PUBLICIDADE

Ram Rampage R/T 2.0 Turbo: avaliação, notas e veredicto

Guia do Carro avaliou o Ram Rampage R/T, que tem motor 2.0 turbo de 272 cv, câmbio AT9 e custa R$ 269.990

4 set 2023 - 04h50
Compartilhar
Exibir comentários
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Avaliamos o Ram Rampage R/T com o motor Hurricane 4 a gasolina. Trata-se da única picape esportiva nacional. Rodamos com a Rampage na cidade, na estrada e na areia. Veja a seguir como a picape se saiu nos critérios que consideramos fundamentais para uma boa compra. 

Desempenho – Pensa numa picape leve, com carroceria monobloco, que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h abaixo de 7 segundos e tem uma relação peso/potência de apenas 7 kg/cv. Esta é a Rampage R/T. É impossível não se empolgar com o desempenho da picape esportiva, que atinge 220 km/h.

A razão desse desempenho empolgante é o motor Hurricane 4, um 2.0 turbo a gasolina. A ótima potência máxima de 272 cv é entregue a 5.200 rpm e o poderoso torque de 400 Nm está disponível a 3.000 rpm. O motor tem um ronco (artificial) estimulante e está acoplado à transmissão automática de 9 marchas da ZF.

Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na estrada, poucos são os limites da Rampage R/T se o objetivo é acelerar, andar forte, fazer rápidas ultrapassagens e demonstrar quão poderosa pode ser uma picape fabricada pela Stellantis em Pernambuco.

Consumo – O ótimo desempenho cobra um preço bem alto no consumo. Segundo a Ram, a Rampage R/T faz 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Mas a picape ainda não passou pelas medições do Inmetro. Na prática, não conseguimos esses números, apesar de o veículo contar com Start/Stop.

Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na cidade, conseguimos média de 5 km/l. Na estrada, conseguimos 9,5 km/l, mas sempre em velocidades moderadas. Na média da avaliação conseguimos 7,5 km/l. É muito difícil conseguir os números divulgados pela Ram, a menos que o motorista abra mão de toda sua espetacular performance, mas que graça tem?

Dirigibilidade – Nem parece uma picape. Construída sobre a base do Fiat Toro, que tem carroceria monobloco, a Rampage já é uma picape boa de dirigir em qualquer versão. Nesta R/T esportiva, então, com ajuste mais focado na performance e a suspensão rebaixada em 10 mm, o comportamento dinâmico faz a diferença.

Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os pneus de perfil médios (235/55) não ajudam muito nos quiques da caçamba (uma característica comum em qualquer picape), mas, apesar da suspensão mais dura, não é nada que estrague o prazer ao dirigir, que traz a segurança do controle eletrônico de estabilidade.

Conforto – O Ram Rampage tem o entre-eixos maior do que o Fiat Toro e a sensação de espaço na cabine é boa. Os bancos traseiros não são tão confortáveis quanto os do Ford Maverick (rival direto). Mas a sofisticação da Rampage R/T ganha fácil de qualquer versão da Maverick.

Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em relação à versão Laramie, a versão R/T acrescenta volante, painel e interior com revestimento de couro e suede com costuras vermelhas. Nas viagens ou no trânsito o piloto automático adaptativo com Stop & Go é mais um item de conforto. A picape vem com:

  • Abertura remota da tampa traseira
  • Acendimento automático dos faróis
  • Ajuste elétrico de altura do farol
  • Alças auxiliares de acesso ao veículo
  • Ar-condicionado digital dual zone
  • Banco elétrico do motorista de 12 vias
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
  • Câmera de ré
  • Comutação automática do farol alto
  • Desembaçador da janela traseira
  • Quadro de instrumentos Full Digital de 10,3"
  • Ramcharger (carregador por indução)
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Saídas de ar traseiras
  • Seletor rotativo de marchas
  • Sensor de chuva
  • Sensor de estacionamento dianteiro/traseiro
  • Sistemas de alerta de saída de faixa, detecção de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de ponto cegos, monitoramento de pressão dos pneus, mitigação de rolagem da carroceira.
  • Assistente de partida em subidas
  • Tração 4X4 Auto e 4X4 Reduzida
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • 6 portas USB, sendo 03 tipo C (carregamento rápido)
  • 7 airbags
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Ram Rampage R/T 2.0 TH4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Usabilidade – Com tração integral sob demanda e caçamba de 980 litros, a Rampage R/T é boa de guiar e de usar. Ela não é compacta como a Toro, mas não é enorme como as picapes com caroceria sobre chassi.

Faróis Full LED com projetor bifunção e faróis de neblina com função Cornering também elevam o patamar da usabilidade. A tampa traseira é amortecida e a caçamba tem ganchos superiores e inferiores para amarração de carga. Além disso, o Ram Rampage R/T tem assistente de controle em descida, o que amplia sua utilização, e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.

Conectividade – Outro ponto alto do Ram Rampage. A conectividade Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e a multimídia Uconnect de 12,3" é uma das melhores do momento. Todas as conexões são fáceis e intuitivas.

Origem do nome Rampage veio de picape da Dodge:

Notas

Desempenho - 10 (ótimo)

Consumo - 5 (bom)

Dirigibilidade - 10 (ótimo)

Conforto - 9 (ótimo)

Usabilidade - 10 (ótimo)

Conectividade - 10 (ótimo)

Veredicto

Ram Rampage R/T
Ram Rampage R/T
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Principais dados

Preço: R$ 269.990

Potência: 272 cv a 5.200 rpm

Torque: 400 Nm a 3.000 rpm 

Câmbio: 9 marchas AT

Dimensões (m): 5,0280 (c), 1,886 (l), 1,771 (a) e 2,994 (ee)

Peso: 1.917 kg

Pneus: 235/55 R19

Tanque: 55 litros

Caçamba: 980 litros

Carga máxima: 750 kg

0-100 km/h: 6s9

Velocidade máxima: 220 km/h

KML cidade: 8,0

KML estrada: 10,0

Emissão de CO2: n/d

Conheça a Rampage, primeira picape nacional da Ram :
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade