Renault Kardian 1.0 Turbo é revelado como SUV anti-Pulse e... uau!
Renault Kardian promete uma briga tão boa com Fiat Pulse quanto Kwid versus Mobi; veja detalhes, galeria de fotos e posicionamento de preço
A Renault já começou a preparar o mercado para o lançamento do Kardian, em março de 2024. O inédito SUV da Renault vem para dar início a nova estratégia da marca, que tem como foco SUVs e picapes.
O Renault Kardian será produzido inicialmente no Brasil, na fábrica de Curitiba, que irá atender mais de 20 países. Em um segundo momento, ele passará a ser produzido também na fábrica de Casablanca, no Marrocos.
O Kardian inaugura no Brasil a plataforma modular CMF-B, que irá permitir desenvolver uma grande variedade de modelos para países fora da Europa. Essa plataforma pode comportar modelos entre 4 e 5 metros.
Além de inaugurar a plataforma CMF-B no Brasil, o Kardian também estreia o motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem.
Esse motor entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque e é combinado a caixa de câmbio de dupla embreagem de 6 marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima ainda permanecem em segredo. Essas informações serão reveladas só no lançamento do modelo.
A marca francesa também não revelou as versões do Kardian e se terá alguma outra motorização além da 1.0 turbo. Mas podemos contar com algumas possibilidades como: o motor 1.6 com câmbio manual e automático nas versões de entrada, uma versão 1.3 turbo para competir com o Fiat Fastback e em um outro momento uma motorização híbrida.
Por enquanto estamos apenas conjecturando. Pode ser que a Renault mantenha sua aposta apenas no tão aguardado motor 1.0 turbo.
Infelizmente ainda não pudemos testar seu desempenho. Por se tratar de um modelo inédito, a Renault irá adotar a mesma estratégia de outras marcas, de ir revelando detalhes do Kardian a conta-gotas.
Também estamos curiosos para testar seus assistentes de condução, que são muitos: alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de distância segura, alerta de colisão frontal, entre outros.
Design: SUV pequeno só no porte
O Renault Kardian é baseado na terceira geração do Dacia Sandero comercializado na Europa. Porém, ele recebeu várias alterações estéticas para não deixar dúvidas de que ele é um SUV. O Kardian exibe boa imponência para sua categoria. Apesar de ser um SUV de pequeno porte, ele passa a impressão de ser maior.
A frente mais alta, combinada à grade extensa, e o para-choque avantajado conferem a ele um frontal robusto. Todo o conjunto de iluminação do Renault Kardian é em LED. Os faróis são interligados à grade dianteira. Ela é formada por pequenos losangos e tem acabamento preto brilhante.
As rodas são aro 17. Também chama atenção as linhas arredondadas, que é uma característica dos carros da Renault, mas que estão ainda mais evidentes no Kardian. A traseira também passa a mesma robustez da dianteira. As lanternas têm formato de C e também são em LED.
Ele conta ainda com barras de teto modulares, montadas no sentido longitudinal, mas podem ser transformadas em transversais e podem suportar até 80 kg. O Kardian será oferecido em cinco cores: Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e a inédita cor Laranja Energie combinada ao teto preto.
Espaço: acomoda bem quase todo mundo
As dimensões do Kardian ficam entre um Fiat Pulse e um Volkswagen Nivus. São 4,12 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos, 1,75 m de largura, 1,54 m de altura e 410 litros de porta-malas. Também vale citar seus bons ângulos: 20° de entrada e 36º de saída e vão livre de 210 mm.
Indo um pouco além dos números, vamos ao que pudemos perceber no nosso primeiro contato com o Kardian: quem vai na segunda fileira de bancos tem um espaço razoável. Se os bancos da frente estiverem regulados para pessoas de 1,85 m mais ou menos, o espaço que sobra atrás é o suficiente para uma pessoa de 1,75 m ou 1,80 m no máximo.
Já a distância entre a cabeça do passageiro e o teto é boa até para pessoas mais altas, acomodando bem um passageiro de até 1,85 m. Se não fosse o túnel central elevado e se o console não invadisse tanto a fileira traseira, os três passageiros desfrutariam de um dos melhores espaços internos entre os SUVs pequenos.
Acabamento e itens de série
O interior do Renault Kardian tem um toque de sofisticação que nem a versão mais cara do Renault Duster conseguiu. Apesar de ter muito plástico (algo que é característico da Renault), o couro e o black piano no painel deixaram o visual muito mais refinado. Além disso, vale elogiar a organização do painel.
A disposição deixou o design limpo, mesmo não tendo uma proposta minimalista. Resumindo, é agradável aos olhos.
O cockpit de 7 polegadas e a central multimídia de 8 polegadas também contribuíram com o refinamento do painel. O console alto e as 8 opções de iluminação complementam o refinamento.
Os bancos não têm acabamento em couro, e sim em tecido. Mas a aparência também é boa. Por fim, os que não ficam sem bateria no celular vão ficar felizes com o carregador por indução, as três entradas USB-C e uma entrada USB.
Assistentes de segurança
- Alerta de ponto cego que pode ser ativado em velocidades entre 30 km/h até 140 km/h
- Câmera multivisão
- Frenagem de emergência
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Alerta de distância segura
- Alerta de colisão frontal
- Assistente de partida em rampa
- Limitador de velocidade
- Seis airbags
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
Preço do Renault Kardian
O Renault Kardian ainda não teve os valores divulgados. Temos até o lançamento para fazermos nossas apostas. Mas, sabendo que ele está posicionado entre os irmãos Stepway e Duster, da Renault, e que vem para concorrer com o Fiat Pulse, podemos esperar valores entre R$ 115.000 e R$ 135.000.