|
"Todo Mundo em Pânico" faz piadas com clichês do gênero de terror
Todo Mundo em Pânico atira para todos os lados e, surpreendentemente, acerta o alvo. Essa nova paródia dos filmes de terror tem tudo para deliciar o público adolescente, que normalmente não se incomoda com cenas grotescas piadas de mau gosto e abuso de clichês. Em uma hora e meia de projeção, tudo o que se vê são sátiras escrachadas, atingindo desde Sexta-Feira 13 até A Bruxa de Blair, passando pela séria Dawnson's Creek.
A principal vítima da produção é a franquia Pânico, de quem o diretor Keenen Ivory Waynas empresta o argumento. Ou seja, o ponto de partida na história é o assassinato de uma estudante, o que deixa os demais alunos aterrorizados.
A diferença é que aqui os personagens não fazem esforço para convencer o espectador da gravidade da situação. Pelo contrário. Tudo é motivo de piada (de preferência escatológicas ou sexuais). O roteiro ainda provoca gargalhadas ao escancarar a estupidez dos personagens - vividos por atores desconhecidos, como Anna Faris, Shawn Wayans, Marlon Wayans, Cheri Oteri e Shannon Elizabeth.
Ao ser perseguida por vilão mascarado, uma personagem prefere pegar uma banana para se defender - quando, ao lado da fruta, se encontra uma faca. Ainda na fuga, ela hesita na hora de escolher o caminho a seguir. Mesmo com a existência de placas que indicam de um lado "morte" e, do outro, "salvação".
A única exigência para se divertir com piadas tão tolas é estar familiarizado com as produções teen. Do contrário, a platéia não vê graça na seqüência em que entra a canção-tema da série "Dawson's Creek" e o ator James Van Der Beek aparece na janela flagrando uma situação romântica. "Errei o set", desculpa-se, arrancando risadas.(Agência Estado)
|