Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira as novidades de Genebra que devem chegar ao Brasil

8 mar 2012 - 09h18
Compartilhar

Peter Fussy
Direto de Genebra

O 82º salão do automóvel de Genebra tem como grandes destaques a Ferrari F12berlinetta e uma enxurrada de carros elétricos - estrelas ainda bastante distantes do Brasil. No entanto, algumas novidades importantes do evento em terras suíças chegarão ao mercado brasileiro em pouco tempo, como o Peugeot 208, a nova Mercedes Classe A e a SL 63 AMG. Entre os lançamentos não confirmados, mas que devem pintar no País também estão o Dacia Lodgy (com emblema da marca-mãe Renault) e o Opel Mokka.

Sem fazer mistério, a Mercedes confirmou a comercialização no Brasil das suas duas maiores estrelas de Genebra. O novo Classe A deixou de ser o monovolume da década de 1990 e agora vai brigar no segmento de compactos premium. De acordo com a montadora alemã, o carro estará disponível para os brasileiros no primeiro semestre de 2013, poucos meses depois do início de vendas na Europa em setembro deste ano.

As especificações técnicas não foram divulgadas, mas o modelo europeu terá motores a gasolina de 1.6 l e 2.0 l, com potências de 115 cavalos no A180 (versão de entrada) e 211 cavalos no top A 250 - todos com injeção direta e turbocompressor. A montadora ainda estuda a fabricação no País, mas deve esperar alguma definição do governo sobre a elevação de imposto a carros importados, segundo o vice-presidente de vendas, Philipp Schiemer. A montadora espera que o preço fique no mesmo patamar do irmão mais velho, fabricado no Brasil até 2005.

Já o roadster SL 63 ganhou upgrade da AMG, responsável por "apimentar" os modelos da marca, e deve chegar ao Brasil ainda no segundo semestre deste ano. Com uso de alumínio na composição, o esportivo ficou mais leve e ganhou duas opções de motorização: a "normal" vem com um V8 biturbo de 530 cavalos de potência, mas basta pedir o "pacote performance" que o número chega a 557 cavalos. Com este último, a aceleração até 100 km/h é feita em 4s1, mas o "normal" não fica muito atrás com 4s2.

Outro lançamento que deve atrair os olhos do consumidor brasileiro é do Peugeot 208, que também deve aparecer nas lojas nacionais no primeiro semestre de 2013. Segundo Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën para Brasil e América Latina, modelo vai competir no segmento de compactos premium, como New Fiesta e Punto, sem atrapalhar o sucesso do 207, que seguirá firme e forte no País, oferecendo uma opção mais barata ao consumidor. A expectativa é de que a produção comece no início do próximo ano, na linha de montagem de Porto Real (RJ).

Ainda não há uma previsão de preço para o mercado brasileiro. Na Europa, o modelo estará disponível nas concessionárias no segundo semestre deste ano, por preços a partir de 11.950 euros (cerca de R$ 27.490) na França, pelo modelo básico de três portas e motor de 1.0 l a gasolina, com 68 cavalos de potência. Entre os propulsores a gasolina, haverá também opções de 1.2 l, 1.4 l, e 1.6 l - esta última com 156 cavalos de potência e câmbio manual de seis marchas. Em relação ao 207, a frente do novo modelo encolheu 6 cm, enquanto o peso foi reduzido em até 173 kg (para o motor a gasolina), deixando o carro com um mínimo de 975 kg.

Já entre os não confirmados oficialmente, mas que devem pintar no Brasil está o Dacia Lodgy. Parte do grupo Renault, a marca romena de custo acessível é responsável pelos últimos lançamentos de volume dos franceses no Brasil, conhecidos mais como Sandero, Logan e Duster. O monovolume Lodgy possivelmente fará o mesmo caminho, já que apresenta as mesmas características dos irmãos: preço baixo, espaço e simplicidade. Na Europa, a versão básica sai por 9.900 euros (cerca de R$ 23 mil), com opção para levar cinco ou sete pessoas.

Na mesma situação está o Opel Mokka, irmão gêmeo do Buick Encore que foi apresentado pela General Motors no salão de Detroit em janeiro. O crossover será produzido primeiramente na Coreia do Sul, mas pode ser produzida também no México, o que abre caminho para ele concorrer no Brasil com Ford EcoSport e Renault Duster. O motor do Encore é o mesmo Ecotec 1.4 l turbo, com 140 cavalos de potência, que equipa atualmente o compacto Sonic (chamado de Aveo na Europa), outro que pode chegar ao Brasil ainda neste ano por meio do México, de acordo com Marcos Munhoz, vice-presidente da GM no País.

A Mercedes Classe A deve chegar ao mercado brasileiro em pouco tempo
A Mercedes Classe A deve chegar ao mercado brasileiro em pouco tempo
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra