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Salão do Automóvel espera recorde de público feminino

Expectativa dos organizadores é que evento receba 220 mil mulheres

31 out 2014 - 07h47
(atualizado às 09h12)
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Cada vez mais apaixonadas por carros, as mulheres devem bater mais um recorde no 28º Salão Internacional do Automóvel no Brasil. A expectativa dos organizadores do evento que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, é que 220 mil mulheres visitem o espaço durante os 11 dias de exposição dos carros mais luxuosos do mundo. Estima-se que 25% do público total seja formado por mulheres.

<p>Volkswagen aposta em Espaço Mulher para atrair público feminino no Salão</p>
Volkswagen aposta em Espaço Mulher para atrair público feminino no Salão
Foto: Thiago Tufano / Terra

Engana-se quem acredita que público fiel do salão seja composto exclusivamente de homens. Segundo pesquisa da Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo, houve um aumentou de 16% na visitação feminina, entre 2010 e 2012. Esses dados ajudam a traçar o cenário comportamental de visitação do evento que, com sua exposição de lançamentos, mais do que atrair apaixonados por automobilismo, é hoje um importante espaço democrático da família, onde as marcas fazem pesquisas, conversam com o público, apresentam suas inovações.

“Ano a ano batemos recordes de quantidade de pessoas que participam dessa grande festa. Fizemos investimentos em um novo layout com uma participação mais organizada dos expositores. Queremos deixar contentes os 750 mil que prestigiaram as últimas edições para depois querer mais. Nessa edição queremos bater recorde de público feminino, que ano a ano prestigiam o evento. São esperadas mais de 220 mil mulheres, que são um público consumidor forte, com produtos adaptados às suas necessidades e que as indústrias sabem tirar proveito disso”, afirmou Juan Pablo De Vera, presidente da organizadora do evento.

O casal Cesar Verlani e Sabrina Davi estiveram juntos nas últimas quatro edições do Salão do Automóvel. Apesar de ter se tornado uma apaixonada por carro por causa de Cesar, hoje quem decide o modelo e cor do carro é mesmo Sabrina.

“Faz 13 anos que estamos juntos e desde que estou com ele aprendi a gostar de carro. Ele sempre trabalhou com isso. Sempre vínhamos pra olhar o carro que íamos comprar. Mas a palavra final é minha. Eu não tinha tanto interesse, mas gosto de ter um carro bom e de conhecer os carros. Tudo por causa dele”, afirmou Sabrina. Um dia antes do primeiro dia de exposição no Anhembi, nesta quinta, foi aniversário de Sabrina. Segundo ela, a data do Salão do Automóvel veio a calhar. “Vou escolher um presente bem caro. Gosto mais de carro potente e ele mais de design”, brincou

Marília Coutinho também foi ao salão acompanhar o namorado, que trabalha na área automobilística. De acordo com ela, o aumento do público feminino é natural e reflete o atual momento da mulher no mercado de trabalho. “Creio que seja por causa do crescimento da mulher no mercado de trabalho. Isso fez com que ela tivesse mais interesse em investir no seu conforto, independência”, opinou.

Ao lado da família, Susenilda Santiago concordou com Marília. “Eu acho certíssimo. Também trabalhamos e nosso poder aquisitivo também aumentou, assim como houve a ascensão no mercado de trabalho. Viemos porque quisemos. Na verdade eles que vieram nos acompanhar”, brincou.

Volkswagem tem espaço exclusivo para mulheres

Esse aumento expressivo do público feminino no salão fez algumas montadoras terem um olhar mais atento às mulheres. Prova disso é que a Volkswagen criou o “Espaço Mulher”. A marca entende que o público feminino tem forte decisão na escolha do carro e criou um local para que elas façam um teste de personalidade, identificando qual o melhor carro para cada mulher. Os estilos são elencados pela Volkswagen são: aventureira, clássica, moderna e família.

“Elas assistem a um vídeo com imagens que representam cada um desse tipo de mulher. Com um tablet elas fazem um teste de personalidade, sendo que a última pergunta é justamente pra identificarem qual modelo da marca mais agrada. Pra podermos fechar o tipo de mulher que ela é e o carro que combina com ela”, explicou Glaucia Morais, analista de marketing da montadora.

No fim da sessão cada mulher que participou da ação ganha uma pulseira com pingentes escolhidos por ela mesma. Esses pingentes também têm a ver com sua personalidade. “Sabemos que uma grande parcela das mulheres hoje definem a compra do carro. Elas voltam na concessionária com o marido e falam ‘esse carro está OK’. Então como é determinante, aproxima mais a mulher da marca. Não taxamos que o Fox é um caro de mulher, é um carro pra todos”, disse. “O homem passou a consultar mais a mulher. A mulher sempre tem a palavra final. Ela determina compra do carro”, completou.

Fatima Rodrigues, 49 anos, foi uma das primeiras a participarem da ação da empresa. “Achei muito interessante o espaço. Escolhi o Polo porque acho bonito, sempre gostei. Tem um bom bagageiro, dá pra viajar bastante. Viajei em um ano passado e é muito bom. Mulher também é apaixonada por carro, não é só pra acompanhar o marido”, disse.

Para auxiliar as mulheres o stand conta também com uma stilist. Clara Lima, que já trabalhou com atrizes como Leandra Leal, Isis Valverde e até mesmo Ivete Sangalo, conta que o carro é como uma roupa.

“Quando tem uma cliente nova que não tem tempo nem espaço pra desenvolver um estilo pessoal, geralmente faço testes parecidos com esse, com imagens que elas consigam relacionar ao universo delas pra criar uma identidade visual e pra ela se conhecer melhor. Funciona da mesma maneira com o carro. Tem a ver com o estilo de vida, o que procura pro dia a dia. Tudo isso reflete em sua personalidade. Esse espaço é legal por isso”, completou.

Fonte: Terra
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