Volkswagen Jetta GLI 2022 vale a pena? Veja avaliação
Posicionado entre o Toyota Corolla topo de linha e o BMW Série 3 de entrada, o Jetta GLI é um sedã que achou seu espaço próprio
Faz dois anos que o Volkswagen Jetta deixou de ser um concorrente direto dos sedãs médios à venda no Brasil: Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, entre outros. A Volkswagen deixou de importar do México as versões 1.4 250 TSI e desde a linha 2020 só traz o Jetta 2.0 350 TSI. Assim, tornou-se um sedã único no mercado.
Curiosamente, o nome Jetta nem aparece na carroceria do carro. Só as letras GLI estão estampadas na grade frontal, na traseira e nas laterais. Certamente porque o nome Jetta remete a um carro mais simples (porém ótimo). O Jetta GLI 2022 chegou com algumas pequenas mudanças e custa R$ 215.230.
Posicionamento
Com esse preço, o Volkswagen Jetta GLI se posiciona entre o Toyota Corolla 2.0 topo de linha (R$ 188.990) e o BMW Série 3 de entrada (R$ 300.950). Foi uma boa solução encontrada pela Volkswagen para fugir da briga com os sedãs japoneses e poder vender um carro com maior valor agregado.
Design
O Jetta GLI 2022 ficou um pouco mais esportivo em seu design. O carro ganhou novas ponteiras de escapamento, rodas de 18” diamantadas e acompanhadas de pinças de freio vermelhas, faróis e lanternas full led de série e duas novas cores: vermelho e azul, além de branco, cinza e preto. Os pneus são 225/45.
Detalhes legais
O Volkswagen Jetta GLI ficou mais requintado na cabine. O volante é novo e tem botões táteis (leva um tempo para se acostumar). A multimídia VW Play está excelente, a posição de dirigir é ótima e o porta-malas é bem grande (510 litros). Com 2,68 m de distância entre-eixos, o espaço é generoso no banco traseiro.
Dirigibilidade
Como todos os carros modernos da Volkswagen, o Jetta GLI tem ótima estabilidade. A suspensão traseira é independente e aceita curvas rápidas sem dar sustos. Mas não se trata de um carro esportivo – ele é macio demais para isso.
Motor e câmbio
Com 1 cavalinho a mais, o motor 2.0 do Jetta GLI entrega 231 cv de potência numa boa faixa, de 5.000 a 6.200 rpm. O torque é ainda melhor, 350 Nm que surgem em sua plenitude já a 1.500 giros e vai assim até 4.400 rpm.
O câmbio DSG de 7 marchas, com dupla embreagem, é um dos pontos altos do carro, pois responde rápido, e permite que o carro rode tanto de forma esportiva quanto de forma mais econômica (ele se transforma no modo Sport). Nesse modo de condução o Volkswagen Jetta GLI vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e chega a 249 km/h.
Consumo
Fizemos boas médias com o Jetta GLI em velocidade constante, a 120 km/h, acima de 15 km/l. Mas nem sempre dá para rodar assim. Graças ao cavalinho extra, o consumo rodoviário piorou um tantinho: ele agora faz 12,2 km/l de gasolina (antes era 12,5). Na cidade, manteve a marca de 9,9 km/l.
Vale a pena?
Claro que vale! O VW Jetta GLI é um sedã alemão que entrega 47 cavalos a mais do que o BMW 320i, por isso é mais rápido, além de ser maior. Perde, entretanto, na distância entre-eixos e no consumo.
Quanto aos equipamentos, o Jetta GLI tem vários itens que o BMW 320i de entrada não tem: assistente de farol alto, indicador de fadiga, alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego traseiro cruzado, frenagem automática de emergência, vetorização de torque, piloto automático adaptativo, banco do motorista com apoio lombar, ventilação e aquecimento, chave presencial, controle de largada, roda livre, leitor de cartão de memória e carregador de celular por indução.
Claro, um sedã Volkswagen não dá o mesmo status de um sedã BMW. Mas, carro por carro, o Jetta GLI 350 TSI pode e deve ser considerado.
Versão e preço
Jetta GLI 350 TSI - R$ 215.230