|
Ingenuidade e simplicidade são os segredos de "Amigas de Colégio"
Com título original de Fucking Åmål, Amigas de Colégio conta a história de duas adolescentes que descobrem as afinidades entre um mesmo sexo.
Åmål é a pequena cidade da Suécia em que vivem as duas garotas. Ela é interiorana, pacata e nada de novo acontece.
Elin e Agnes são as únicas que apostam na diferença e enfrentam, com simplicidade e praticidade, a descoberta.
Elin é a garota mais cobiçada do colégio. Sua fama enlouquece os garotos, que a desejam como um objeto.
Sua vida poderia ser aquilo que, inevitavelmente, acontece com maioria das mulheres da cidade. Elas tornam-se donas de casa com filhos, abandonadas e solitárias. Quando ela resolve ir à festa da menina mais desprezada da escola, sua vida toma outro rumo.
Agnes (Rebecca Liljeberg) e Elin (Alexandra Dahlström) |
Agnes é novata na cidade. É inteligente, culta, bonita, mas não faz o tipo "popular" e não se identifica com a turma. Seu diário revela que seus desejos e paixão platônica pertencem a Elin.
Quando esta chega para a frustada e vazia festa de aniversário de 16 anos, Agnes se recompõe, e mais tarde, choca-se com a atitude de Elin que, inesperadamente, lhe dá um beijo.
A partir de então, uma crise de identidade e opção sexual passa a fazer parte da intimidade das duas garotas, que se vêem apaixonadas, mas não sabem como assumir a relação.
Fugindo da grande maioria dos enfoques sobre a questão homossexual, o diretor revela um final surpreendente, prático e simples, negando os conceitos "difícil" e "problemático", comumente destinados à adolescência.
Fucking Åmål é a estréia em longa-metragem do cineasta Lukas Moodysson. O diretor começou aos 17 anos escrevendo poemas e romances. Moodysson já realizou vários curtas-metragens. Entre eles Showdown in the Underworld, premiado no Festival de Cinema de Munique, e Talk(1997), exibido em vários países.
Com uma visão singela, Moodysson dá um toque especial na vida de duas garotas que se descobrem lésbicas. Numa comédia leve e moderna, o diretor fala sobre os fatos da vida adolescente com seus problemas, alegrias e desejos.(Luciana Rocha)
|