|
Um paraíso utópico chamado "A Praia"
Depois de um bom período de descanso, Leonardo Di Caprio retorna ao trabalho numa espécie de férias paradisíaca. Em A Praia ele é Richard, um jovem viajante que vaga pelo mundo em busca de lugares novos e contato com diferentes culturas.
A Praia é dirigido pelo escocês Danny Boyle, diretor de Cova Rasa (1994), Trainspotting (1996), e Por Uma Vida Menos Ordinária (1997). Nesta produção Boyle enfoca o desmoronamento de uma comunidade alternativa, adaptando o livro de mesmo nome publicado em 97, pelo inglês Alex Garland, autor jovem que inspirou-se em viagens de mochila pelo mundo.
É num hotelzinho de Bangkok, que Richard encontra um casal francês, Etienne (Guillaume Canet) e Francoise (Virginie Ledoyen) e conhece Daffy (Robert Carlyle), um viajante mais velho que passou anos sob o sol e drogas. Daffy conta a Richard uma história sobre uma ilha secreta, um verdadeiro paraíso na terra: a praia perfeita, não explorada por turistas.
Logo depois o homem comete suicídio, deixando para trás um mapa ensangüentado que indica para Richard a localização da tal "Praia".
Disposto a achar este paraíso escondido, Richard tenta persuadir Francoise e Etienne para irem juntos nesta aventura.
O rapaz logo deduz que o lugar fica em uma ilha protegida em algum lugar do Pacífico Sul. Antes de partir, Richard deixa uma cópia do mapa para um casal de surfistas americanos.
Depois de muitas aventuras os três encontram uma comunidade de viajantes como eles, vivendo secretamente. No início há um certo estranhamento, mas são bem recepcionados pelo grupo e a ilha paradisíaca se torna seu lar.
Esse paraíso perdido é habitado por pessoas que vivem em paz e harmonia. Não há trabalho e o máximo que fazem é pescar. A história concentra-se no cotidiano das pessoas na praia, com muita maconha e algumas aventuras de vez em quando.
Mas, apesar das aparências, nem tudo é perfeito. Conflitos pessoais e ciúmes provocam rivalidades e uma série de trágicos acontecimentos se inicia.
Os três decidem partir, mas não é fácil, pois descobriram um paraíso escondido e não podem revelar o segredo, nem que tenham que morrer.
Com fotografia deslumbrante de Darius Khondji (Seven), e ótima trilha sonora composto por Chemical Brothers, Unkle e Angelo Badalamenti, a produção mostra-se como uma ótima viagem visual, trazendo imagens atraentes, mas falta de um bom roteiro.
No Brasil, A Praia recebeu classificação etária "18 anos", mesmo com um apelo enviado pela Fox ao Ministério da Justiça, pleiteando classificação "14 anos". O rigor da classificação brasileira provavelmente deve-se ao grande consumo de maconha por parte do elenco, especialmente por DiCaprio, ídolo de tantos adolescentes.
|