A indústria automotiva deixa de lado o discurso politicamente correto dos motores híbridos e volta a focar no desempenho. Saem os "carros verdes" voltam as máquinas potentes, as centenas de cavalos de potência e velocidades que superam os 300 km/h. Esse foi o resumo dos lançamentos do salão do automóvel de Detroit (EUA), que embora seja focado no que estará nas ruas americanas e no que o motorista de lá gosta, dita tendências do que veremos por todo o mundo, incluindo o Brasil.
O show de números começou pelas alemãs. Audi, Mercedes-Benz e BMW mostraram alguns dos carros mais potentes - e com motores cada vez menores para entregar o mesmo número de cavalos - do salão. A Mercedes fez de Detroit palco de seus lançamentos da Classe E e o destaque ficou para o E 63 AMG S-model equipado com propulsor 5.5 l V8 biturbo que entrega 577 cavalos e leva o carro a 300 km/h. A concorrente BMW não deixou por muito menos e promete 560 cavalos de potência no V8 turbo que move a M6 Gran Coupe. Já a marca das quatro argolas enfatizou o fato de seu RS 7 Sportback chegar a 305 km/h atingidos graças a um 4.0 l que gera 560 cavalos.
Um dos ícones americanos, o Corvette, nem combinaria com o discurso de baixa emissão de poluentes ou motores de baixo consumo. Por isso mesmo a GM entregou a 7ª geração do carro com um propulsor 6.2 l de oito cilindros, que leva o carro de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos. A britânica Bentley fez a estreia do Continental GT Speed Convertible, que bate os 325 km/h e é entitulado pela marca como o conversível para quatro pessoas mais rápido do mundo.
A italiana Maserati trabalhou em conjunto com a Ferrari e criou um novo propulsor para o Quattroporte que é menor (3.8 l comparado ao atual 4.7 l), mas que entrega mais potência que o antigo: 530 cavalos contra os antigos 440 cavalos de seu antecessor. Mais uma marca ligada à performance e esportividade apostou no discurso da potência em seu lançamento para Detroit. A Porsche equipou o novo Cayenne Turbo S com um 4.8 l biturbo que gera 550 cavalos de potência (50 a mais que o da versão Turbo) e leva a SUV de zero a 100 km/h em 4s3.
Salão de Detroit
O salão do automóvel de Detroit é um dos mais importantes do mundo e abre a temporada de novidades da indústria automobilística. Fabricantes como GM, Volkswagen, Ford, Audi, Toyota, Maserati, Honda, Mercedes, Nissan, BMW e outras mostram os carros que estarão nas ruas – inclusive do Brasil – nos próximos meses. O evento ocorre depois de uma retomada nas vendas nos Estados Unidos no ano passado, a níveis de 2007 (antes da crise mundial). Serão apresentadas cerca de 50 novos modelos, com a presença de 6 mil jornalistas. A feira fica aberta ao público até 27 de janeiro.
O jornalista viajou a convite da Anfavea.
A indústria automotiva deixa de lado o discurso politicamente correto dos motores híbridos e volta a focar no desempenho. Saem os "carros verdes" voltam as máquinas potentes, as centenas de cavalos de potência e velocidades que superam os 300 km/h
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Esse foi o resumo dos lançamentos do salão do automóvel de Detroit (EUA), que embora seja focado no que estará nas ruas americanas e no que o motorista de lá gosta, dita tendências do que veremos por todo o mundo, incluindo o Brasil
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O show de números começou pelas alemãs. Audi, Mercedes-Benz e BMW mostraram alguns dos carros mais potentes - e com motores cada vez menores para entregar o mesmo número de cavalos
Foto: AFP
Já a marca das quatro argolas enfatizou o fato de seu RS 7 Sportback chegar a 305 km/h atingidos graças a um 4.0 l que gera 560 cavalos
Foto: Getty Images
A Bentley fez a estreia do Continental GT Speed Convertible, que bate os 325 km/h
Foto: AFP
O Corvette Stingray é equipado com motor 6.2 l de oito cilindros, capaz de gerar até 450 cavalos de potência
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo vai de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O novo Corvette tenta ressuscitar o espírito de seus melhores anos devolvendo ao modelo o sobrenome Stingray, popularizado pelo Corvette no ano 1963, durante a hegemonia mundial do motor americano
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Desde 2005 a GM não embarcava na remodelagem e produção de um novo Chevrolet Corvette, que nesta ocasião surpreende com uma frente mais agressiva e um painel traseiro menos quadriculado que o anterior, com mais ângulos, e um interior esportivo e com os últimos avanços em controle eletrônico de estabilidade
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Nos Estados Unidos, a nova versão do Corvette começa a ser vendida no terceiro trimestre deste ano
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Chevrolet Corvette Stingray
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A italiana Maserati fez durante o salão do automóvel de Detroit a estreia mundial do novo Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O carro, atualmente vendido no Brasil por R$ 750 mil e concorrente no segmento de luxo com Porsche Panamera (R$ 719 mil no Brasil), ganhou um motor 3.8 l V8 que gera 530 cavalos de potência - mais que os atuais 440 cavalos do atual 4.7 l V8 que equipa o carro
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O novo propulsor foi desenvolvido em conjunto pelos engenheiros de Maserati e Ferrari e será produzido pela fábrica de Enzo Ferrari, em Maranello
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A velocidade máxima do modelo também sobe: de atuais 285 km/h para 307 km/h
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo ainda pode ser configurado com rodas de 19, 20 ou 21 polegadas e está disponível nas cores preta, branca, prata, azul, bronze, pérola e bordeaux
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A estratégia da marca é vender 50 mil carros por ano até 2015
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Maserati Quattroporte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A Porsche fez durante o salão do automóvel de Detroit o lançamento mundial do Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A grande novidade do utilitário esportivo (SUV) é um motor com 50 cavalos a mais de potência que a versão Turbo do Cayenne
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Agora, o propulsor 4.8 l biturbo da versão Turbo S entrega 550 cavalos de potência e leva o carro de zero a 100 km/h em 4s3
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Na parte externa, a SUV ganhou modificações na grade frontal e pintura diferente nos retrovisores
Foto: Gustavo Casadio / Terra
As rodas de 21 polegadas também são pintadas e reforçam o ar esportivo do carro
Foto: Gustavo Casadio / Terra
De acordo com a marca alemã, o carro começa a ser entregue no final do primeiro semestre de 2013 a partir de US$ 146 mil (preço para os Estados Unidos)
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Porsche Cayenne Turbo S
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A alemã Mercedes-Benz mostrou durante o salão do automóvel de Detroit (EUA) a versão 2014 da família Classe E. O destaque foi o modelo E 63 AMG S-model sedã
Foto: AFP
O E 63 AMG S-model sedã é equipado com motor 5.5 l V8 biturbo capaz de gerar até 577 cavalos e levar o carro a 300 km/h
Foto: EFE
No Brasil, o E 63 AMG sai por R$ 529,9 mil
Foto: AFP
A alemã BMW fez a estreia mundiail do M6 Gran Coupe durante o salão do automóvel de Detroit (EUA)
Foto: Reuters
O M6 Gran Coupe é equipado com motor V8 turbo que produz 560 cavalos de potência
Foto: AP
BMW M6 Gran Coupe
Foto: Reuters
BMW M6 Gran Coupe
Foto: Reuters
Audi reservou para Detroit o lançamento de um coupé quatro portas. A marca das quatro argolas mostrou pela primeira vez o modelo de grande porte RS 7 Sportback
Foto: AP
O carro é equipado com motor 4.0 l que gera 560 cavalos de potência
Foto: AFP
O RS 7 Sportbacka é capaz de atingir a velocidade máxima de 305 km/h
Foto: AFP
O carro é equipado com câmbio tiptronic de oito velocidades e tração nas quatro rodas
Foto: AFP
O visual esportivo é realçado com rodas de 20 polegadas e detalhes por todo carro da inscrição RS - linha de alta performance da Audi
Foto: Getty Images
Audi RS 7 Sportback
Foto: EFE
Audi RS 7 Sportback
Foto: AP
A marca britânica Bentley apresentou no salão do automóvel de Detroit seu novo modelo: o Continental GT Speed Conversível
Foto: AFP
De acordo com a fabricante, o carro, que alcança os 325 km/h, é o conversível para quatro ocupantes mais rápido do mundo
Foto: Reuters
O carro é equipado com motor 6.0 l de 12 cilindros, que faz o modelo de quase 3 toneladas atingir os 100 km/h em 4s4
Foto: Reuters
A transmissão é automática, de oito velocidades
Foto: Reuters
O modelo com cara de esportivo, linhas arredondadas e rodas de 21 polegadas tem suspensão rebaixada e possui opção de transmissão esportiva