Genebra: veja as 10 maiores novidades do salão do automóvel
10 mar2012 - 12h29
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Peter Fussy
Direto de Genebra
A 82º salão do automóvel de Genebra reuniu cerca de 180 lançamentos nesta edição. Entre modelos ecologicamente corretos, superesportivos, conceitos, e outros que estarão circulando em breve nas ruas de todo o mundo, o Terra elegeu 10 modelos que mais se destacaram no motorshow suíço. Confira os eleitos.
Ferrari F12Berlinetta
O modelo mostrado pela marca de Maranello tem motor dianteiro V12 de 740 cavalos, tração traseira e câmbio de dupla embreagem e sete marchas. O superesportivo criado para substituir a 599 GTB Fiorano é o mais rápido de todos os tempos da Ferrari.
Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse
O superesportivo apresentado em Genebra traz motor W16 e pode chegar a 1.200 cavalos. Tanta potência se dá graças à instalação de turbocompressores e intercoolers maiores nesta versão. O preço do modelo ainda não foi divulgado, mas estima-se que a versão deve chegar aos R$ 3 milhões.
Lamborghini Aventador J
A versão conversível do Aventador chega ao salão de Genebra com um motor V12 6,5 l de 700 cavalos e promete alcançar os 300 km/h. Entre suas qualidades destacáveis estão a tração integral com estrutura em fibra de carbono. A ideia da Lamborghini é estrear o superesportivo no mercado europeu no segundo semestre deste ano.
Mercedes-Benz Classe A
O modelo é a grande aposta da montadora alemã para ampliar sua participação no segmento de compactos premium. No salão de Genebra foi anunciado que ele chegará com duas opções de motorização a gasolina, uma de 1.6 l e outra de 2.0 l, com 115 cavalos e 211 cavalos, respectivamente. Para a Europa, ainda haverá uma opção de motor a diesel. Entre os destaques estão um sistema de prevenção de colisões por radar e Start&Stop.
Renault Zoe
O elétrico "popular" da marca francesa equipado com motor elétrico de 88 cavalos partirá de 15.700 euros. A autonomia prometida é de até 210 km. Para recarregar as baterias do modelo, o motorista deve esperar até 9 horas.
Peugeot 208
O principal lançamento da marca francesa no motorshow suíço deve chegar ao mercado brasileiro logo no primeiro semestre de 2013 e encontrará rivais como Fiat Punto e New Fiesta hatch. Na Europa, o modelo chega às concessionárias da Peugeot ainda este ano com preços que partem de 11.950 euros. Os propulsores a gasolina disponíveis por lá são 1.0 l de 68 cavalos, 1.2 l de 82 cavalos, 1.4 l de 95 cavalos, e 1.6 l de 120 cavalos.
Volvo V40
O novo rival de Mercedes-Benz Classe A e BMW Série 1 chega com motor de cinco cilindros com turbocompressor e 254 cavalos. Entre os equipamentos de segurança do modelo sueco estão o sensor de pedestres para frenagem automática e airbag na parte externa.
BMW 6 Series Gran Coupé
O primeiro coupé quatro portas da marca alemã está pronto para rivalizar com Porsche Panamera e Audi A7. A ideia da BMW é que o modelo chegue ao mercado em junho deste ano na versão 640i, com motor TwinTurbo de 320 cavalos e transmissão esportiva de oito marchas. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 5s4. Outras opções do modelo serão introduzidas em seguida, com até 450 cavalos de potência.
Hyundai i-Oniq
O conceito mais significativo da Hyundai neste motorshow aparece com motor três cilindros 1.0 l a gasolina, que trabalha aliado a um propulsor elétrico, impulsionado por uma bateria de lítio. O resultado do trabalho em conjunto é a autonomia de até 700 km.
Pagani Huayra Carbon Edition
Totalmente feito em fibra de carbono, este esportivo da Pagani traz um propulsor V12 de 6.0 l, capaz de gerar até 700 cavalos. Segundo a montadora, a versão alcança os 100 km/h em 3s3 e velocidade máxima de 300 km/h. Segundo a montadora, já foram feitos pedidos para 85 unidades, que começam a ser entregues neste ano por cerca de US$ 1,1 milhão cada. O preço da edição de carbono não foi informado.
Em Genebra, o Chevrolet Volt ou Opel/Vauxhall Ampera foi escolhido o Carro do Ano 2012, segundo 59 jornalistas de 23 países europeus, deixando para trás outros seis finalistas: Citroën DS 5, Fiat Panda, Ford Focus, Range Rover Evoque, Toyota Yaris e Volkswagen Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Em Genebra, o Chevrolet Volt ou Opel/Vauxhall Ampera foi escolhido o Carro do Ano 2012, segundo 59 jornalistas de 23 países europeus, deixando para trás outros seis finalistas: Citroën DS 5, Fiat Panda, Ford Focus, Range Rover Evoque, Toyota Yaris e Volkswagen Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Quase deixando o Volt/Ampera para trás, aparece o Nissan Leaf, que custa menos e não possui motor à combustão, sendo o primeiro modelo 100% elétrico de produção
Foto: Peter Fussy / Terra
Quase deixando o Volt/Ampera para trás, aparece o Nissan Leaf, que custa menos e não possui motor à combustão, sendo o primeiro modelo 100% elétrico de produção
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta92 - O Toyota Prius híbrido já está na terceira geração
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
A italiana Belumbury comercializa o Dany, veículo elétrico com apelo feminino
Foto: Peter Fussy / Terra
A italiana Belumbury comercializa o Dany, veículo elétrico com apelo feminino
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Toyota Prius híbrido já está na terceira geração
Foto: Peter Fussy / Terra
A EDAG lançou em Genebra o conceito elétrico de um veículo para ser compartilhado em grandes centros urbanos - você estaciona em um lugar e outra pessoa pode voltar com ele pra casa
Foto: Peter Fussy / Terra
A EDAG lançou em Genebra o conceito elétrico de um veículo para ser compartilhado em grandes centros urbanos - você estaciona em um lugar e outra pessoa pode voltar com ele pra casa
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
A Tesla Motors mostrou em Genebra uma versão beta do sedã S, que será comercializado ainda este ano. Segundo a marca, já foram feitos 8 mil pedidos pelo veículo com motor elétrico que gera até 362 cavalos de potência, por preços a partir de US$ 50 mil nos Estados Unidos
Foto: Peter Fussy / Terra
A Tesla Motors mostrou em Genebra uma versão beta do sedã S, que será comercializado ainda este ano. Segundo a marca, já foram feitos 8 mil pedidos pelo veículo com motor elétrico que gera até 362 cavalos de potência, por preços a partir de US$ 50 mil nos Estados Unidos
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra