Volkswagen Polo pode ser elétrico na próxima geração
CEO global da Volkswagen, Thomas Scäffer, anuncia novos carros elétricos e deixa aberta a possibilidade de um Polo 2028 elétrico
A próxima geração do Volkswagen Polo pode ser elétrica. A possibilidade foi confirmada na manhã desta quarta, 15, pelo CEO global da VW, Thomas Scäffer, respondendo a uma pergunta do Guia do Carro. Além disso, ele anunciou cinco novos modelos elétricos para os mercados da Europa, da China e dos Estados Unidos.
“O Polo é um carro de muito sucesso, um ícone para a Volkswagen”, disse Scäffer. “Teremos sim um veículo compacto pequeno elétrico, da categoria do Polo, mas ainda não sabemos se vamos usar o mesmo nome.”
A atual geração do VW Polo foi lançada em 2019. Na Europa, o ciclo de vida do produto deve terminar em 2027. No Brasil, onde é vendido como Novo Polo, este ciclo deve ir até 2029. Por isso, a próxima geração, eventualmente o Polo 2028 europeu, poderá ser totalmente elétrica.
Isso vai depender do quanto a Volkswagen europeia ainda estiver dependente dos carros a combustão para ser lucrativa na região. Se o fabricante alemão perceber que carros como o Volkswagen ID.2 (ainda não lançado) estiver dando lucros e tiver potencial para crescimento, o Polo a combustão deixa de ser necessário. Mas eletrificá-lo pode ser uma solução mais barata para o Brasil e a Argentina.
O Volkswagen Polo atual parte de 20.830 euros na Europa (R$ 116.800 convertidos). O carro mais barato da Volks na Alemanha é o Up, que custa 14.550 euros (R$ 81.586 convertidos).
Durante a apresentação dos resultados da Volkswagen em 2022, Thomas Scäffer anunciou que o inédito ID.2 custará até 25.000 euros na Europa (cerca de 140.000 euros). Haverá também um ID. Buzz longo, o novo ID.3 (já divulgado), o inédito ID.7 para Nova York, Berlim e Xangai (inicialmente) e o SUV Atlas para os Estados Unidos.