Toyota SW4 terá sistema híbrido que pode chegar ao Brasil
Sistema híbrido leve de 48V ajuda a economizar combustível e será o mesmo que já equipa algumas versões da picape Toyota Hilux na Europa
A Toyota prepara novidades importantes para o SW4. Cada vez mais eletrificada, a montadora japonesa pretende equipar o SUV de 7 lugares com um sistema híbrido leve, como o que estreou recentemente na picape Hilux na Europa. As informações são do site Motor 1 Brasil.
Trata-se de um sistema híbrido leve de 48V, no qual o motor 2.8 turbo diesel de 204 cv e 500 Nm é auxiliado por uma bateria carregada pelo alternador e pela energia cinética em frenagens. O objetivo é reduzir o consumo de combustível e manter o funcionamento de alguns recursos do carro ao desligar o motor a combustão ou em situações específicas.
Como a Hilux já conta com esse recurso na Europa e compartilha a plataforma com o SW4, a novidade já era esperada para o modelo. A mudança não deve vir acompanhada de uma reestilização, visto que ambos os carros já receberam modificações recentes.
Além disso, o SW4 também deve manter o atual câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração 4x4 com as funções 4x2 e 4x4 reduzida. A chegada do sistema híbrido também marca o início da eletrificação da dupla. Previstas para 2025, as futuras gerações de Hilux e SW4 devem contar com versões 100% elétricas.
Inicialmente, o novo SW4 híbrido deve estrear em alguns mercados asiáticos, como a Tailândia, já em meados do ano que vem. Posteriormente, esse sistema também pode ser aplicado tanto no SUV como na Hilux produzidos na Argentina e vendidos no Brasil.