Renault R5 Turbo 3E é um protótipo criado para o Drift
Renault R5 Turbo 3E é 100% elétrico e faz parte das comemorações dos 50 anos do lançamento do Renault 5 original
O Renault 5 era um hatch compacto que se tornou líder de vendas em diversos mercados europeus nos anos 1970. Lançado em 1972 e produzido até 1996, o simpático modelo ganhou duas versões esportivas (R5 Turbo e R5 turbo 2) que ajudaram a consagrar os termos “hot hatch” e “pocket rocket” por conta do desempenho animador.
Agora, como parte das comemorações dos 50 anos do lançamento do Renault 5 original, a montadora francesa apresentou o R5 Turbo 3E, que representa o “renascimento elétrico” de um modelo emblemático da marca. O Renault R5 Turbo 3E será uma das atrações no estande da empresa no próximo Salão de Paris, em outubro.
Totalmente elétrico, o protótipo, obviamente, faz referência aos antecessores R5 Turbo e R5 Turbo 2, com a opção de usar o número 3 pela sequência numérica e a letra E para identificar sua motorização “limpa”.
"O R5 Turbo 3E combina design ultratecnológico com uma assumida exuberância cheia de referências ao mundo das corridas de automóveis e dos videogames. Essa associação impulsiona o automóvel-espetáculo para a modernidade, na fronteira do real e do virtual. Este elétrico puro demonstra que a tração elétrica também pode ser divertida e ter um desempenho incrível!", afirmou Gilles Vidal, diretor de design da Renault.
Pensado para os circuitos – especificamente das competições de Drift, o R5 Turbo 3E possui tração traseira e, segundo a montadora, interpreta como ninguém os códigos da derrapagem controlada à base de aceleração e controle direcional. Tal como o seu antepassado, possui apenas dois lugares, com a traseira totalmente ocupada pelo conjunto motriz: dois motores elétricos para cada uma das rodas traseiras, com as baterias colocadas no centro, sob o piso.
O carro é montado em um chassis tubular, sendo o fundo plano e a gaiola de proteção aprovada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). Os motores do R5 Turbo 3E têm potência total de 380 cv e 71,4 kgfm disponíveis instantaneamente.
Esta nova geração da "bombinette" (pequeno explosivo, em tradção livre) dos anos 1970 dispara de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, alcançando a velocidade máxima de 200 km/h, e a bateria tem capacidade de 42 kWh.
O design, como não poderia ser diferente, chama a atenção de todos. Inspirado nos R5 Turbo do passado, o novo protótipo é identificado como um R5 logo à primeira vista. Contribuem para isso as simbólicas entradas de ar do Turbo 2 nos para-lamas traseiros e, por conta disso, o compacto tem largura de 2,02 m (mais 25 cm que seu antecessor), um comprimento de 4 m e uma altura de 1,32 m. O seu ponto mais alto situa-se na enorme asa traseira que lhe permite permanecer colado ao chão, mesmo nas manobras mais radicais.
Na dianteira, o R5 Turbo 3E tem uma grade com grandes entradas de ar que servem tanto para o arrefecimento como para apoio aerodinâmico. Existem também faróis de neblina quadrados (similares aos antigos), mas que usam LEDs.
A Renault não confirma se o modelo será produzido em série, se será apenas um modelo de exibição ou se o R5 Turbo 3E será disponibilizado para competições oficiais.