Rampage, da Ram, estreia em 5 versões e parte de R$ 239.990
Conheça as versões e os preços (bem competitivos) do Ram Rampage, que ataca o Ford Maverick e expande o poder do Fiat Toro
Rampage, a primeira picape nacional da Ram, provoca mais do que um pleonasmo na junção de marca e modelo: Ram Rampage. Daí ainda pode surgir uma metonímia ou elipse. Mas, calma. A Rampage provoca mesmo é uma nova ordem no segmento de picapes monobloco da categoria C, na qual estão o Fiat Toro e o Ford Maverick.
O Ram Rampage – nome oriundo de uma antiga picape da Dodge, que soa meio estranho pelo “Ram Ram” – estreia em cinco versões, sendo duas com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv/380 Nm e três com o poderoso Hurricane 4, um motor 2.0 a gasolina de 272 cv/400 Nm. Todas as versões têm câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4 Auto e 4x4 reduzida com acionamento eletrônico.
Ótimas credenciais, não? Mas não para por aí. Os preços são muito competitivos e têm claro objetivo de “matar” o Ford Maverick, que tem duas versões versões (FX4 e Híbrida) por R$ 244.890 e é seu principal rival. Confira as versões e preços do novo Ram.
Rampage Rebel Turbo Diesel - R$ 239.990
Rampage Rebel Hurricane 4 - R$ 249.990
Rampage Laramie Turbo Diesel - R$ 249.990
Rampage Laramie Hurricane 4 - R$ 259.990
Rampage R/T Hurricane 4 - R$ 269.990
A diferença do Ram Rampage e do Ford Maverick para as picapes tradicionais da categoria D é que não têm chassi. Elas utilizam carroceria monobloco, que já traz os sistemas de suspensão, direção e freios embutidos. Não precisam se apoiar sobre um chassi. Portanto, elas têm uma dirigibilidade muito melhor, semelhante à de um automóvel.
A questão aqui é que o inédito Ram Rampage rompe as estruturas do segmento de picapes de uma forma que o Ford Maverick não ousou fazer. Baseada na plataforma Small Wide da Stellantis, a picape Rampage expande o poder do Fiat Toro para limites ainda desconhecidos.
O Fiat Toro é líder de sua categoria desde o lançamento (foi a melhor ideia da década passada). O novíssimo Ram Rampage dá um padrão superior, um porte maior e uma imponência que o ótimo Ford Maverick não tem. O modelo da Ram é mais alto e seu design é mais musculoso.
Pode ser um tremendo sucesso comercial, como já vimos no Fiat Toro, pois o Ford Maverick só pode crescer para baixo, ou seja, com versões mais baratas do que as vendidas atualmente no Brasil, enquanto o Ram Rampage tem espaço para usar e abusar do aspecto aspiracional da marca e da própria picape.
Três versões matadoras
Fiel à palavra inglesa Rampage, que significa alvoroço, tumulto, a picape da Ram traz três versões muito diferentes uma da outra.
A Rampage Rebel tem uma pegada off-road, aventureira, e seu design é marcado por elementos pretos (grade, rodas e outros detalhes).
A Rampage Laramie é mais sofisticada e abusa dos acabamentos cromados. Por fim, a Rampage R/T é um soco na razão, pois traz elementos de esportividade muito convincentes, como suspensão rebaixada em 10 mm e teto preto.
Tanto que a Ram convidou um grupo de jornalistas para experimentar a Rampage R/T na pista do circuito particular de Curvelo, MG, e depois estendeu a experiência para toda a mídia especializada no circuito de Interlagos, em São Paulo.
A versão R/T da Rampage é rebaixada em relação às demais e isso melhora ainda mais seu comportamento dinâmico, que já é excelente para uma picape. Tudo isso envelopado num design extremamente feliz, conduzido aqui mesmo no Brasil pelo craque Peter Fassbender (criador do Fiat Toro).
Há também, uma escala de rodas e pneus para diferenciar as três versões da Rampage: rodas de 17” e pneus 235/60 Pirelli Scorpion na Rebel; rodas de 18” e pneus 235/60 na Laramie; rodas de 19” e pneus 235/55 na R/T.
Outros diferenciais: interior com couro marrom na Laramie e interior preto com suede e costura vermelha na R/T, que tem ainda escapamento esportivo com ronco artificial e botão R/T no volante para apimentar a condução.
Qual versão vai vender mais? Nem a própria Ram sabe. São os clientes que vão decidir, a partir da abertura da pré-venda online (nesta quinta, 22, às 10h), num lote de 500 unidades faturadas em junho e julho. Depois, haverá mais duas mil unidades no Open Door da Rampage em 100 concessionárias da marca (30 clientes por loja), que serão faturadas em agosto e setembro.
Destaques da picape Rampage
Pela primeira vez, uma picape da Ram utiliza câmbio borboleta para trocas de marcha manuais (versão R/T). A Rampage utiliza 90% de aços de alta e ultrarresistência.
Além da tração 4x4, a Rampage vem equipada com controle de descida e tem suspensão independente nas quatro rodas (multilink na traseira). Embora seja o mesmo conjunto do Fiat Toro, a suspensão tem geometria específica da Ram.
A caçamba tem capacidade para 980 litros, é revestida e tem iluminação de led. A capacidade de carga do Ram Rampage é de 1.015 kg nas versões TD e de 750 kg nas versões Hurricane 4.
Faróis e lanternas são full led. Um detalhe que precisou de aprovação dos Estados Unidos é a bandeira estadunidense com estrelinhas refletida na iluminação das lanternas.
O painel é digital com tela de 10,3” e a multimídia tem conexão sem fio no Android Auto e Apple CarPlay com tela tátil 12,3”. O veículo tem seis entradas USB, sendo duas na frente (A e C) e quatro atrás (duas A e duas C), além de serviços Ram Connect gratuitos por 12 meses.
O sistema de segurança traz o pacote Adas, com 7 airbags. O som é Harman Kardon, o seletor do câmbio automático é rotativo e os bancos do motorista e do passageiro da frente têm ajustes elétricos.
Muitos podem considerar o Ram Rampage um Fiat Toro maior. Mas a picape vai muito além disso. Segundo a Stellantis, a Rampage tem 60% de componentes novos na plataforma e 90% na carroceria cabine dupla.
Principais números
Comprimento: 5,028 m
Largura: 1,886 m (sem espelho)
Altura: 1,780 m (Rebel e Laramie) e 1,771 m (R/T)
Entre-eixos: 2,994 m
Vão livre: 264 mm
Peso: 1,936 kg (Rebel TD), 1,942 kg (Laramie TD), 1,906 kg (Rebel H4), 1,915 kg (Laramie H4) e 1,917 kg (R/T)
Capacidade de carga: 1,015 kg (TD) e 750 kg (H4)
Caçamba: 980 litros
Tanque: 60 litros (TD) e 55 litros (H4)
Diâmetro de giro (m) 11,9 m (Rebel e Laramie) e 12,0 m (R/T)
Km/l cidade: 9,8 (Rebel TD), 9,9 (Laramie TD), 7,9 (Rebel H4), 7,9 (Laramie H4) e 8,0 (R/T)
Km/l estrada: 12,4 (Rebel TD), 12,4 (Laramie TD), 9,7 (Rebel H4), 9,7 (Laramie H4) e 10,0 (R/T)
0-100 km/h: 10s9 (Rebel e Laramie TD), 7s1 (Rebel e Laramie H4) e 6s9 (R/T)
Velocidade máxima: 186 km/h (Rebel e Laramie TD), 210 km/h (Rebel e Laramie H4) e 220 km/h (R/T)
Preços
Rampage Rebel Turbo Diesel - R$ 239.990
Rampage Rebel Hurricane 4 - R$ 249.990
Rampage Laramie Turbo Diesel - R$ 249.990
Rampage Laramie Hurricane 4 - R$ 259.990
Rampage R/T Hurricane 4 - R$ 269.990