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Ang Lee usa guerra civil como pano de fundo em "Cavalgada com o diabo"



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Estréia nessa sexta-feira Cavalgada com o Diabo, leitura da guerra civil que contrapôs sul e norte dos Estados Unidos. Portanto, uma obra americana por excelência, um mergulho mais profundo na história do que Tempestade de Gelo, crônica familiar que recuperava a libertária década de 70.

Mas há muito em comum nesta fase recente do diretor Ang Lee. Antes de tudo, a aparência enganadora de um realizador chinês que parece ter mudado para Hollywood em busca de prestígio e dinheiro. Nada mais equivocado. Lee se formou em Taiwan, mas depois foi estudar na New York University e na Tisch School. Conquistou lá as condições iniciais para trabalhar e não por acaso, em seus dois primeiros filmes, falou dos imigrantes orientais na nova terra, com problemas de identidade e no relacionamento com os pais - em A Arte de Viver, na figura do sr. Chu, que vem de Pequim em visita, depois no gay de O Banquete de Casamento, que recebe a família em Nova York para um matrimônio montado. Não perdeu de vista, portanto, a herança do Oriente e as questões que lhe interessavam.

É irônico que tenha voltado a Taiwan, literalmente, em Comer, Beber, Viver, retomando o sr. Chu como um viúvo às voltas com a independência das filhas e tornando o filme a produção asiática mais vista até hoje na América. É essa habilidade em manipular temas, não abandonar seu cinema pessoal e cativar as grandes platéias que o faz caso único hoje no panorama mundial. Mesmo quando adapta um romance de época. Com Razão e Sensibilidade, de Jane Austen, Lee ganhou o circuito internacional.

Começava aqui a fase das grandes produções, à qual pertence Cavalgada com o Diabo. Não é difícil imaginar o que interessou a Lee nessa série, digamos, americanófila. No centro de todos os filmes está a discussão dos valores, das regras sociais e familiares, suas falsidades e conveniências.
Em Cavalgada com o Diabo, essa análise é transferida para a segunda metade do século XIX e ampliada na confusão de ideologias e modelos de condução de um país em plena transformação. A Guerra de Secessão, como se sabe, é velho material do cinema, romanceado como em ...E o Vento Levou até dramático e em reverso, o caso de Tempo de Glória. Lee optou por fechar o foco num universo específico do embate, o Meio-Oeste, a fronteira entre os Estados da Confederação, de latifundiários e escravagistas, e o norte progressista.

Daí o dilema vivido pelos protagonistas, meia dúzia de rebeldes que formaram uma unidade em 1862 e entraram na briga, aderindo ao sul. Deles, os amigos de infância e vizinhos Jake (Tobey Maguire) e Jack (Skeet Ulrich), além de um escravo liberto (Jeffrey Wright), se tornam líderes do drama e representam os princípios que o diretor quer questionar. Moral, ética, fidelidade, propriedade e sentimentos como amor e amizade se confundem na mente juvenil dos heróis. As provas estão no front, mas também no meio familiar, a exemplo da indecisão de Jake em assumir o filho (e a esposa, a cantora Jewel) do amigo morto.

Talvez seja o maior talento de Lee. Ele sabe investigar o caráter de seus personagens, refletir suas contradições. Num painel em que as normas se confundem como nesta guerra, não é pouco dar a dimensão exata de um país em clima de caos e apontar como ele chegaria tempos depois a maior nação do mundo. Num texto para a publicidade do filme, ele diz que acredita estar neste período os primeiros passos da "americanização" do mundo, com as desvantagens que todos conhecem, mas também com valores como a democracia. Tudo teria começado ali.

Mas seria injusto enfeixar as qualidades da fita apenas numa visão política do diretor. Ele também se mostra um grande realizador de aventuras. Mesmo quem considera o assunto esgotado verá que o chinês fez um esforço digno de um nome originário da América e está bem adaptado aos recursos de Hollywood. E tudo leva a crer que, engenhoso que é, Lee tratou de levar o aprendizado de volta à esfera de suas tradições.


Gazeta Mercantil



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Cavalgada com o diabo

Título Original: Ride with the devil
País de Origem: EUA
Ano:
1999
Duração: 138 min.

Diretor: Ang Lee
Elenco: Tobey Maguire, Skeet Ulrich, Jewel Kilchen, Jeffrey Wright










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