Nova Classe C e GLA A45 AMG chegam ao Brasil no 2º semestre
É difícil mexer em time que está ganhando, mas o carro mais vendido da fabricante alemã ganhou um novo visual e está muito mais tecnológico
Começa nesta segunda-feira, apenas para a imprensa, o salão do automóvel de Detroit, o maior dos Estados Unidos e um dos mais tradicionais do mundo. Embora as fabricantes foquem os lançamentos de Detroit para o que será vendido no mercado americano (e que não necessariamente chegará com as mesmas configurações ao Brasil), este ano carros que serão mostrados não demoram a aparecer nas ruas brasileiras. É o caso do Mercedes-Benz Nova Classe C e do GLA A 45 AMG, que fizeram suas estreias globais na noite do domingo e estarão nas concessionárias nacionais no segundo semestre deste ano.
É difícil mexer em time que está ganhando, mas o carro mais vendido da fabricante alemã ganhou um novo visual e está muito mais tecnológico, seguindo os passos dos "irmãos" maiores Classe E e S, que foram recentemente renovados. Além de linhas mais dinâmicas, a Classe C ficou um pouco mais comprido (90 mm) e ganhou 80 mm de entre-eixos. Mesmo maior, ele ficou cerca de 100 kg mais leve que o antecessor pela utilização cerca de 50% de alumínio na estrutura. Pela primeira vez, a categoria ganha display que informa dados do veículo no para-brisa e suspensão a ar com quatro estágios.
Lançado em 2007, o modelo atual vendeu aproximadamente 2,4 milhões de unidades no mundo inteiro e será substituído no segundo trimestre na Europa, com preços a partir de 33 mil euros, na versão C180, com motor 1.6 litro de 156 cavalos de potência. O modelo acelera a 100 km/h em 8s2 e tem autonomia média de 20 km/l de gasolina, segundo a fabricante. A novidade deve desembarcar no Brasil no início do segundo semestre e será um dos primeiros carros a serem nacionalizados na fábrica de Iracemápolis (SP).
Outro que será nacional é o GLA, baseado no Classe A, que foi apresentado oficialmente em Detroit na sua versão AMG. Com motor 2.0 l turbo de 360 cavalos de potência, o GLA A45 AMG acelera até 100 km/h em 4s8 e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Como será vendido apenas em julho na Europa, o modelo deve aparecer no Brasil mais próximo do final deste ano.
Naias
Detroit é a ciade natal de três grandes marcas globais: Chrysler, Ford e General Motors. A associação de concessionários de veículos de Detroit realiza uma exposição na cidade desde 1907. O evento foi ganhando proporção e em 1960 já era no mesmo local que recebe lançamentos das maiores montadoras na próxima semana, o Cobo Center. O evento tomou a forma e o nome atual North American International Auto Show (Naias) em 1989. Além de Honda e BMW, General Motors, Ford, Volkswagen, Chrysler, Porsche, Mercedes-Benz, Audi, Mini, Bentley, Kia, Hyundai, Nissan e Volvo apresentarão novidades no evento que vai até dia 26 de janeiro.