|
"O Amor Está na Mesa" é um prato cheio para os amantes da arte de comer e beber
O Amor Está na Mesa (American Cuisine), dirigido pelo cineasta francês Jean-Yves Pitoun, que também assina o roteiro, é uma deliciosa comédia romântica. O longa faz uma imersão na culinária francesa, que vem temperada com as confusões, as paixões e os sonhos de um jovem cozinheiro americano. Segundo o chef Emmanuel Bassoleil, do Roanne, o filme é imperdível para gourmets, aspirantes a chefs e donos de restaurantes.
Expulso da Marinha por agredir um superior, Loren (Jason Lee) vende sua motocicleta e segue rumo à França, para tentar uma vaga no famoso restaurante quatro estrelas de Louis Boyer (Eddy Mitchell). Perfeccionista e rabugento, o grande chef demite Loren antes mesmo de começar, pois acredita que uma das regras de sucesso da casa é manter uma divisão igualitária de sexos na cozinha. E a vaga era para uma mulher.
No mesmo dia, Loren encontra o ex-futuro patrão num jogo de basquete. Então o que parecia apenas um sonho pode tornar-se realidade. Jovem e sensível, Loren conquista o grande mestre, dividindo com ele as paixões em comum: cozinha, moto e basquete. É no agitado universo das cozinhas, entre cortes nas mãos e pratos jogados no lixo, que o cozinheiro ganha a aceitação de seus colegas e da bela Gabrielle (Irene Jacob), filha de Boyer, por quem se apaixona. Mais do que provar seu talento, Loren tem de ajudar o chef a driblar os críticos gastronômicos, para a casa não perder as estrelas e Boyer pagar as dívidas.
A convite da reportagem, os renomados chefs Alex Atala e Emmanuel Bassoleil assistiram à pré-estréia do filme. "Essa é uma caricatura fiel do que ocorre nos restaurantes de todo o mundo", diz Bassoleil. "Além de rever as imagens de Dijon, cidade onde nasci, dei risada o tempo todo, principalmente em situações iguais às que enfrentei na França e no Brasil", afirma ele, que cozinha há 24 anos e está no País há 12.
Segundo Atala, que também vivenciou a situação de ser estrangeiro na Bélgica e na França, a comida é uma excelente arma de sedução. "Mas é melhor reservar um restaurante para depois do filme, pois todos vão sair com água na boca".(Agência Estado)
|