Renault 5 elétrico é revelado com visual retrô e até 150 cv
Com design inspirado em ícone da Renault e até 400 km de alcance, hatch elétrico substituto do Zoe chega ao mercado e pode vir ao Brasil
Ícone francês produzido entre 1972 e 1996, o Renault 5 está de volta. Com visual retrô inspirado no hatch R5 original e motorização elétrica, o novo Renault 5 E-Tech foi revelado oficialmente nesta segunda-feira, 26. Substituto do Zoe, o Renault 5 elétrico mantém muito da versão conceito mostrada em 2022 e pode chegar ao Brasil.
Na dianteira, o novo Renault 5 E-Tech traz faróis de LED em formato trapezoidal. Eles são interligados por uma barra horizontal que simula a grade frontal do modelo original dos anos 80. Já o logotipo é o mesmo que estreou com o Megane E-Tech no Brasil neste ano. Um detalhe curioso e bem interessante fica no capô do hatch.
Trata-se de um display de formato retangular, que exibe o número 5 quando a carga da bateria chegar a 100%. Na lateral, o Renault 5 conta com vincos marcantes nos para-lamas e nas portas, com destaque para as rodas de até 18" e as maçanetas traseiras camufladas no contorno das janelas. Na traseira, as lanternas de LED têm formato vertical.
Por dentro, o acabamento mescla linhas retas e modernas com detalhes retrô. O acabamento conta com uma parte em tecido na parte das portas e no painel, que dependendo da versão, pode ser na mesma cor da carroceria. O painel de instrumentos varia de 7" a 10", enquanto a multimídia é sempre de 10".
O modelo estreia a nova plataforma AmpR Small – uma evolução da base CMF-B EV. Em dimensões, o novo Renault 5 E-Tech fica posicionado entre o atual Clio a combustão e o futuro Twingo elétrico. Ele mede 3,92 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,50 m de altura. O entre-eixos é de 2,54 m e o porta-malas leva até 326 litros.
A princípio, serão oferecidas duas opções de baterias – 40 kWh ou 52 kWh – sendo a primeira com 300 km de alcance e a segunda com até 400 km no ciclo WLTP. Os motores variam entre 95 cv e 212 Nm e chegam a 150 cv e 245 Nm. Futuramente, haverá ainda uma versão esportiva preparada pela Alpine.
Nas versões de 120 cv e 150 cv, a recarga de 15% a 80% pode ser feita em apenas meia hora em corrente contínua de até 80 kW (120 cv) ou 100 kW (150 cv). Já a versão de entrada suporta apenas correntes de até 11kW. Em sua versão mais potente, o novo Renault 5 E-Tech vai de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos e tem velocidade máxima de 150 km/h limitados eletronicamente.
Com entregas já para os próximos meses na Europa, o novo Renault 5 E-Tech estreia na França com preços a partir de 25 mil euros – cerca de R$ 135 mil em conversão direta. No Velho Continente, o modelo mira diretamente nos hatches elétricos chineses – leia-se, BYD Dolphin e GWM Funky Cat (Ora 03). Caso realmente venha ao Brasil, o novo R5 elétrico deve ficar para 2025, com preços abaixo do Megane E-Tech, que custa R$ 280 mil.