A grande estrela da Ford no salão do automóvel de Detroit é a nova versão da F-150, a picape mais vendida nos Estados Unidos há 37 anos consecutivos. No entanto, o modelo que mais chama a atenção mesmo é o novo Mustang, apresentado no final do ano como parte das comemorações do cinquentenário do "ponny car".
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford F-150 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford F-150 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford F-150 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford Mustang 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford F-150 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford F-150 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford F-150 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford F-150 2015
Foto: Peter Fussy / Terra
Ford F-150
Foto: Getty Images
Ford F-150
Foto: Getty Images
Ford F-150
Foto: Getty Images
Ford F-150
Foto: Reuters
Ford F-150
Foto: Reuters
As novas Mercedes-Benz Nova Classe C e do GLA A 45 AMG, que fizeram suas estreias globais na noite do domingo, estarão nas concessionárias nacionais no segundo semestre deste ano
Foto: EFE
Mercedes-Benz Classe C
Foto: EFE
Mercedes-Benz Classe C
Foto: EFE
Mercedes-Benz Classe C
Foto: EFE
Mercedes-Benz Classe C
Foto: AP
Mercedes-Benz Classe C
Foto: AP
GMC Canyon
Foto: AP
GMC Canyon
Foto: AP
GMC Canyon
Foto: EFE
GMC Canyon
Foto: EFE
GMC Canyon
Foto: EFE
Corvette Stringray
Foto: AFP
Corvette Stringray
Foto: AFP
Compartilhar
Publicidade
A grande estrela da Ford no salão do automóvel de Detroit é a nova versão da F-150, a picape mais vendida nos Estados Unidos há 37 anos consecutivos - façanha maior que a do Gol no Brasil, que está na liderança há 27 anos. No entanto, o modelo que mais chama a atenção mesmo é o novo Mustang, apresentado no final do ano como parte das comemorações do cinquentenário do "ponny car".
Enquanto a F-150 está descartada para o mercado brasileiro por causa da Ranger, que ocupa o posicionamento de mercado da picape atualmente, o novo Mustang tem mais chances de se tornar realidade nas ruas brasileiras. Segundo Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da marca, o importação do superesportivo ainda não foi definida, mas está a caminho.
"O Mustang está no portfólio de estudos para traver ao Brasil. O carro é de nicho, então avaliamos em que configuração deveria chegar, se com motor flex ou não. Mas ainda não tomamos uma decisão", afirmou. A Ford já afirmou que pretende ampliar o mercado do novo possante, que será comercializado em cerca de 100 países, com opções de motores desde "ecoboost", de 2.300 cc, até o GT, com motor V8 de 5.000 cc. Enquanto isso não acontece, o Chevrolet Camaro segue sem rivais no Brasil.
Durante a apresentação das novidades em Detroit, o presidente e CEO global da Ford, Alan Mulally, destacou que serão lançados 23 modelos neste ano, que incluem modelos da marca de luxo Lincoln. Apenas na América Latina serão quatro novidades, uma delas sendo o Ford Ka, que teve seu conceito mostrado no final de 2013 na Bahia. De acordo com Mulally, o compacto desenvolvido no Brasil será também global, mas ele não adiantou quais mercados devem receber o veículo. Em Detroit, nada se falou do Ka, o que indica que ainda deve estar longe.
O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil.
A associação de concessionários de veículos de Detroit realiza uma exposição na cidade desde 1907. O evento foi ganhando proporção e em 1960 (foto) já era no mesmo local que recebe lançamentos das maiores montadoras na próxima semana, o Cobo Center
Foto: AP
Assim como a indústria automotiva, o evento foi crescendo em número de carros e visitantes, como é possível notar na foto de 1975
Foto: AP
Em 1977, a Chevrolet apresentou uma nova versão do Corvette na exposição
Foto: AP
O evento tomou a forma e o nome atual North American International Auto Show (Naias) em 1989
Foto: AP
Em seu segundo ano formalizado (1990), o salão do automóvel de Detroit já apontava para a integração entre os veículos e a robótica
Foto: AP
1990 - Toyota Sera Concept
Foto: AP
1993 - BMW 740i AP
Foto: AP
Detroit é a ciade natal de três grandes marcas globais: Chrysler, Ford e General Motors
Foto: AP
1993 - Dodge Ram
Foto: AP
1993 - Porsche Boxster Concept
Foto: AP
1995 - BMW X5
Foto: AP
1996 - Audi TTS Roadster concept
Foto: AP
1996 - BMW Z3 Conversível
Foto: AP
1996 - Lamborghini Diablo Roadster VT
Foto: AP
1997 - Chevrolet Corvette
Foto: AP
1998 - Chevrolet Corvette
Foto: AP
1998 - Mitsubishi SST Concept
Foto: AP
1998 - O Fusca ressurge no cenário internacional depois de 20 anos sem produção nos EUA, como Volkswagen New Beetle
Foto: AP
1999 - Chrysler Cruiser PT
Foto: AP
1999 - Ford Thunderbird
Foto: AP
2000 - Dodge Viper GTS R Concept
Foto: Getty Images
2000 - Jaguar F Type Concept
Foto: Getty Images
2001 - Buick Bengal Concept
Foto: Getty Images
2001 - Dodge Super8 Hemi Concept
Foto: Getty Images
2001 - Ford Thunderbird Sports Roadster Concept
Foto: Getty Images
2001 - Jeep Liberty
Foto: Getty Images
2001 - Volkswagen Microbus Concept
Foto: Getty Images
2002 - Ford GT40 Concept
Foto: Getty Images
2002 - Porche 911 Targa - Uma nova versão do Targe será apresentada em 2014
Foto: Getty Images
2002 - Toyota Corolla
Foto: Getty Images
2003 - Ford Mustang GT Coupe Concept
Foto: Getty Images
2003 - Chevrolet Malibu
Foto: Getty Images
2003 - Dodge Tomahawk Concept
Foto: Getty Images
2003 - Ford F-150 Getty
Foto: Getty Images
2004 - Audi A8 Getty
Foto: Getty Images
2004 - Ferrari 612 Scaglietti
Foto: Getty Images
2004 - Ford Mustang
Foto: Getty Images
2004 - Jeep Wrangler Unlimited
Foto: Getty Images
2004 - Lexus RX400 H
Foto: Getty Images
2004 - Mercedes-Benz Vision Grand Sports Tourer Concept
Foto: Getty Images
2004 - Nissan Frontier
Foto: Getty Images
2004 - Porche Carrera GT
Foto: Getty Images
2005 - Chrysler Firepower
Foto: Getty Images
2005 - Corvette Z06
Foto: Getty Images
2005 - Ferrari Superamerica
Foto: Getty Images
2005 - Ford Shelby GR-1 Concept
Foto: Getty Images
2005 - Honda Accord Hybrid
Foto: Getty Images
2005 - Jaguar XK
Foto: Getty Images
2005 - Mercedes-Benz M-Class
Foto: Getty Images
2005 - Mitsubishi Eclipse
Foto: Getty Images
2005 - Porsche 911 Carrera S
Foto: Getty Images
2005 - Range Rover Spirit
Foto: Getty Images
2006 - Ford Edge
Foto: Getty Images
2006 - Dodge Viper SRT 10
Foto: Getty Images
2006 - Ferrari GG 50
Foto: Getty Images
2006 - Ford Shelby GT500
Foto: Getty Images
2006 - A Geely marca a estreia de montadoras chinesas no evento americano. Curiosamente, em 2014 nenhuma marca chinesa se apresentará pela primeira vez desde então