Renault Megane E-Tech estreia no Brasil; veja preço e detalhes
Renault Megane 100% elétrico quer ser a resistência francesa em meio à invasão dos carros chineses, com preços cada vez mais agressivos
O Renault Megane E-Tech é o terceiro carro elétrico da montadora francesa no Brasil. Importado da França, o crossover chega sendo ofertado em versão única. O carro custa R$ 279.900.
Em nosso primeiro test-drive com o Novo Megane elétrico, ele agradou em todos os quesitos, mas o preço ainda pode ser um empecilho para que ele consiga se destacar em meio a modelos da BYD, da GWM e da Volvo. A missão do Renault Megane E-Tech é ser a resistência francesa diante do avanço dos carros chineses elétricos.
O Megane E-Tech já está disponível para vendas, podendo ser comprado diretamente pelo site da Renault. O fabricante também informou que ele será disponibilizado por assinatura. Mas os valores ainda não foram divulgados.
Depois de mais de uma década que o Renault Mégane saiu de linha no Brasil, ele volta sem dúvidas em sua melhor versão. O modelo se reinventou, deixou de ser um monovolume e se tornou um SUV crossover. Até o nome mudou, perdendo o acento em Mégane; agora é Megane E-Tech.
Destaques do exterior
O Renault Megane E-Tech tem vários pontos ótimos e um dos que mais se sobressaem é o design. O Megane estreia uma nova linha de design da Renault chamada Sensual Tech, que com linhas mais sofisticadas, marcantes e fluidas.
Toda a combinação de elementos estéticos confere ao novo crossover na Renault um visual de presença. O Megane tem um uma dianteira larga com para-choque em colmeia e capô arqueado.
Os faróis são finos e interligados por uma faixa cromada com black piano, inclusive toda sua iluminação é em led. As luzes de condução diurna têm uma pegada que parece referenciar sutilmente os dentes de sabre do Peugeot 208.
E as referências com outros carros não param por aí. O Renault Megane tem belas rodas de liga leve de 18”, mas o seu design futurista lembra muito as rodas do Volkswagen ID.3 e de outros elétricos.
A verdade é que esse visual tem se tornado cada vez mais comum, mas as rodas não deixam de ser bonitonas por isso. Ainda na lateral chamam atenção as maçanetas retráteis das portas dianteiras, lembrando os modelos cupês. Ao destravar o carro elas são impulsionadas para fora e quando é travado são recolhidas automaticamente.
As maçanetas das portas traseiras também são apenas embutidas e não retráteis como as da dianteira, e lembram nitidamente as do Honda HR-V.
Também vale destacar a linha de cintura mais alta e o teto mais baixo. Como um bom crossover o Renault Megane soube combinar muito bem características de um SUV com um hatchback.
A estética moderna fica ainda mais evidente na traseira com o para-choque largo e encorpado em preto brilhante. As lanternas, assim como os faróis, também são conectadas uma à outra, só que aqui por uma faixa luminosa. A tampa do porta-malas tem vincos marcantes.
Interior sofisticado
No habitáculo o Renault Megane entrega o mesmo nível de refinamento do exterior. Todo o interior é muito bem-acabado. Porém, o acabamento em tecido dos bancos dianteiros irá dividir opiniões, visto que muitos hão de sentir falta do couro. Com a propriedade de quem não só viu, mas também tocou, atrevo-me a aprovar a escolha da Renault.
A opção de tecido para os bancos e para o acabamento do painel foi para trazer um ar mais acolhedor para o carro, mais de casa, pois lembram o mobiliário.
Alguns irão dizer que não passa de um floreio do time de design ou de uma forma de economizar, outros já vão concordar que a proposta é de fato refinada. Afinal, as portas contam até com detalhes em Alcântara.
Vale também citar o belo conjunto de telas do painel, com cockpit de 12,3” e multimídia de 9”. O crossover também conta com quatro entradas USB-C e carregador por indução.
Outro ponto positivo é que a Renault não se prendeu só à estética e não apostou em um interior muito minimalista, eliminando os botões físicos que são práticos para quem está dirigindo.
O volante de direção também merece elogios, tem uma boa empunhadura e agrada pelo design mais compacto, com base e parte superior achatadas. Além disso, conta com aquecimento assim como os retrovisores externos.
Se objetivo era oferecer um carro além do óbvio, se desprendendo do tradicional e sem passar a mão no toque de modernidade, a Renault atendeu às expectativas.
Bom espaço interno
O Renault Megane E-Tech oferece um espaço interno bem acertado para toda família. O porta-malas tem 440 litros e não faltam porta-objetos no carro, especialmente na fileira dianteira, onde estão os espaços mais avantajados com compartimentos para acomodar uma bolsa, uma garrafa de até 2 litros e objetos menores.
Na fileira traseira o ponto alto é o assoalho totalmente plano, que melhora expressivamente o conforto do passageiro do meio. O espaço entre os joelhos e o encosto dos assentos dianteiros é bom até para pessoas maiores.
Porém, lembra que a linha do teto é mais baixa? Isso acabou diminuindo o vão entre a cabeça e o teto. Pessoas de até 1,75 m não terão do que reclamar, já pessoas mais altas sentirão um certo desconforto. Se isso é um problema ou não... depende de quem o dono do carro pretende levar na segunda fileira.
Desempenho e dirigibilidade
Equipado com um motor elétrico de 162 kW de potência e 300 Nm de torque. Trata-se de um motor de 220 cavalos, portanto o Renault Megane E-Tech precisa de apenas 7,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e pode chegar a 160 km/h.
O desempenho é realmente muito bom, sendo perceptível já no primeiro toque mais confiante no acelerado. Afinal, estamos falando de um carro elétrico, então o torque é entregue integralmente ainda em baixa rotação.
Mas não é só isso que torna o Megane E-Tech um carro gostoso de dirigir. Ele é o primeiro carro da marca a usar a plataforma CMF-EV, exclusiva para carros 100% elétricos.
Essa plataforma, em conjunto com outros componentes, agrega várias vantagens à dirigibilidade do crossover, otimizando o espaço, melhorando o amortecimento, aumentando a estabilidade e isolamento acústico.
O novo Renault Megane oferece muita estabilidade até em curvas mais fechadas. Essa é outra vantagem dos elétricos. Como as baterias são bem pesadas e ficam no assoalho, o carro fica mais grudado no chão.
Além disso, as baterias são prensadas no chassi para melhorar o isolamento acústico, que ainda é aprimorado graças a uma manta colocada entre as baterias e o assoalho.
O Novo Megane também tem um bom amortecimento, suavizando muito os impactos sentidos no habitáculo pelas irregularidades do piso. Para se adaptar melhor às ruas do Brasil, ele também passou por ajustes de suspensão e teve um aumento de vão livre de quase 20 mm.
O Renault Megane também oferece vários assistentes que tornam a direção mais segura e confortável, como alerta e assistente de permanência em faixa com aviso para ultrapassagens, controle de velocidade adaptativo e outros itens (veja abaixo a lista completa).
Além disso, ele conta com quatro modos de condução: Eco, Sport, Comfort e Perso. Também há quatro modos de regeneração de bateria, através da frenagem que pode ser realizada via paddle shift.
Alcance e recarga
No ciclo SAE, o Renault Megane chegou a 495 km de alcance na cidade e a 463 km na estrada. No ciclo misto, o alcance considerado é de 481 km. Já no PBVE do Inmetro o alcance no ciclo misto ficou em 337 km.
Autonomia de carro elétrico é igual ao consumo de um carro a combustão, apesar da média do Inmetro, o estilo de direção influencia totalmente.
Então, podemos considerar assim, nas condições mais adversas, de clima, terreno e também de direção, a autonomia ficará mais próxima dos 337 km.
Já em condições mais favoráveis e com um motorista que sabe dosar bem as acelerações e frenagens a autonomia ficará mais próxima dos 495 km.
Tão importante quanto ter uma boa autonomia é o tempo de recarga. Em um carregador de recarga rápida de 130 kW o Renault Megane E-Tech leva 36 minutos para levar a bateria de 15% para 85%. Já em um Wallbox de 22 kW o tempo estimado é de 1h50min.
Renault Megane vale a compra?
O Renault Megane é um carro que dispensa rodeios e se mostra uma excelente opção de carro elétrico em vários quesitos: design atraente, interior sofisticado, dirigibilidade agradável, desempenho esperto, bom espaço interno, boa autonomia e uma lista bem generosa de itens de série, com vários assistentes de direção.
Considerando tudo que o Renault Megane oferece, o valor na faixa de R$ 300.000 é adequado para o mercado brasileiro.
Porém, a grande questão é que o segmento de elétricos tem ficado cada vez mais competitivo Brasil, com marcas chinesas como BYD e GWM com propostas bem agressivas para o nosso mercado.
Além disso, por pouco mais de R$ 300.000 já temos o Volvo XC40, menos equipado, com menos assistentes de direção, mas com a imponência de um carro da Volvo. Portanto, mesmo sendo um ótimo carro, o Renault Megane E-Tech não deve ter vendas fáceis no Brasil.
Principais dados técnicos
Motor: 1 elétrico
Potência: 162 kW (220 cv)
Torque: 300 Nm
Tração: dianteira
Dimensões: 4,200 m (c ), 1,768 m (l), 1,519 m (a) e 2,685 m (ee)
Pneus: 195/60 (R18)
Peso: 1.680 kg
Bateria: 60 kWh
Alcance: 337 km (PBEV) a 495 km (SAE)
0 a 100 km/h: 7s4
80 a 120 km/h: 4s4
Itens de série
Luzes de rodagem diurnas (DRL) com nova identidade visual
Luzes de neblina traseiras em LED
Retrovisores com iluminação com logo Renault
Luzes indicadoras de direção dinâmicas/sequencial
Luzes traseiras em LED com efeito 3D
Rodas Oston 18"
Teto bíton e retrovisores na cor preto Etoilé
7 Airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 entre os bancos dianteiros "Far side Airbag")
Alerta e frenagem de tráfego cruzado traseiro
Alerta e intervenção de ponto cego
Três assentos Isofix
Assistente de partida em rampa
Alerta de colisão frontal e alerta de distância segura
Alerta de saída segura dos ocupantes
Alerta e assistente de permanência em faixa com aviso para ultrapassagens
Retrovisor interno com câmera
Controle de velocidade adaptativo (ACC) com Stop&Go
Detector de fadiga do motorista
Faróis LED dinâmicos e adaptativos
Farol alto inteligente com função neblina
Frenagem automática de emergência (AEBS) pedestres e ciclistas
Kit de reparo dos pneus com compressor portátil
Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
Quatro modos de condução: Eco, Sport, Comfort e Perso
Reconhecimentos de placas de velocidade (TSR) com alerta de excesso de velocidade (OSP)
Regulagem automática de altura dos faróis
QR Code para auxílio em emergências
Retrovisores com indicador de direção dinâmicos
Retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático e aquecimento
Sensores crepuscular e de chuva
Sensores de estacionamento frontal, traseiro e laterais com câmera de ré traseira
Sistema CAR - travamento automático das portas a 6 km/h
Aviso Sonoro para Pedestres (VSP)
Cluster 100% Digital LED de 12,3"
Seis alto falantes Arkamys Auditorium
Cabo tipo 2 - Modo 3
Frenagem regenerativa - com quatro modos de regeneração via paddle shift
Função eco-coaching
Multimídia com espelhamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay
Sistema de aquecimento de baterias
Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
Abertura elétrica do porta-malas
Ar-condicionado dual-zone com função automática e saída de ar traseira
Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
4 portas USB-C
Volante e retrovisores com aquecimento