Toyota Prius chega à 5ª geração com 223 cv e painel solar
Carro japonês que popularizou o sistema híbrido também tem sistema plugável e pode ser recarregado até pelos raios do Sol
O Toyota Prius chegou à quinta geração. Continua tendo um design diferente, porém ficou mais bonito. Lançado em 1997 para popularizar o sistema híbrido, o Prius desempenhou este papel com excelência – inclusive no mercado brasileiro. A nova geração é híbrida plug-in.
Uma das novidades do carro é o teto solar com painel solar (fotovoltaico), permitindo que o carro gere eletricidade com os raios solares. Um avanço interessante, que mostra o esforço da Toyota rumo à descarbonização.
O Toyota Prius Hybrid completo tem um motor 2.0 de 148 cv e um novo motor elétrico de 160 cv. A potência combinada subiu para 223 cv, um salto extraordinário para um carro que até recentemente tinha apenas 122 cavalos. É possível que a Toyota traga o Prius para liderar uma segunda fase em seu programa de eletrificação no Brasil.
O Toyota Prius também conta com o sistema híbrido plug-in. Nesse caso, o Prius 2023 pode rodar até 75 km no modo 100% elétrico (antes eram 50 km). A bateria tem 13,6 kWh de capacidade.
O novo Toyota Prius tem uma forma bem aerodinâmica, em cunha. O carro ganhou 5 cm na distância entre-eixos, mas o comprimento foi reduzido em 4,6 cm. Ele ficou 2,5 cm mais largo e 5 cm mais baixo. As rodas podem ter 19” e a multimídia tem display de 12,3”.