Branco vira cor "oficial" de lançamentos em Detroit
- Peter Fussy
- Direto de Detroit
O primeiro foi o Ford Focus, depois o Dodge Dart e logo em seguida o conceito da Chevrolet TRU 140S. Na sequência apareceram o Smart For Us, o Volkswagen E-Bugster e o Jetta híbrido, o Mini Cooper Roadster, o Volvo XC60 híbrido, o Shelby GTS, e o Buick Encore. Todos eles com algo em comum além de estarem entre as principais novidades do salão do automóvel de Detroit. Todos apresentados na cor branca. A preferência pelo branco é recente no Brasil, mas na América do Norte a cor predomina há pelo menos cinco anos, segundo estudo da fabricante de tintas automotivas DuPont.
De acordo com a fabricante, os modelos nesta cor já são os mais populares no mundo inteiro, dominando 22% do mercado, empatados com o prata. No Brasil, o branco respondia por 13% das unidades vendidas em 2010. Em 2011, este percentual pulou para 17%, mas ainda segue está atrás do prata (30%) e do preto (19%). Antes marcada pela presença em frotas e táxis, a demanda pela cor no mercado brasileiro ocorre principalmente no segmento premium - carros com valor superior a R$ 50 mil - e já implicam em aumento dos preços dos veículos.
No entanto, em Detroit não há essa diferenciação - podemos ver carros de alto volume de vendas, como Dodge Dart e Fusion, carros conceitos, esportivos, híbridos e de alto padrão. Fica difícil saber se as montadoras escolhem o branco para mostrar suas novidades porque é a cor mais aceita, ou a aceitação ampla veio do status que os lançamentos prometem, de diferenciação e exclusividade - o que atualmente não é mais válido.
Novidade
A sul-coreana Hyundai apostou em um novo tipo de pintura prata fosca, chamada de Cinza Matte, para apresentar a versão turbo do Veloster. A aparência é praticamente a mesma de um veículo "envelopado", que virou moda em carros premium no Brasil. A Hyundai afirma que é a primeira vez que dará essa opção de cor ao cliente, mas não informou quanto custará a pintura sem brilho.
Com a colaboração de Vinicius Pereira