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Renegade ficou caro para ajudar Fiat, Citroën e Peugeot

Análise: Jeep Renegade foi reposicionado para cima porque os SUVs da Fiat, Peugeot e Citroën precisam de espaço para crescer

12 fev 2022 - 05h00
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 Novo Jeep Renegade Sport
Novo Jeep Renegade Sport
Foto: Stellantis

O lançamento do novo Jeep Renegade esta semana foi um espanto. Primeiro porque as versões 4x4 tiveram uma incrível redução de preço, de quase R$ 17.700 no icônico Renegade Trailhawk. Segundo porque as versões 4x2 tiveram um aumento incomum – se antes bastavam R$ 96.990 para entrar num Renegade, agora é preciso colocar R$ 27.000 a mais para chegar no preço básico, que é de R$ 123.990. Tudo isso teve um motivo que foi além das ambições da Jeep no Brasil.

 Novo Jeep Renegade Sport
Novo Jeep Renegade Sport
Foto: Stellantis

A mudança de posicionamento do Jeep Renegade ocorreu porque a Stellantis (dona de cinco marcas no Brasil), precisava criar um espaço para o crescimento da Fiat, da Peugeot e da Citroën no segmento B-SUV (utilitários compactos). Para a Stellantis, não faz a menor diferença se o cliente deixar de comprar um Jeep de R$ 97 mil para comprar um Citroën de R$ 97 mil.

Citroën C4 Cactus
Citroën C4 Cactus
Foto: Stellantis / Divulgação

Não por coincidência (mas por estratégia), na mesma semana que o Jeep Renegade mais acessível subiu de R$ 96.990 para R$ 123.990, o Citroën C4 Cactus passou a ser oferecido em promoção pelos mesmos R$ 96.990. Para chegar a esse número mágico, o C4 Cactus de entrada teve um desconto de R$ 8.600.

E não é só isso. Toda a linha C4 Cactus teve forte redução de preço, entre R$ 7.600 e R$ 17.000. Assim, o Citroën C4 Cactus Feel Pack, topo de linha, passou a custar R$ 121.990, apenas R$ 2.000 a menos do que o Jeep Renegade de entrada. Por óbvio, a Stellantis tomou o cuidado de equipar o Renegade Sport com itens que o consumidor não encontrará no Citroën C4 Cactus Feel Pack.

Da mesma forma, o Fiat Pulse – primeiro SUV da marca italiana – tem cinco versões que vão de R$ 87.990 a R$ 123.490. São apenas R$ 500 de diferença entre o Pulse topo de linha e o Renegade de entrada, mas o importante é que a diferença existe. Sem contar que o Pulse tem motor 1.0 turbo e o Renegade conta com um motor maior e mais potente, 1.3 turbo.

Fiat Pulse: cinco versões
Fiat Pulse: cinco versões
Foto: Stellantis / Divulgação

Mas, por que a Jeep vendeu Renegade “pelado” e mais acessível durante anos? Simples: não havia, de 2015 a 2021, nenhum modelo SUV da Fiat. Então, dentro da estratégia da extinta FCA, o Renegade tinha uma versão barata para atormentar a vida dos concorrentes – entre os quais estavam a Citroën e a Peugeot, que formavam a extinta PSA. A união da FCA e da PSA resultou na Stellantis, uma fortaleza que já disparou nas vendas no Brasil e se tornou líder de mercado também na Argentina e na América Latina.

Peugeot 2008.
Peugeot 2008.
Foto: Peugeot / Stellantis

A Peugeot e a Citroën nunca tiveram essa estratégia. Pelo contrário. As duas marcas tinham produtos que competiam pelo mesmo cliente. Por um erro de origem, quando a Citroën entrou no Brasil, pelas mãos do então importador Sergio Habib, ela foi posicionada como marca premium. E a Peugeot, que apostava no hatch 206, foi posicionada como marca popular. Exatamente o oposto do que sempre aconteceu na França, pátria-mãe das duas marcas. Não tinha como dar certo. Quando a Peugeot tentou se reposicionar como marca aspiracional, deu de frente com a Citroën.

Agora, comandada por Antonio Filosa, chefão da Stellantis na América do Sul, a Citroën fica posicionada entre a Fiat e a Jeep, e com uma interessante proposta de trazer carros com novas tecnologias muito mais acessíveis. Por isso, a Citroën planeja lançar no Brasil o minúsculo carro elétrico Ami, de apenas dois lugares, que é vendido como quadriciclo, paga menos impostos e pode revolucionar a mobilidade no país.

Já a Peugeot ficará no topo, como marca aspiracional que sempre foi, inclusive com foco nos modelos 100% elétricos. Atualmente, o Peugeot 2008 – concorrente direto do Jeep Renegade, do Citroën C4 Cactus e do Fiat Pulse – tem apenas duas versões: uma por R$ 116.990 e outra por R$ 125.990. Vale lembrar que o 2008 ainda vive de um facelift da primeira geração.

Fiat Pulse Drive Turbo CVT
Fiat Pulse Drive Turbo CVT
Foto: Stellantis / Divulgação

Por tudo isso, a Citroën foi a que mais ganhou com a mudança de posicionamento do Jeep Renegade, embora a Fiat e a Peugeot também tenham sido favorecidas. Quanto ao futuro do Jeep Renegade, as previsões de que ele não conseguirá manter o título de SUV mais vendido do Brasil podem até se concretizar, embora ele esteja em 2º lugar na metade de fevereiro, apenas 500 unidades abaixo de seu irmão maior, o Jeep Compass.

Conheça as novidades e preços do Jeep Renegade 1.3:

Como dissemos acima, tanto faz para a Stellantis se o cliente vai comprar um Jeep, um Fiat, um Citroën ou um Peugeot do mesmo preço. Importante, para a supermontadora, é que ele fique dentro da casa. Por isso, um Renegade muito mais caro ajuda – e muito – as ambições da Citroën, da Fiat e da Peugeot no segmento SUV.

Preços dos SUV-B da Stellantis

Fiat Pulse Drive 1.3 - R$ 87.990

Fiat Pulse Drive 1.3 AT - R$ 96.990

Citroën C4 Cactus Live Auto - R$ 96.990

Citroën C4 X-Series - R$ 101.990

Citroën C4 Cactus Feel - R$ 101.990

Fiat Pulse Drive Turbo 200 AT - R$ 104.990

Citroën C4 Cactus Feel Pacx - R$ 106.990

Fiat Pulse Audace Turbo 200 AT - R$ 112.490

Peugeot 2008 Allure Pack - R$ 116.990

Fiat Pulse Impetus Turbo 200 AT - R$ 123.490

Jeep Renegade Sport T270 4x2 - R$ 123.990

Peugeot 2008 Griffe - R$ 125.990

Jeep Renegade Longitude T270 4x2 - R$ 138.990

Jeep Renegade Série S T270 4x4 - R$ 163.290

Jeep Renegade Trailhawk T270 4x4 - R$ 163.290

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