e five-link (t)
Direção: elétrica com 12,1 m de diâmetro de giro
Pneus: 275/60 R20
Comprimento: 5,816 m
Largura: 2,017 m
Altura: 1,970 m
Entre-eixos: 3,570 m
Caçamba: 1.424 litros
Carga útil: 531 kg
Peso: 2.553 kg
Vão livre entre os eixos: 236 mm
Ângulo de entrada: 18,3 graus
Ângulo de saída: 24,8 graus
Ângulo de rampa: 19,4 graus
Tanque: 98 litros
Consumo cidade: 5,2 km/l
Consumo estrada: 6,4 km/l
0 a 100 km/h: 7s7
Velocidade máxima: 174 km/h