Reggae inspira designer do Volvo V40
- Karina Craveiro
- Direto de São Paulo
Com apenas 36 anos, o designer americano Chris Benjamin carrega uma grande responsabilidade. Ele é o criador da aparência exterior do novo V40, modelo de entrada da Volvo, e grande aposta da fabricante sueca no mundo.
» Veja os destaques do salão de São Paulo em 800 imagens exclusivas
Sucessor do C30, o V40 chega ao Brasil no próximo ano. Na Europa ele é comercializado por 19.990 libras, cerca de R$ 66 mil, e concorre diretamente com a nova geração do Volkswagen Golf VII. Acima do nicho, ainda brigam Mercedes-Benz Classe A, BMW Série 1 e Audi A3 ¿ modelos que serão os principais rivais do V40 no Brasil. "Todos falavam para mim que eu deveria fazer um C30 cinco portas. Mas acho que o V40 ficou ainda mais esportivo e tenta juntar melhor os aspectos que se esperam de um hatch, que faz a ponte entre os sedãs, e as station wagons", justifica ele, que costuma a fazer seus sketchs (desenhos iniciais do projeto) escutando reggae. "É uma grande inspiração. E ouço música para não ouvir nenhum outro som. Meu pai é jamaicano, por isso gosto muito do estilo", diz.
Nascido em Nova Iorque e criado em Miami, nos Estados Unidos, Benjamin acredita que o clima da cidade foi um incentivo para que começasse a estudar arte desde o colégio. "Naquele caldeirão, com gente mais quente e criativa, passei a estudar muito cedo. Aos 10 anos, eu nem sabia que desenhar carros era uma profissão. O que acontece é que meu pai era mecânico e minha mãe que era influenciada pela família judia alemã, queria que eu trabalhasse com carros também. Achei que poderia combinar a paixão pela arte e os automóveis", conta o engenheiro, fã assumido do designer Daniel Simon, famoso por projetos na Volkswagen, Bugatti, Audi e Bentley. "Eu até o conheci pessoalmente e foi demais. E minha admiração acontece porque ele também trabalhou muito na indústria automotiva", explica.
Projeto Volvo V40
Por conta do V40, Benjamin teve que se mudar da Califórnia, em 2009, e continuar o projeto na Suécia, onde morou por dois anos. No país, segundo ele, aprendeu que o design escandinavo significa criar mais com menos. "Não adianta enfeitar o carro ou usar vários recursos, mas criar dramaticidade trabalhando com poucas linhas. O segredo é o trabalho de superfície, sem ter que vincar o carro. Ninguém precisa de tantos vincos assim", diz.
Substituto do C30, modelo considerado pela Euro NCAP como o mais seguro do mundo, o novo hatch sueco produzido na Bélgica teria de ser no mínimo tão seguro quando o cupê. De acordo com Benjamin, o projeto de design acaba passando pelas exigências de segurança. "A distância do capô para o motor é muito importante, porque o pedestre não pode se chocar com partes muito rígidas em caso de atropelamento. Com o airbag de pedestres, como o capô levanta junto com a bolsa num choque contra um pedestre, pudemos deixar a tampa mais baixa possível, cinco centímetros mais baixa que no C30", explica ele, que lamenta por saber que muita gente ainda relaciona a Volvo com design "demodê". "Tem gente que até hoje acha que fazemos carros quadrados! Talvez pelo fato de sempre termos feitos carros construídos como tanques, como dizem. O negócio é juntar a imagem de segurança ao novo estilo. No V40 as duas coisas funcionaram muito bem", completa.
Salão do Automóvel de São Paulo
A 27ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo ocorre entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro de 2012, no Pavilhão de Exposições do Anhembi - na zona norte da capital paulista. Ao todo, 49 montadoras e importadoras irão expor cerca de 500 carros durante o evento. O horário de funcionamento do evento varia: no dia 24 de outubro, a exposição abre das 14h às 22h; do dia 25 de outubro a 3 de novembro, das 13h às 22h; já no dia 4 de novembro o salão recebe os visitantes das 11h às 19h.
Confira os preços (antecipados):
Adulto (Inteira) - 1º dia: R$ 40 / Dias de semana: R$ 50 / Fim de semana e Feriado: R$ 70
Crianças/Estudantes (meia entrada*) - 1º dia: R$ 20 / Dias de semana: R$ 25 / Fim de semana e Feriado: R$ 35
Redes Sociais (mediante código promocional) - 1º dia: R$ 32 / Dias de semana: R$ 40 / Fim de semana e Feriado: R$ 56
Grupos e Caravanas (mínimo de 30) - 1º dia: R$ 40 / Dias de semana: R$ 40 / Fim de semana e Feriado: R$ 56
Kit Fã - 1º dia: R$ 150 / Dias de semana: R$ 150 / Fim de semana e Feriado: R$ 150
Kit VIP - 1º dia: R$ 500 / Dias de semana: R$ 500 / Fim de semana e Feriado: R$ 500
Confira os preços (na bilheteria):
Adulto (inteira) - 1º dia: R$ 45 / Dias de semana: R$ 55 / Fim de semana e Feriado: R$ 80
Crianças/Estudantes (meia entrada) - 1º dia: R$ 22,50 / Dias de semana: R$ 27,50 / Fim de semana e Feriado: R$ 40
*meia entrada: estudantes, professores da rede pública, aposentados e idosos com mais de 60 anos