|
Por Trás do Pano revela bastidores do teatro
Apresentada no 27º Festival de Gramado - Cinema Latino e Brasileiro, a comédia Por Trás do Pano levou o prêmio do júri popular e rendeu o Kikito de melhor atriz para Denise Fraga. Por Trás do Pano começa no primeiro dia de ensaios e segue até a estréia da peça O Quarto de Macbeth. No palco, o consagrado ator, diretor e medalhão Sérgio (vivido por Luís Melo) e a ascendente atriz Helena (Denise Fraga) encenam uma adaptação de Shakespeare e também o confronto de gerações: acomodar-se ou não.
Os dramas continuam fora do palco. Helena tem uma relação moderna com César (Pedro Cardoso), tipo casal descolado que está sempre discutindo seus ciúmes, inseguranças e tal. A vida de Sérgio também não é tranqüila. Ele tem que gerenciar os ataques de sua linda e ciumenta mulher, a arquiteta Laís (Marisa Orth) e, de quebra, rebater as provocações da ex-mulher Alexandra (Ester Góes).
Denise Fraga levou o
Kikito de melhor atriz
em Gramado
|
Por Trás do Pano tomou emprestadas mais coisas do teatro. O roteiro foi reescrito 13 vezes por Villaça e Souza até que os diálogos atingissem a informalidade ideal. Foram um mês de ensaios intensivos e apenas 24 dias de filmagens.
Luiz Villaça, diretor paulista de 33 anos que escreveu o roteiro junto com o dramaturgo Flávio Souza, diz que seu filme é para todos os públicos, uma comédia sem humor escrachado. Ele quer que Por Trás do Pano sirva para desmistificar a imagem idealizada que o público tem dos artistas.
– O filme mostra o lado mágico do teatro, as crises de criatividade dos artistas, mas no fundo quer falar das relações e das crises de todas as pessoas.
(Renato Mendonça/Agência RBS)
|