Renault Clio passa por transformação espetacular na Europa
Muito mais do que um design moderníssimo, novo Renault Clio traz sistema híbrido completo que permite rodar 80% no modo elétrico
Quem te viu, quem te vê! O novo Renault Clio surpreendeu o mundo automotivo com uma transformação espetacular. O carro foi apresentado esta semana na França e, para além de um design moderníssimo, traz um sistema híbrido completo que permite rodas 80% do tempo no modo elétrico na cidade.
O Renault Clio já era bonito. Mas o que os designers da Renault conseguiram foi deixá-lo incrível, com aspecto moderno e futurista sem nenhuma aproximação com o visual exótico, como temos visto em alguns carros asiáticos. O novo Clio inaugura a próxima fase de design da Renault.
A frente é técnica e luminosa. Mantém o hatchback com um aspecto largo, assentado, que o coloca mais próximo do chão e o deixa mais estável nas curvas. Será, com certeza, um “símbolo vibrante de status com um toque mais emocional”, como sonha a Renault.
O novo Renault Clio será vendido em várias combinações de powertrain. O destaque é o sistema híbrido completo E-Tech de 145 cv. Ou seja: um sistema que não vai exigir plugar na tomada, pois a Renault está fugindo dos híbridos plug-in.
Segundo a Renault, será possível rodar 80% do tempo na cidade no modo totalmente elétrico. Com isso, o novo Clio conseguiu um baixíssimo consumo de gasolina, apenas 4,1 litros/100 km, o que equivale a quase 25 km/l na medição utilizada pelos brasileiros. O Clio E-Tech vai emitir 93 g/km de CO2.
O novo Renault Clio terá painel digital em todas as versões. As fotos mostram uma grande tela multimídia em posição vertical, mas não será giratória, como nos automóveis da chinesa BYD.
O Renault Clio tem sido um sucesso ininterrupto na Europa desde o seu lançamento em 1990. Nada menos de 16 milhões deles foram vendidos em todo o mundo até agora. É um dos hatches mais emblemáticos do mercado há cinco gerações. Sua transformação espetacular faz dele uma ilustração perfeita da “Nouvelle Vague” da marca Renault no mundo eletrificado.
O novo Clio vai trazer ainda o novo Esprit Alpine (marca que nomeia a equipe de Fórmula 1). O carro procura misturar os aspectos esportivo, tecnológico e elegante. Parece que conseguiu. "O Clio é o carro francês mais vendido do mundo e líder da categoria na Europa”, disse Fabrice Cambolive, CEO da Marca Renault.
Responsável pela vice-presidência de design da marca Renault, Gilles Vidal afirma: "Existe uma verdadeira história de amor com o Clio na França e, na verdade, em todo o mundo. Por isso, queríamos celebrar os valores fundamentais desse ícone e levá-lo a um próximo nível, transformando-o”.
Vidal disse mais sobre o design: “Mantivemos em mente a necessidade de homogeneidade, e a ideia de projetá-lo para o futuro, com um design mais tecnológico, mas mantendo seu toque humano. O Novo Clio é a fusão bem-sucedida de formas generosas, volumes esculpidos, linhas nítidas e grafismos."
A Renault não disse se o novo Clio será vendido no Brasil. Não há nenhuma chance de fabricá-lo no país. As chances de trazê-lo como importado também são pequenas, pois o segmento de hatches superiores praticamente desapareceu do mercado brasileiro, que se voltou quase totalmente ao segmento SUV.