Busca

Pressione "Enter"

 



Se você já viu esse filme, dê sua nota:



Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


A Fonte da Donzela retorna
em cópia nova


Ingmar Bergman

Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960, A Fonte da Donzela, do mestre sueco Ingmar Bergman, retorna às telas em cópia nova. Apesar de não ser uma das obras-primas do diretor, que chegou a desmerecer a produção anos mais tarde, A Fonte da Donzela conta com a belíssima fotografia de Sveb Nykvist para narrar em um jogo de sombras e luz uma fábula sobre fé, culpa, pecado e redenção.

O roteiro de Ulla Isaksson partiu da balada medieval A Filha de Töre, que focaliza a Suécia do século 14 com todas as incongruências religiosas do período. O católico Töre (o grande Max von Sydow, de O Sétimo Selo) vive com a filha Karin (Birgittta Petterson) e uma protegida, Kateri (Gunnel Lindblom). Karin leva uma oferenda de velas a uma igreja distante, acompanhada por Kateri, quando encontra dois pastores e um garoto. Ao oferecer pão aos viajantes, um sapo salta da cesta. A brincadeira de Kateri gera uma reação violenta: os homens estupram e matam a garota.

Os assassinos acabam se hospedando na casa de Tören que, ao descobrir o crime, manda o perdão cristão ao inferno e massacra os pastores e o menino. Ao procurar o local onde a filha foi sacrificada, Tören encontra uma fonte jorrando, que logo se transforma em objeto de culto e peregrinação. Arrependido de sua vingança diante do milagre, Tören promete dedicar sua vida à construção de uma igreja. (Cássia Borsero)

 

 







A FONTE DA DONZELA

Título Original: Jungfrukällan
País de Origem: Suécia
Ano: 1960
Duração: 89min
Diretor:
Ingmar Bergman.
Elenco:
Max von Sydow, Birgitta Valberg, Gunnel Lindblom, Birgitta Pettersson e outros.









Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.